Táticas para entender a matéria

Avatar


21 de maio2 min. de leitura

Olá! Tudo bem? Meu nome é Yuri Moraes, sou servidor da Câmara dos Deputados e faço parte da equipe de GranXperts. Neste artigo, eu falarei sobre as táticas que você pode utilizar para entender a matéria.

 

Sabemos que alguns assuntos são simples de entender, mas outros são desafiadores. Aí é quando você sente a dificuldade de compreender o conteúdo estudado. Quando estamos estudando algo mais denso e complexo e temos o desafio de lembrar de dezenas de informações, pensamos se realmente vamos conseguir apreender toda a matéria necessária para sermos aprovados. Quem nunca se sentiu assim durante o tempo de preparação?

 

Um primeiro ponto é pensar dessa forma: “Se acho que posso, posso. Se acho que não, fracasso”.

 

Lembre-se que, acima de tudo, quem acha que vai conseguir aprender, de fato, consegue aprender. A verdade, meu amigo concurseiro, é que nós somos muito influenciados pelas nossas próprias expectativas e atitudes.

 

Por exemplo, um time que entra em campo sentindo-se derrotado dificilmente ganha a partida. Por que seria diferente nos estudos?

 

Inicialmente, para combater o pensamento de que você não é capaz, é preciso desfazer o mito de que nascemos dotados de algum ingrediente “mágico” chamado “talento” e, por causa disso, nada precisa ser feito. Algo como: “quem nasceu com muito talento, vai ser aprovado; quem nasceu com pouco talento, não conseguirá ser aprovado.” Na verdade, talento conta, mas não é o que determina o sucesso nos estudos.

 

Há alguns fatores que determinam um aprendizado bem sucedido: o primeiro é acreditar que você vai conseguir, que vai dar certo, que vai aprender o conteúdo e conseguir ser aprovado. É preciso ter ânimo, otimismo e entusiasmo. Sem isso, você já entra na batalha derrotado, e essa não é uma possibilidade para você.

 

Não se frustre nem desanime diante das dificuldades. Você não pode impedir o surgimento de dificuldades ou imprevistos, mas pode escolher como reagir e continuar persistindo até alcançar seu objetivo.

 

O segundo fator é a persistência. Não adianta começar seus estudos com tudo e desistir diante da primeira dificuldade. Como falei, aprende melhor quem insiste mesmo quando tropeça. Adquira o hábito de ser persistente.

 

A crença no sucesso é um estado de espírito, por isso acredite sempre que irá conseguir!

 

Um terceiro ponto decisivo para se ter um bom resultado é ter interesse pelo conteúdo que está estudando, pois nós aprendemos mais e melhor sobre os assuntos pelos quais nos interessamos. Saiba que, quando você tem interesse pelo conteúdo:

 

– seu raciocínio se torna mais claro;

– você compreende o assunto com mais profundidade;

– quando você tentar lembrar das matérias, as suas ideias serão mais precisas.

 

Quanto mais você aprender sobre o tema estudado, mais rápido avançará no conteúdo. Observe que as matérias de que você mais gosta e pelas quais sente mais interesse são aprendidas mais facilmente.

 

Assim, minha sugestão é que você encare as disciplinas/conteúdos com entusiasmo e interesse; só dessa forma aprenderá de forma mais rápida e eficiente.

 

Espero que você tenha gostado desse artigo e que ele possa te ajudar nos estudos e na sua preparação.

Bons estudos e sucesso na sua trajetória!

Caso você esteja precisando de acompanhamento e orientação para os seus estudos, nossa equipe de coaches está à disposição para te ajudar na sua preparação por meio do Programa de Coaching do Gran Cursos Online – GranXperts.

 

 

Não conhece o Programa de Coaching do Gran Cursos Online? Clique aqui para obter mais informações.

Avatar


21 de maio2 min. de leitura