TRF reconhece constitucionalidade do pagamento de honorários a advogados públicos

Avatar


25 de abril1 min. de leitura

pagamento de honorários a advogados públicosPor: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online
Por unanimidade de votos, a Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) acolheu os argumentos da Advocacia-Geral da União (AGU) para reformar decisão que não reconhecia o direito de advogados públicos receberem honorários de sucumbência.
No recurso impetrado no TRF4, a Procuradoria Regional da União na 4ª Região (PRU4) e a Procuradoria Seccional da União (PSU) em Blumenau-SC demonstraram que o direito aos honorários sucumbenciais foi consolidado pelo art. 85, § 19, do novo Código de Processo Civil (Lei n. 13.105/2015) e regulamentado pela Lei n. 13.323/2016, não cabendo mais qualquer dúvida sobre sua titularidade ou constitucionalidade.
“Poucos institutos conseguem materializar tão perfeitamente o princípio da eficiência como os honorários sucumbenciais pagos aos advogados públicos. Além de incentivar o agente público a ser mais diligente e combativo, conta com a vantagem de não exigir dispêndio por parte do poder público, porquanto tal parcela será paga pela parte vencida”, ponderou o Coordenador-Geral Jurídico da Procuradoria Regional da União na 4ª Região, o Advogado da União Rafael da Silva Victorino, em sua manifestação junto ao TRF4.
 
Fonte: amodireito.com.br 

2ª Fase da OAB é no Projeto Exame de Ordem!! Matricule-se!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Avatar


25 de abril1 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

trf