A tecnologia a serviço da língua portuguesa. Por: Elias Santana

Uma das características que sempre marcou minha prática profissional é a paciência para atender as dúvidas meus alunos. Sempre tratei cada pergunta – independentemente do nível de dificuldade – com a necessária importância, pois sei que os problemas com a língua portuguesa são históricos e particulares. Em muitas vezes, não consigo responder a todos (pela falta de tempo mesmo). Por isso, sempre estimulo a prática da pesquisa, para que cada indivíduo consiga, sozinho, encontrar algumas respostas para alguns questionamentos. E essa tarefa é, hoje em dia, ainda mais fácil, uma vez que o acesso à internet se popularizou, e boa parte das possoas atualmente possui um smartphone.

Veja algumas perguntas que recebi recentemente:

  • O correto é “subtenente” ou “sub-tenente”?
  • O vocábulo “superinteressante” deve ser escrito assim mesmo?

Para responder a esse tipo de questionamento, tenho, em meu celular, um aplicativo chamado VOLP (O Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa). Ele foi desenvolvido pela própria Academia Brasileira de Letras (ABL) e está disponível para qualquer celular. Basta instalar gratuitamente e digitar a palavra desejada! Se você não quer instalar mais nada no seu gadget, tenho outra solução: vá ao site www.academia.org.br (que é o endereço virtual da ABL) e clique em “VOLP”. Você poderá fazer a mesma pesquisa! Dessa forma, é possível descobrir que o correto é “subtenente”, e que “superinteressante” é grafado assim mesmo, sem hífen.

Outro tipo de dúvida que recorrentemente respondo é sobre o significado das palavras. Você sabia que, atualmente, consultar um dicionário é mais fácil do que muitos imaginam? Recomendo dois aplicativos: “Dicio” e “Dicionário da Língua Portuguesa” (da Porto Editora). Ambos são gratuitos e podem ser baixados na App Store ou Google Play. Para quem quer manter o celular sem tantos aplicativos, apresento três opções:

Agora, acredito que você está bem municiado de boas ferramentas para sanar suas dúvidas (sem a necessidade de gastar 1 real). Precisamos aproveitar melhor as tecnologias que nos rodeiam, e não deixar que elas se aproveitem de nós. É minha obrigação, enquanto especialista, informar quais fontes são confiáveis. É paradoxal: quando temos a oportunidade de ter muitas informações ao nosso redor, nossas dúvidas parecem ainda mais sem solução. Antigamente, era necessário se deslocar a uma biblioteca para consultar um volumoso dicionário ou uma saudosa Barsa (ou desembolsar uma grana para tê-los em casa). Vamos aproveitar positivamente as facilidades da era digital!


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos.
Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros! 

 

garantia-de-satisfacao-30

Anna Rodrigues
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
1 comentário

1 Comentário

  1. Cleonilde Soares Nobre

    18/08/2017 23:50em23:50

    Excelente artigo.Obrigada por compartilhar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo