Palavra de Quem Entende

T.I em foco: Java: por onde começar?

Fala, pessoal! Beleza?

Quando iniciamos no mundo Java para concursos, uma grande dúvida que nos surge é por onde começar a estudar essa tecnologia. Há tantas fontes e livros que podemos nos perder, sem saber por onde começar.

Por isso, venho, através deste post, mostrar um caminho que pode ajudá-los no estudo sobre Java.

Java SE (Standard Edition)

Para iniciarmos os estudos sobre Java, temos que entender Java tanto como plataforma quanto como linguagem. Para isso, temos a fonte oficial sobre Java SE: The Java™ Tutorials (https://docs.oracle.com/javase/tutorial/).

No link anterior, temos os seguintes tópicos:

  • Trilhas que Cobrem o Básico;
  • Criando Interfaces Gráficas de Usuário; e
  • Trilhas Especializadas e Lições.

Sobre o primeiro tópico (Trilhas que Cobrem o Básico), o que é importante estudar:

Sobre o segundo tópico (Criando Interfaces Gráficas de Usuário), o que é importante estudar:

Sobre o terceiro tópico (Trilhas Especializadas e Lições), o que é importante estudar:

Outra fonte muito boa é a W3 Schools (https://www.w3schools.com/java/). Recomendo porque, além de uma boa estruturação dos tópicos sobre a Linguagem Java, podemos testar vários exemplos de forma online, ou seja, direto no browser, sem precisar baixar o JDK e uma IDE para testarmos exemplos.

Seguindo os exemplos disponibilizados por cada tópico, podemos já ter uma ideia de como a linguagem funciona. O resto é fazer questões que citam conceitos e códigos em Java. A CESGRANRIO é dona de fazer questões excelentes com códigos para serem interpretados.

Temos também duas apostilas gratuitas que são excelentes para uma leitura mais tranquila, disponibilizadas pela empresa de cursos Caelum:

A Caelum é um grande centro de excelência na aprendizagem Java. Essas duas apostilas são gratuitas e possuem ótimas explicações.

Java EE (Enterprise Edition)

Para essa parte, é recomendado que sigam o tutorial oficial sobre a Arquitetura Java EE: Java Platform, Enterprise Edition: The Java EE 7 Tutorial (https://docs.oracle.com/javaee/7/tutorial/).

Desse tutorial, a Parte I Introdução (https://docs.oracle.com/javaee/7/tutorial/overview.htm) traz uma visão geral sobre o Java EE. Se o edital pedir apenas Java EE, sem especificar uma API ou tecnologia específica dessa arquitetura, então estudem apenas esse tópico.

Para a parte de Java para Web (Servlets e JSF), temos o tópico Parte III Camada Web (https://docs.oracle.com/javaee/7/tutorial/partwebtier.htm).

Para outras tecnologias, temos:

A parte que as bancas mais “puxam” é sobre os assuntos da Camada Web (Servlets, JSP e JSF). As questões dessa parte são mais elaboradas, chegando a terem códigos. Para aprendermos mais sobre ela, além de estudarmos pelo tutorial citado acima, aconselho também uma outra apostila da Caelum: FJ-21 Java para Desenvolvimento Web (https://www.caelum.com.br/download/caelum-java-web-fj21.pdf).

Secure Coding Guidelines for the Java Programming Language

Um assunto que está sendo cobrado em alguns concursos é sobre Segurança em Desenvolvimento de Sistemas. A Oracle disponibiliza um Guia de Segurança na Codificação para a linguagem Java: http://www.oracle.com/technetwork/java/seccodeguide-139067.html.

IDE’s Java

Como sugestão de IDE, o Netbeans é excelente.

Há os adeptos do Eclipse. Usei ambos e achei o Netbeans bem mais fácil de mexer e de organizar projetos.

Para baixar a IDE, acesse http://netbeans.org/.

Até a próxima!

Rogério Araújo – Trabalha na Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda, exercendo o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle. Formado em Bacharelado em Ciência da Computação pela UESPI (Universidade Estadual do Piauí) e especialista em Governança em TI pela Unieuro e em Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Software Livre pela UNAMA (Universidade da Amazônia). Possui as certificações COBIT 4.1 Foundation Certified e SCJA (Sun Certified Associate for J2SE). É autor de artigos no site www.rogeraoaraujo.com.br e professor de cursos na área de Desenvolvimento de Sistemas para concursos. Foi aprovado em alguns concursos, tais como, em ordem decrescente de ano, STN 2013 (nomeado e onde estou hoje), TST 2012 (nomeado), TSE 2012 (aproveitado e nomeado no TRF 1ª Região), TRE/PE 2011 (classificado), TRT 19ª Região 2011 (classificado), MPU 2010 (classificado), STM 2010 (classificado), SERPRO 2008 (nomeado), TRT 18ª Região 2008 (classificado), MPU 2006 (classificado), BACEN 2005 (classificado), TRE/MA 2005 (classificado), TRT 16ª Região 2005 (classificado), TCE/PI 2005 (classificado) e MPU 2004 (nomeado).

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Para o Topo