Tatuagem e concurso público: o candidato pode ser eliminado?

Tatuagem e concurso público: tire suas dúvidas aqui.

Avatar


9 de Maio de 2022

Diversos tabus e crenças giram em torno da tatuagem e concurso público. Aqui você encontrará todos os esclarecimentos que precisa. Será que pessoas tatuadas podem fazer concurso público: É possível ser eliminado do concurso caso descubram uma tatuagem?

Para que não houvesse mais dúvida, essa temática foi levada à Justiça e houve decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação às tatuagens e o exercício do cargo na administração pública.

Tatuagem e concurso público: podem coexistir?

A resposta é sim! A tatuagem não é um impeditivo para o exercício da função pública, por isso não pode ser utilizada como critério para impedir a participação de alguém.

Em agosto de 2016 o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu uma tese com repercussão que impacta os candidatos que entrarem com processos na Justiça por conta da tatuagem. E assim está escrito:

“Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais em razão de conteúdo que viole valores constitucionais”.

Decisão do STF

Conforme exposto acima, fica claro que o simples fato de ter uma tatuagem não pode ser impeditivo para que alguém assuma um caro ou função pública, porém, essa tatuagem não pode apresentar conteúdo que viole os valores da instituição.

Isso quer dizer que o candidato não pode ter marcado em seu corpo sinais antiéticos, criminosos ou preconceituosos de nenhum tipo.

Por exemplo: um policial não pode ter tatuagens com algum símbolo que se refira a apologia ao crime.

Outros exemplos de conteúdo impróprio que poderá resultar em desclassificação de concurso público são palavrões, símbolos que ofendem grupos, apologia ao crime, etc.

Tatuagem e concurso público: policia, bombeiro, forças armadas

As áreas relacionadas a segurança pública são as mais preocupadas em relação à conduta, pois passam por avaliação de vida pregressa. Também são as carreiras com mais busca para entender se seus aprovados podem ou não possuir tatuagem.

A resposta segue a mesma. Segundo o STF, todo o candidato, independente da carreira, pode possuir tatuagens. Lembrando sempre que não é qualquer tatuagem.

Para se preparar para o concurso público, os interessados em carreiras como polícia, bombeiro ou forças armadas, deve focar nos conhecimentos específicos exigidos pela área.

É interessante sempre buscar por editais e provas antigas e se guiar pelo que já foi exigido. Treinar questões já cobradas também é um excelente caminho.

Geralmente os cargos referentes às carreiras dessas áreas exigem Teste de Aptidão Física (TAF), então, além de treinar a mente, é imprescindível manter uma rotina de atividade física focada nas provas trazidas pelo edital, como corrida e barra, por exemplo.

As demais etapas dizem respeito ao comportamento dos candidatos e à sua saúde. Veja o que geralmente é exigido:

  • Prova objetiva
  • Prova discursiva
  • Teste de avaliação física
  • Exames biométricos e avaliação médica
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social
  • Avaliação psicológica
  • Prova prática instrumental
  • Prova de títulos

Se prepare com o Gran: Assinatura Ilimitada 7.0

Alô, concurseiros! Os concursos em 2022 vem com tudo e o Gran Cursos Online oferece toda a estrutura necessária para a sua aprovação.

Downloads ilimitados das aulas e dos PDFs, fórum de dúvidas, mapas mentais, acesso a mais de 27.194 cursos, acesso a mais de 28.000 audiolivros e outras ferramentas incríveis continuam disponíveis.

A grande novidade é que a Assinatura Ilimitada 7.0 ganhou um upgrade! Acompanhe:

  • App Desktop 3.0: plataforma completa e atualizada com acesso a aplicativo para Windows, Mac e Linux;
  • Gran Audiobooks na Web: acesse os audiolivros para todas as carreiras pelo navegador do computador ou do celular;
  • Gran Gerenciador de Estudos na Web: organize sua rotina de estudos e acompanhe o seu desenvolvimento pelo computador ou celular;
  • Gran Cursos Questões 3.0: veja questões comentadas em vídeo pelos professores;
  • Edital em Questão: acompanhe todo o edital com exercícios específicos e separados por níveis (iniciante, intermediário e avançado);
  • Ferramenta “Dá pra conciliar?”: estude para mais de um concurso, analisando a compatibilidade dos conteúdos abordados;
  • Lei em Questão: pratique a lei seca com questões voltadas para cada parte dos dispositivos legais que mais caem nas provas.

Está esperando o que para se tornar um Gran Aluno e garantir a sua aprovação em 2022?

VEJA AQUI a Assinatura Ilimitada 7.0

Avatar


9 de Maio de 2022