Tarefas na BPMN

Conheça os tipos de tarefas mais cobrados pelas bancas

Olá, Concurseir@!

Dando sequência a nossa abordagem sobre Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM), em especial referente a notação BPMN (https://blog.grancursosonline.com.br/bpmn/), no post de hoje quero conversar com você sobre as tarefas, conforme o CBOK e a BPMN.

Se, mais recentemente, BPMN tem sido o assunto mais cobrado na disciplina de BPM, dentro do “universo BPMN”, tarefa é o assunto, de longe, mais presente nas questões das mais diversas bancas.

Tarefas

De acordo com o CBOK, a tarefa representa parte da visão física do processo, estando mais próxima da função. Tarefa é uma decomposição de atividades, no menor nível de granularidade, representando uma ação no processo, que pode ser executada por uma pessoa ou um sistema.

Tipos de Tarefas

Nesse contexto, a notação BPMN traz alguns tipos de tarefas, que têm sido bastante lembrados pelas bancas. Os tipos estão ilustrados na Figura a seguir, sendo descritos na sequência. Para “memorizar” os tipos, é importante tentar associar o ícone à sua descrição.

Tarefa abstrata – tarefa que não tem nenhuma especificidade. Frequentemente usado nos estágios iniciais do desenvolvimento de um processo.

Tarefa de serviço – tarefas que usam algum tipo de serviço, como Web Services ou aplicações automatizadas.

Tarefa de recebimento – tarefa designada para aguardar por uma mensagem que chegará de um participante externo. Uma vez a mensagem recebida, a tarefa estará completa. É frequentemente utilizada para iniciar um processo.

Tarefa de envio – tarefa designada para enviar uma mensagem para um participante externo. Uma vez que a mensagem é enviada, a tarefa estará completa.

Tarefa de script – tarefa onde o modelador define um script (ou check list) em uma linguagem que pode ser interpretada. Quando a tarefa a alcançada, inicia a execução do script.

Tarefa manual – tarefa executada por uma pessoa, sem a ajuda de qualquer mecanismo, sistema ou aplicação.

Tarefa de regra de negócio – tarefa que provê um mecanismo de entrada de uma regra de negócio (provida por um motor de regras) para obter a saída de um cálculo ao qual o processo depende.

Tarefa de usuário – tarefa executada por pessoas com o apoio de um software ou sistema e programado por um gerenciador de lista de tarefas.

Questões

Vejamos com o assunto de tarefas de BPMN vem sendo cobrado nas questões:

Essa questão da prova do IBGE é interessante. Permite evidenciar a cobrança das tarefas, mas também a revisão de subprocesso e de alguns eventos.

Essa questão da FCC é outro exemplo “icônico” dessas cobranças. Para conhecer os demais elementos da BPMN, veja o link de meu post sobre BPMN, no início deste post.

Essa questão da Fundatec, um pouco mais antiga, também demonstra que o interesse no assunto não é novo, apesar de ter se intensificado recentemente.

Ficou interessad@ na temática da BPMN? Saiba que aqui no Gran, além das aulas de CBOK, têm também um curso de minha autoria, somente de BPMN (CURSO BPMN), para você aprofundar nesse tema, estando habilitad@ a GABARITAR nessas questões.

Bons estudos e sucesso!

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Fernando Escobar
Fernando Escobar
Analista de TI no TRF 1 e professor de Governança, Gestão de TI nas Organizações Públicas e Gestão de Projetos
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo