Tudo o que você precisa saber sobre a primeira fase do concurso de delegado(a) da Polícia Civil MG

Avatar


29 de outubro3 min. de leitura

Olá, pessoal! Tudo certo? Espero que sim. Para quem não me conhece, sou a Mariana, Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, e passei aos 23 anos na primeira fase do concurso de 2018. O concurso para a PCMG foi a minha primeira prova.

Garanti a minha aprovação de forma rápida porque já tinha uma boa base jurídica construída, em razão de saber estudar certo, e porque fiz tive uma excelente estratégia de reta final para a primeira fase do concurso.

Hoje o papo é reto: vamos conversar sobre o concurso da PC-MG para o cargo de Delegado(a) de Polícia, especialmente sobre a primeira etapa.

Diversas são as dúvidas que venho recebendo dos alunos e hoje vamos conversar um pouco sobre a primeira fase.

O que podemos esperar da prova objetiva?

 

01) SOBRE A FUMARC

Vejo muitas pessoas com medo da FUMARC, banca escolhida pela PC-MG. Acredito que isso seja mais por falta de conhecimento do que, de fato, uma verdade.

A FUMARC é uma banca muito séria que contrata professores excelentes para cada matéria. Fique atento quando ocorrer a divulgação da lista com os nomes dos examinadores. É seu dever, como candidato, estudar o perfil de cada examinador.

Esteja atento às publicações, ao mestrado, ao doutorado dos examinadores. É óbvio que eles irão formular mais perguntas nas áreas em que são mais especializados.

 

02) É UMA PROVA CURTA

Bom, são 70 (setenta) questões em quatro horas e meia. O tempo dá e sobra, indiscutivelmente.

O problema é o seguinte: os enunciados, constantemente, trazem perguntas como “assinale a alternativa incorreta”, ou “assinale a alternativa que contém um erro”, ou o famoso “exceto” no final da pergunta.

Por isso, você deverá manter a sua concentração elevada durante todo o período da prova. Quando sentir que a sua concentração está ruim, peça para ir ao banheiro, lave o rosto, beba água. Seja inteligente.

Resolva a prova de forma inteligente. Dá tempo de sobra. Dá para ler e reler a prova inteira. Não faça a prova na correria, porque você vai cair em alguma pegadinha.

 

03) SOBRE A BIBLIOGRAFIA SUGERIDA NO EDITAL.

Parece óbvio, mas já vi muita gente perguntando se a bibliografia prevista no edital é importante. Leve a sério a bibliografia prevista no edital!

Sobretudo para as matérias de Criminologia e de Direitos Humanos. Essas são matérias que, talvez, apenas aulas de cursinho não serão o suficiente. Estude, sim, por meio da leitura da bibliografia indicada no edital.

 

04) ESTUDE A LEI ORGÂNICA DA PC-MG E A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Isso é o básico, mas muitos não fazem. Vão cair questões em Constitucional e em Administrativo sobre esses diplomas normativos. É a sua obrigação ter conhecimento sobre eles.

 

05) DIREITO PENAL VEM PESADO

A maioria das pessoas que presta concurso para a carreira de Delegado(a) de Polícia ama Direito Penal. Mas não traumatize quando abrir a prova da FUMARC. Geralmente, Penal vem pesado. Você precisará garantir uma excelente pontuação em outras matérias e não deverá contar muito com a sua pontuação em Penal.

A prova de Penal é extremamente teórica e exige um conhecimento aprofundado de Teoria do Crime.

Dica: Crie um caderno de teorias, desde já. Anote todas as teorias da Parte Geral do CP. Isso vai te ajudar, também, na segunda fase e na prova oral!

 

06) JURISPRUDÊNCIA É IMPORTANTE

Esteja em dia com os informativos do STF e do STJ. A FUMARC gosta de cobrar já na primeira fase. Na segunda fase então…

Faça também um estudo pesado das Súmulas Vinculantes e das principais Súmulas aprovadas nos últimos três anos.

 

07) LEI SECA É MUITO IMPORTANTE

Primeira fase, né? É a sua obrigação conhecer muito bem a lei seca. Não adianta reclamar que a prova foi decoreba se você nunca leu a Constituição ou o Código Penal, ok?!

 

Bom, espero encontrar com você em breve, aqui em Minas!

            Continue firme por aí.

            Por fim, espero que tenham gostado do texto e aguardo o feedback de vocês. Sugiro, também, que vocês conheçam a nossa equipe de GranXperts para que possamos auxiliá-los com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado.

 

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Contem sempre comigo!

 

       Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

       No Instagram: mari.fioravante


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS NO ESTADO DE MG

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


29 de outubro3 min. de leitura