Tudo que você precisa saber para fazer recurso da prova discursiva da pc-ba

Os futuros servidores da Polícia Civil da Bahia (Escrivão e Investigador) devem ficar ligados nas próximas fases do concurso. Após a prova ocorrida em 24 de julho de 2022, vem o resultado preliminar, com a abertura da fase de recursos para as quatro questões discursivas da prova. Esteja atento às dicas deste artigo, para ganhar pontos preciosos com a etapa de recurso.

Avatar


10 de agosto4 min. de leitura

1 – O QUE É O RECURSO CONTRA A PROVA DISCURSIVA?

O Recurso contra o resultado da discursiva é uma fase em que o candidato tem a oportunidade de ganhar nota e melhorar a classificação.

O interessante é que, na fase de recurso, o ganho de nota costuma alterar significativamente a classificação no concurso. Não foram poucas as vezes que vi pessoas serem convocadas graças às posições que ganharam depois do deferimento de seus recursos.

A organizadora disponibilizará dois dias no seu site para que o candidato inclua seu recurso. Entre 8h, do dia 25 de agosto, e 17h, do dia 26 de agosto de 2022.

É tempo mais que suficiente para elaborar um belo recurso com argumentos plausíveis que farão com que a banca reveja sua nota, e assim você se classifique para o cargo de Escrivão e Investigador.

 

2 – POSSO RECORRER SEM MEDO DE PERDER OS PONTOS JÁ CONCEDIDOS?

Sim. Nas provas escritas discursivas e orais, a análise dos recursos não poderá resultar em diminuição da pontuação anteriormente obtida. A exceção que se vê é na constatação de erro aritmético. Isso significa que fica vedado à banca diminuir pontos do candidato. A única exceção é se houver algum erro no somatório dos pontos da redação. Isso é simples: basta refazer os cálculos para se precaver e não ter a nota diminuída no futuro.

A grande dúvida de muitas pessoas que querem entrar com recurso é se há a perda de pontos após a análise da banca. Como já foi destacado, não há no Edital do Concurso um freio para que o examinador reveja a prova e considere apenas a majoração da nota ou a sua manutenção como possibilidade.

Portanto, a banca só terá duas saídas após analisar seu recurso:

  1. Manter a nota, justificando e motivando a nota concedida; ou
  2. Aumentar a nota, de acordo com os critérios previamente estabelecidos.

Significa dizer que, mesmo que você não acredite que possa ganhar pontos, o primeiro passo de todo concurseiro que se preze é discordar da nota recebida, pois, com o recurso, você terá a oportunidade única de a sua prova ser revisada por outro examinador!

 

3 – A IBFC COSTUMA MAJORAR AS NOTAS DAS DISCURSIVAS?

Depende do concurso. Não dá para cravar como será o posicionamento da banca após a fase de recursos. Essa é uma resposta que só vamos conseguir saber depois do resultado final.

Existem certames que a banca é muito rigorosa. Mesmo com os candidatos entrando com recursos bem fundamentados, os avaliadores “fecham a porteira” e não aceitam nada (ou quase nada).

Em outros concursos, há uma clara disposição da banca organizadora em flexibilizar as respostas que foram concedidas pelos alunos. Quando eles percebem que os examinadores preliminares pegaram muito pesado nas correções, há uma tendência a conceder pontos preciosos para aqueles candidatos que tentam o recurso nessa fase.

Em concursos que há essa flexibilidade, adivinha qual é o tipo de candidato que ganha posições?

Exato! Aquele candidato que arriscou e propôs uma argumentação por meio de recurso no site da banca. Eles nunca se arrependem de terem tentado.

A banca IBFC costuma alterar as notas da discursiva, principalmente quando há recorrência de pedidos em determinado critério, ou seja, os avaliadores costumam ver com outros olhos se verificam que houve subavaliação de algum critério.

No caso do concurso da PC-BA, há quatro questões diferentes. Aumenta-se a chance de erros pelos examinadores preliminares. Por isso, pelo sim ou pelo não, é melhor recorrer.

 

4 – QUAIS OS CRITÉRIOS AVALIADOS PELA BANCA IBFC?

A IBFC avalia quatro questões por cargo (Escrivão e Investigador) da seguinte forma:

7 pontos em ESTRUTURA, que avalia se o conteúdo apresentado pelo candidato deve ser um texto predominantemente dissertativo-argumentativo, devendo constituir-se de um conjunto articulado de ideias relacionadas ao tema proposto.

13 pontos em CONTEÚDO: análise das ideias fundamentais do texto observando a fidelidade ao tema proposto; consistência e relevância argumentativa; progressão temática; e senso crítico do candidato.

5 pontos para EXPRESSÃO: adequação vocabular e emprego do registro culto da língua portuguesa; clareza na apresentação das ideias; coesão e
coerência.

Essa pontuação totaliza 25 pontos para cada uma das questões. No total, é possível se verificar que a pontuação máxima para quem conseguir responder completamente as quatro questões sem erros de estrutura e expressão é 100.

É importante lembrar também que, no somatório das quatro questões, é necessário obter, no mínimo, 70 pontos.

Há casos em que a IBFC dará nota zero ao candidato. A seguir, alguns exemplos:

a) Prova em branco;

b) Presença de conteúdo diferente do solicitado;

c) Fuga da tipologia, tema e proposta;

d) Ilegibilidade ou desenvolvimento com desenhos, números, versos, com espaçamento excessivo, entre outros;

e) Não redigido definitivamente em caneta azul ou preta;

f) Presença de qualquer sinal que identifique o candidato; e

g) Extensão inferior ao mínimo de linhas estabelecido.

 

5 – COMO FICA A SITUAÇÃO DE QUEM NÃO TEM TOTAL SEGURANÇA EM FAZER UM RECURSO?

Como se trata de uma fase importante, é comum que os candidatos procurem professores que possuem experiência em redigir recursos. E isso é uma ótima opção, caso tenha recursos financeiros disponíveis. É um investimento que tem valido muito a pena. As justificativas para a contratação de um especialista são várias.

Em primeiro lugar, o professor tem acesso a várias provas do seu concurso. Logo, poderá fazer uma análise mais profunda e entender como a banca corrige as provas.

Em segundo lugar, o professor que é especialista na elaboração de recurso já tem prática nesse tipo de serviço e sabe como e quais os pontos devem ser contestados.

Por fim, com a experiência na elaboração de recursos, há mais possibilidades de o professor especialista destacar os pontos que não foram levados em consideração pelo examinador e trazê-los para uma nova rodada de discussão com o objetivo de aumentar sua nota.

Espero que as dicas ajudem você nessa fase tão importante que é o recurso contra o resultado da prova discursiva.

 

DICA FINAL

Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco nesse período difícil em que vivemos.

Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar nesse processo e que cada batalha seja vencida.

Em caso de dúvida no recurso das questões para PC-BA, você pode entrar em contato comigo:

– mandando um e-mail para prof.brunopimentel@gmail.com;

– enviando um direct no Instagram em https://www.instagram.com/prof.brunopimentel/; ou

– dando um “oi” no Telegram: https://t.me/profbrunopimentel

Foco na missão, guerreiro!

Você é capaz.

.

…..

Para quem não me conhece, sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional.

Realizo coaching no Gran Cursos Online. Sou da equipe de estrelas do GranXperts. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e certificado em coaching, a certificação Professional Coach Certification – PCC®.

Tenho 12 anos de experiência como servidor público federal, logrando êxito em diversos certames federais e estaduais, com as bancas: Cespe/Cebraspe, FCC, FGV e ESAF.

Possuo mestrado e sou especialista em discursivas com foco em Estudos de Caso e em Peças Técnicas: elaboro temas, corrijo textos e dou consultoria no tema.

Avatar


10 de agosto4 min. de leitura