Um Novo Exame da OAB? Sim, mas sem desespero

Por
3 min. de leitura

Por: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online
Vimos ontem que o Exame de Ordem da 1ª Fase do XXIII deu ares de mudanças. Sim, retiraram duas questões de Ética, retiraram uma de Direitos Humanos (e a que sobrou era mais de civil em alimentos do que daquelas de tratados de DH, como estamos acostumados) e inseriram uma para cada uma das privilegiadas (tributário, processo civil e processo penal).
Marcelo, e o que mais em relação à estruturação lógica? Só isso!
Marcelo, e aquela bruta alteração de sequência das questões que houve no XXII Exame em dois tipos de prova? Houve? Não houve.
As questões estavam mais elaboradas e difíceis? Estavam. Entretanto, houve outros Exames de Ordem que trouxeram questões tão ou mais complexas que as que caíram ontem.
Houve quem criasse alarde para as questões de civil. Verdade. Mas, ontem, no Pós-Prova ao vivo, as Professoras Raquel Bueno e Roberta Queiroz disseram que o nível estava médio para difícil (e não difícil pra caramba). Tanto é que ambas cravaram na Mega Revisão (dia anterior) várias das questões. Convido o leitor a assistir às aulas de civil da Mega Revisão do Projeto Exame de Ordem, do Gran Cursos Online, no You Tube, depois verificar a prova e, na sequência, ver o nosso Pós Prova, também no You Tube. Cravamos geral! Alias, não foi só em Civil.
Claro que Tributário estava mais puxado que as últimas, mas não podemos fazer disso um alarde para deixar os candidatos apavorados.
Quanto ao prenuncio de que Previdenciário e Eleitoral vão aparecer no Exame de Ordem, até acredito que irão. Contudo, já faz tempo que isso é comentado. Mas acalmem-se. As questões de trabalho (benefícios previdenciários) e Tributário (contribuições e regras constitucionais de Custeio da Seguridade Social) por vezes aparecem.
E olha que sou mestre, Doutor e Pós Doutor em Direito Previdenciário, especialista em tributário. Mas nada para assustar o que já caiu como questão paralela ao tema. De Tributário, por exemplo, por enquanto, caíram principios e regras do financiamento da Seguridade Social, mormente a competência residual da União para criar novas contribuições sociais para a Seguridade Social, que deve vir por Lei Complementar.
Tá bom. De repente pode cair outra do Artigo 195 da CF/88. Mas está no edital. Tranquilo.
Em em Direito do Trabalho e Processo, a interdisciplinaridade possível é quanto aos benefícios por incapacidade (auxilio-doença, auxilio-acidente e aposentadoria por invalidez). E por que? Porque têm reflexos no contrato de trabalho. Acalmem-se.
Nas contribuições, uma hora pode cair a tal execução das contribuições previdenciárias nas rescisórias junto à Justiça do Trabalho, em que o juiz executa de ofício. Não há o que desesperar.
Enfim, acreditamos que o aluno deve tomar mais atenção para estudar as disciplinas com enfoque na interdisciplinaridade entre elas. O Direito é uno e a prática dele, no dia a dia da Advocacia, também. Entretanto, não encare isso como um bicho de 7 cabeças. Não é!!!
Tranquilizem-se! Um bom estudo com professores que sabem o que estão dizendo e ensinando, com sistematização de aulas que não abordam só o básico, e que aprofundam e se mesclam entre si, dão a você uma real preparação para sua aprovação.
Os nossos números de aprovados dos Exames anteriores e o do XXIII (centenas de alunos, no Pós Prova, agradecendo pela aprovação) demonstram isso!
Graças a Deus somos profissionais (sem delongas) em ensinar com técnica profunda para aprovar. Não precisamos criar alardes para impor pânico em alunos. Desnecessária tal conduta.
Mais uma vez: vamos estudar com calma, foco e objetivos bem definidos. Sabemos quem é e o que faz nosso “opositor”. Não precisamos temê-lo.
Fique com os ensinamentos de Sun Tzu! O Projeto Exame de Ordem conhece o Exame de Ordem e suas variações e conhece muito bem o seu próprio potencial (sem surpresas).

 
Forte abraço!
Contem conosco!
Marcelo Borsio
Coordenador do PEO

Estude conosco e tenha a melhor preparação para a 2ª fase do XXIII Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Por
3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

prova da OAB XXIII Exame de Ordem