Teoria de Maslow: Conceitos na administração

Avatar


29 de outubro1 min. de leitura

Você conhece a teoria de Maslow? Trata-se de um tema frequente em provas que cobram conhecimentos das disciplinas Administração e Administração Pública. Continue a leitura do artigo para descobrir mais sobre a teoria de Maslow da motivação.

O que é a teoria de Maslow?

Abraham Harold Maslow, psicólogo americano, criou uma estrutura de hierarquia para as necessidades humanas, representada em forma de pirâmide. Elaborada nos anos 50, a pirâmide das necessidades de Maslow serve para nos ajudar a entender quais são os fatores motivacionais e que despertam desejo nas pessoas, sendo utilizada até hoje em diversos segmentos.

A hierarquia de necessidades de Maslow

A teoria de Maslow sobre motivação humana parte do princípio que, à medida em que os seres humanos vão sanando suas demandas mais básicas, vão subindo na hierarquia de necessidades, adquirindo outras cada vez mais complexas.

1. Necessidades fisiológicas

Na base da pirâmide estão situadas as necessidades fisiológicas, que, caso não estejam atendidas, nenhuma outra mais pode ser. Refere-se às necessidades básicas como respirar, comer, dormir e beber água.

2. Segurança

Trata-se da necessidade de sentir que a própria vida está protegida, que teremos um lugar para morar e estaremos saudáveis, por exemplo.

É fácil entender que, sem que as nossas necessidades fisiológicas e de segurança estejam devidamente sanadas, não podemos ir em busca de nossas maiores aspirações, como diz a teoria da motivação de Maslow.

3. Necessidades sociais

Você já deve ter ouvido falar que somos seres sociais. As necessidades sociais dizem respeito à aceitação pelas pessoas que nos cercam e à sensação de integração e pertencimento a grupos.

Nessa necessidade incluímos relações amorosas, de amizade e de família.

4. Estima

Uma vez satisfeitas as necessidades sociais, o próximo nível da pirâmide é a necessidade de estima.

Além de ser aceito e pertencer ao grupo, o ser humano necessita ser estimado, o que também inclui a autoestima.

5. Realização pessoal

No topo da pirâmide se encontra a necessidade de realização pessoal. Trata-se de independência, autonomia, expressão da criatividade, exercício dos talentos e dons, autoconhecimento, enfim, tudo que diz respeito à realização das potencialidades humanas, tanto na vida pessoal, quanto na profissional.

Estude Administração com o Gran Cursos Online!

Para as provas que cobram Administração e todas as demais disciplinas, estude com o Gran Cursos Online! Tenha acesso a materiais exclusivos, professores especializados e acompanhe nosso blog para não perder nenhuma notícia sobre os concursos previstos.

Avatar


29 de outubro1 min. de leitura