T.I em Foco: Linux para concursos é ou não é um bicho de sete cabeças?

Avatar


19 de Março de 2019

Olá, Concurseiros!

Analisando as questões lançadas pelas diversas bancas existentes, podemos afirmar, por experiência própria, que quem já teve contato com alguma distribuição de sistema operacional (SO) GNU/Linux, seja através da faculdade ou até mesmo trabalhando com esse SO, teria uma média boa de acertos na resolução das questões relacionadas ao conceito básico. Mas, quando é solicitado o nível de operação/administração, essa média diminui bastante, e os que conseguem melhores resultados são aqueles que trabalham ou já trabalharam com esse SO para servidores.

Pelo motivo de ser um SO mais utilizado em servidores — não que não existam distribuições para estação de trabalho —, quando o nível de operação/administração é cobrado no edital, normalmente é a utilização de comandos. Isso ocorre porque, por motivos de segurança e desempenho, o SysAdmin não deve instalar interface gráfica nos servidores, e, pelo fato de ter que utilizar comandos para administrar, o GNU/Linux torna-se um bicho de sete cabeças!

Quer evoluir e dominar esse bicho de sete cabeças? Acompanhe todas as dicas do blog. Agora, se você quer acabar com esse bicho de sete cabeças, faça assinatura nos cursos online disponíveis no Gran Cursos Online para TI e aprenda com professores especializados. Não perca tempo! Toda pesquisa relacionada às questões que já caíram, além de atualizações necessárias, foi feita e aplicada nas aulas, diminuindo assim seu tempo de estudo. Até a próxima!!!

GLOSSÁRIO

Servidor — sistema de computação centralizado que fornece serviços a uma rede de computadores que muitas vezes recebe um nome conforme sua função. Ex.: servidor de arquivos.

Estação de Trabalho — computador com capacidade de processamento de cálculos e gráficos utilizado pelo usuário para desenvolver suas tarefas, é conhecido também por Workstation.

Sistema Operacional — conjunto de programas que gerenciam recursos, processadores, armazenamento, dispositivos de entrada e saída, faz a comunicação entre o hardware e os demais softwares.

SysAdmin — Administrador de sistemas em servidores.

Eleu Carlos

Profissional com mais de 17 anos de experiência em distribuições GNU/Linux, Unix e Softwares Open Source. Especialista em infraestrutura de TI, trabalhou em diversos projetos no âmbito nacional e internacional.

 

 

 

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/crm-ac-conselho-regional-de-medicina-do-estado-do-acre” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


19 de Março de 2019

Tudo que sabemos sobre:

concursos TI Tecnologia da Informação