Tempo de estudo para concurso: o que são horas líquidas e brutas?

Está com dúvida se tem mesmo estudado a quantidade de horas que você estabelece? A equipe do Gran Cursos Online preparou um conteúdo para tirar essa dúvida!

Avatar


21 de março2 min. de leitura

O tempo de estudo para concurso público é imprescindível na rotina do concurseiro. A dedicação em busca da aprovação dos sonhos requer tempo. Mas será que você sabe o quanto de fato, tem investido nos seus estudos? Há uma diferença entre horas líquidas e horas brutas de estudos na preparação para qualquer concurso público. Pensando em tirar esta dúvida, a equipe imparável do Gran Cursos Online preparou um conteúdo sobre o tema. Boa leitura!

Qual a diferença entre horas líquidas e horas brutas nos estudos para concurso público?

Pode haver uma leve confusão sobre o que são de fato as horas líquidas e brutas. No entanto, a diferença é bem simples. Hora bruta é o tempo integral de estudos.

  • Exemplo: Juliano está estudando para o concurso público da Controladoria-Geral da União. Ele começou os estudos às 08:00 e finalizou às 14:00. Ou seja: foram 6 horas de estudos contadas no relógio.

A diferença para as horas líquidas é sobre o tempo de fato gasto estudando. Não é feito a contabilidade dos intervalos para descanso, intervalo para um lanche, etc.

  • Exemplo: Juliano tirou uma pausa de 1 uma hora para poder almoçar durante as seis horas que passou estudando. Ou seja, ele estudou de fato somente 5 horas.

Quantas horas líquidas é suficiente na preparação?

Essa pergunta não necessariamente tem uma resposta exata. Depende de alguns fatores. Há concurseiros que só conseguem encaixar na rotina 4 horas de estudo. O ideal é fazer valer dessas 4 horas. Mas há outros concurseiros que conseguem encaixar 8 horas de estudo na rotina, mas teve várias pausas durante o dia. Mas só conseguiu ter 5 horas líquidas de estudo, o ideal é fazer valer dessas 5 horas. Veja na lista abaixo um cenário de horas líquidas dedicas na preparação levando em consideração 4 cenários:

  • Iniciante – 1 hora inicialmente;
  • Intermediário sem edital previsto – 2 horas inicialmente;
  • Intermediário com edital previsto – 3 horas inicialmente;
  • Pós-edital – 4 a 6 horas inicialmente.

Como otimizar o tempo de estudo nas horas líquidas?

Há momentos que o concurseiro possa estar muito atarefado com a rotina, às vezes a rotina de trabalho não deixa muito tempo para leitura de PDF’s. Mas há uma maneira de tentar driblar essas dificuldades. Resolver questões é uma excelente ferramenta que te ajuda a fixar o conteúdo, além de treinar para o cenário prático da prova.

  • Exemplo: André sai do trabalho às 17:00. Entre o trajeto de ônibus até sua casa, são 40 minutos. Durante esses 40 minutos podem ser resolvidos algumas questões.
  • Exemplo: André está na fila do banco e a previsão de atendimento é de 30 minutos. Durante esses 30 minutos podem ser resolvidos algumas questões.

Como usar o Gran Questões no celular?

  • 1° passo: faça o download do aplicativo para Android ou IOS;
  • 2° passo: o processo de validação para primeiro acesso(caso você já seja aluno do Gran) é o mesmo do desktop. Basta abrir o seu aplicativo do Gran e clicar na opção de questões para ser redirecionado.

Saiba mais e faça o download do aplicativo

Assinatura Ilimitada do Gran Cursos Online

O Gran Cursos Online tem uma plataforma de estudos com os melhores professores e materiais para sua preparação. Potencialize sua aprendizagem para o concurso público. Veja a que melhor se encaixa para atender as suas necessidades. Queremos que você seja mais um vitorioso no mundo dos concursos públicos.

Clique aqui e adquira sua assinatura


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


21 de março2 min. de leitura