Quem trabalha na área da saúde muito provavelmente já escutou falar sobre a teoria de Wanda Horta. Essa foi uma enfermeira formada pela USP no início do século 20, que renovou os conceitos de atendimento humanizado e acompanhamento dos pacientes em uma ala médica.
Para você que estuda no ramo da saúde e quer conhecer ou se aprofundar um pouco mais sobre a teoria de Wanda Horta, entenda aqui como esse processo funciona e como a proposta pode ser fundamental para um bom tratamento com um paciente.
Para isso, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.
Como funciona a teoria de Wanda Horta?
Segundo a teoria de Wanda Horta, a enfermagem e as demais áreas da saúde precisam trabalhar observando os seus pacientes e dando a eles o que é de necessidade básica. Para isso, foram criados seis passos fundamentais, que regem esse procedimento e que fazem parte da Enfermagem nos dias de hoje.
Para começar, teríamos os três passos essenciais: histórico, diagnóstico (realizado por um médico) e plano assistencial. A partir dessa análise já é possível que o profissional saiba lidar melhor com o paciente, tratando-o de forma mais humanizada.
Logo após, é essencial que haja um plano de cuidados, uma análise sobre a evolução desse paciente e, por último, o prognóstico feito pelo profissional de enfermagem. Tudo isso, então, objetiva obter um resultado mais conciso e confiável e um tratamento que proporcione mais bem-estar e qualidade de vida aos pacientes.
Para você, estudante de Enfermagem ou que se interessa pela área, estude mais sobre a teoria de Wanda Horta e veja como ela é fundamental para o cuidado do seu paciente.
Aqui no Gran Cursos Online você encontra não somente material para estudar sobre o assunto, mas também para outras áreas, vagas em concursos públicos, entre muitos outros conteúdos. Confira!
Existe Diagnóstico de Enfermagem também. Na Teoria das Wanda Horta ela se refere a diagnostico de enfermagem e não a diagnostico medico