Em 2017, não chore; venda lenços!

Gabriel Granjeiro


2 de Janeiro de 2017 5 min. de leitura

 

Em 2017, não chore; venda lenços!“Em época de crise, uns choram e outros vendem lenços.” (Autor desconhecido)

A palavra “crise” vem do latim crisis. A expressão latina significava “momento decisivo”, “momento de separar o bom do ruim”. Traduzia o conceito de que era hora de escolher entre ficar paralisado em frente às portas que se fecharam, conformando-se com a situação e simplesmente aguardando que a fase ruim passasse, ou criar outras saídas e percorrer os caminhos diferentes que elas oferecem, aproveitando cada nova oportunidade. Enfim, a expressão diz respeito à escolha entre juntar-se aos que choram ou vender lenços para eles e lucrar algo com a tristeza geral.

 

É, amigo leitor… O mundo, o país e a cidade-sede de nossa empresa já passaram várias vezes por momentos de crise, superados sempre com criatividade, ousadia, inteligência, coragem, fé e muito trabalho, cooperação e luta. Não existe lugar no mundo que não enfrente crises. Acreditar que o Brasil se tornará um local assim, então, é pura utopia. Como jovem empreendedor que sou, imagino que 2017 não será diferente dos outros anos nesse ponto. Certamente atravessaremos momentos de turbulência, o que só me instiga a jogar bem com as cartas que tenho nas mãos e a buscar sempre as melhores soluções para os problemas que surgirem, em vez de correr em loop e ficar ruminando os problemas sem me mover para sair deles.

 

O saudoso presidente estadunidense John Kennedy, nos discursos que proferia para levantar o ânimo do eleitor e do povo americano, lembrava sempre que a palavra “crise”, quando escrita em chinês (weiji), é composta de dois caracteres: um de conotação negativa, que representa o conceito de “perigo” (wei), e outro de conotação positiva, que se traduz em “oportunidade”, “ocasião propícia” (ji). De fato, apesar de estarmos em plena crise no Brasil, muitas pequenas empresas têm conseguido virar o jogo e crescer, ao passo que empresas gigantes têm se mantido estagnadas ou perdido espaço para a ousadia e a coragem dos pequenos e laboriosos empreendedores. É claro que também há casos de grandes corporações que lograram ficar ainda maiores e de pequenas organizações que infelizmente saíram de cena. A verdade é que tudo depende do esforço e da visão de cada uma delas para se reinventar em períodos como este.

“Sem crise, não há provocação, não há desafio, não há o afloramento do melhor de cada um, não há mérito.”

É, sim, na crise que as nações mais crescem, se desenvolvem, progridem, prosperam. A criatividade sempre experimenta um boom em momentos ruins e após tragédias, desgraças e fracassos. Ela é fruto da angústia, da penúria. Sem crise, não há provocação, não há desafio, não há o afloramento do melhor de cada um, não há mérito.

 

Mas você, concurseiro, deve estar se perguntando por que estamos aqui falando tanto de crise, se nossas conversas em geral dizem respeito a concurso público. Eu respondo: para de alguma forma prepará-lo para enfrentar o que se desenha em 2017. Como é de conhecimento geral, o mundo dos concursos tem passado por momentos turbulentos. Mas saiba que isso já ocorreu em anos anteriores, sem que disso resultassem grandes prejuízos para quem se prepara com afinco. Aqueles que acreditaram na superação e não deram ouvidos às catástrofes propagadas por muitos estão, hoje, desempenhando tranquilamente suas funções no cargo que antes era o seu cargo dos sonhos.

 

Pegue como exemplo o difícil ano de 2016 e você perceberá que milhares de oportunidades foram abertas em concursos como o do TRF 2, o do TRE-SP, o da SEDF, o da Anvisa, o da PM e da PC-PE/PA, o do MPRS, o do CBM-DF, o do TCM-RJ, o do TRT 20 e o do TRT 24, entre tantos outros.

“Acompanhamos, no período, a nomeação de um grande número de candidatos aprovados em importantes certames, inclusive centenas de ex-alunos dos nossos cursos.”

Acompanhamos, no período, a nomeação de um grande número de candidatos aprovados em importantes certames, inclusive centenas de ex-alunos dos nossos cursos. Todavia, eu me lembro muito bem de, sobretudo nos primeiros meses do ano, ouvir propagadores do caos afirmarem que tão cedo não haveria concursos. Dizia-se até que seria o fim dessa garantia constitucional! Quem seguiu em frente e decidiu vender lenços em vez de parar e chorar; quem persistiu e continuou estudando provavelmente conquistou a tão sonhada aprovação. E os candidatos que ainda não alcançaram a vitória, mas se mantêm firmes na preparação estão muito mais próximos de obter sucesso e quilômetros à frente da maioria que para de estudar diante de qualquer notícia ruim.

“Quem seguiu em frente e decidiu vender lenços em vez de parar e chorar; quem persistiu e continuou estudando provavelmente conquistou a tão sonhada aprovação.”

De minha parte, estou convencido de que devo aproveitar o cenário de crise institucional, moral, econômica, política etc. para empreender. No meu modelo de negócios, isso significa que devo criar novos produtos e ofertar diferenciais competitivos para os nossos alunos-clientes, bem como contratar pessoal e investir na plataforma e em equipamentos, instalações e outros recursos. Afinal, a nossa missão é garantir aos nossos alunos uma carreira de sucesso e impactar positiva e potencialmente a vida daqueles que acreditam em nossas ideias e em nossos valores e princípios. Em busca disso, não posso medir esforços nem me acovardar.

“… A nossa missão é garantir aos nossos alunos uma carreira de sucesso e impactar positiva e potencialmente a vida daqueles que acreditam em nossas ideias e em nossos valores e princípios.”

Tal mentalidade tem nos trazido bons resultados. Tenho orgulho de dizer que a GG Educacional, empresa matriz do Gran Cursos Online, cresceu 257% nos dois últimos anos, considerados por muitos os piores da história contemporânea do Brasil, do ponto de vista econômico. Por isso, continuaremos a ignorar a crise e a trabalhar para a realização de sonhos. Sugiro o mesmo ao concurseiro que busca mudar de vida.
O concurso público, agora mais do que nunca, é a opção mais atrativa e digna para quem busca uma boa carreira profissional. Empossado em um cargo público, você terá a oportunidade de servir bem à população e de contribuir para o nosso país em momentos difíceis como o que temos enfrentado. Em contrapartida, contará com uma remuneração muito acima do que oferece a iniciativa privada, além de benefícios como a estabilidade, imprescindível para que você desempenhe suas funções com tranquilidade, sem se tornar vítima de perseguição política.

“O concurso público, agora mais do que nunca, é a opção mais atrativa e digna para quem busca uma boa carreira profissional.”

Tornar-se servidor público pode, ainda, ser o diferencial para livrá-lo de eventuais crises financeiras que, em outras circunstâncias, seriam capazes de limitar sua vida por anos. Graças à segurança e à estabilidade da carreira pública, você pode planejar melhor a sua vida; isso em um país nada previsível, mas ainda cheio de oportunidades para quem luta por elas.
Espero de coração que você, amigo concurseiro, se convença de que o momento não é para resmungos como “Ó dia, ó vida, ó azar!”. É, sim, hora de focar no estudos, na carreira e no sucesso profissional; na busca por um cargo que ofereça estabilidade, status, poder, prestígio e muitos benefícios sociais.

“Graças à segurança e à estabilidade da carreira pública, você pode planejar melhor a sua vida; isso em um país nada previsível, mas ainda cheio de oportunidades para quem luta por elas.”

“Mas e se, de fato, não tivermos concursos em 2017?”, você tem o direito de questionar. Bom, sugiro que você veja AQUI (Concursos 2017) o minucioso levantamento que nossa equipe fez de oportunidades previstas para este novo ano. O número pode ser inferior ao de anos anteriores, mas certamente haverá GRANDES oportunidades em 2017 e um boom em 2018, que apenas os fortes e persistentes saberão aproveitar. Estes venderão lenços enquanto o resto das pessoas continuará chorando, mesmo depois que o país sair da crise. Afinal, para o cidadão médio a crise é constante, e o indicador oficial é apenas mais uma desculpa para o fracasso. Já para você, candidato com determinação e perseverança, a crise será um mero quebra-molas na estrada rumo à aprovação e à desejada mudança de vida.
Sigamos juntos nessa missão, sobretudo se o momento é de crise e dificuldade. Combinado?

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Bons estudos e GRAN sucesso em 2017!

______________________________________________________________________________________________

Gabriel Granjeiro

GabrielDiretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

______________________________________________________________________________________________

0

Depoimentos relacionados

Nome do aluno aprovado
Concurso em que foi aprovado

Daniele Laís saiu de seu emprego no SENAC DF aproveitando um momento de mudança no seu cargo, hoje extinto, e…

Nome do aluno aprovado
Concurso em que foi aprovado

Ernesto Luiz Lima é de Limoeiro, interior de Pernambuco. Sua trajetória não foi nada fácil, mas hoje ele pode dizer…

Nome do aluno aprovado
Concurso em que foi aprovado

Natural da terra Caruru e da Maniçoba, o belenense Diego Barroso sempre sonhou em ingressar no serviço público por três…

Pedro Higor Faustino
Concurso Polícia Federal

Pedro Higor Faustino é natural de Juazeiro/BA, mas reside desde pequeno em Brasília/DF, onde mais tarde começaria a sonhar com…

Éder Gomes
Concurso Ministério da Economia

Éder Gomes é de Ceilândia-DF e foi aprovado no concurso de temporários do Ministério da Economia para o cargo de…

Wallace Batista
Concurso ALESE

Wallace Batista dos Santos é de Aracaju, capital do Estado de Sergipe. De família humilde, quando adolescente, ele chegou a…

Luiz Faustino
Concurso ALESE

Natural de Aracaju, cidade onde reside e exerce seu cargo, Luiz Faustino Correa Freire compartilhou conosco a sua história de…

Gabriel Evangelista
Concurso PF

Nosso aluno Gabriel, aprovado no concurso PF, disse não ter acreditado quando viu seu nome na lista de aprovados, a…

Gabriel Granjeiro

Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
0

30


Comentários (30)

Avatar maria luiza 16 de Janeiro de 2017

Obrigada por mais um concelho de estudo

0
 Responder

Avatar maria sirlene carmo 10 de Janeiro de 2017

Obg por tudo .sem duvidas um empurao que muitos estao precisando!exelente texto e gostaria muito de fazer parte dessa équipe.obg.Gabriel pelas palavras ensentivadoras.

0
 Responder

Avatar Rosangela 10 de Janeiro de 2017

Obrigada mais uma vez pelo empurrão.
Desistir jamais!!!

0
 Responder

Avatar Simone Francisca Lima de Souza 5 de Janeiro de 2017

Obrigada pelo texto! Ele é, sem dúvida, muito bom porque nos incentiva a não desistir de se preparar para concursos.

0
 Responder

Avatar Amanda 5 de Janeiro de 2017

Texto mega incentivador!
Parabéns pelo trabalho!!

0
 Responder

Avatar Renato nunes Pires 4 de Janeiro de 2017

Obrigado Gabriel pela palavras motivacionais. Estou junto com o Gran Cursos até a posse. Seus artigos são excelentes. Sugiro que publique um livro com estes textos. Parabéns!

0
 Responder

Avatar Weliton Viana Paes 4 de Janeiro de 2017

Boa tarde!
Já fiquei desestimulado por causa da crise, mas hoje estou mais confiante. Obrigado pelas mensagens de otimismo, grato pela atenção.

0
 Responder

Avatar Cássio 3 de Janeiro de 2017

QUERO FAZER PARTE DO QUADRO DOS QUE VENDEM LENÇO!! É VERDADE QUE ALGUMAS NOTICIAS NOS DEIXAM ABALADOS, MAS NOSSO FOCO REALMENTE NÃO DEVE SER NO AGORA E SIM NO AMANHÃ. FOQUEMOS NISSO. HOJE NÓS SOMOS O QUE ESCOLHEMOS ONTEM, E AMANHÃ O QUE VAMOS SER?

0
 Responder

Avatar Michelle 3 de Janeiro de 2017

Bom dia, Gabriel.

Você está certíssimo…desistir jamais!

0
 Responder

Avatar João Batista dos Santos 3 de Janeiro de 2017

Que vejo muitas pessoas declararem que estão nos lugares que almejaram e aspiraram à muito tempo. Também quero me reunir a este grupo seleto.

0
 Responder

Avatar João Batista dos Santos 3 de Janeiro de 2017

Bom dia,

Pretendo fazer o Concurso de Perito da Policia Civil, Policia Federal, ANVISA, Ibama, dentre outros. Minha formação é em Administração de Empresas, com Pós Graduação em Planejamento Urbano. Gostaria que me ajudasse no entendimento dos editais se a Vaga que concorro o curso Superior que tenho atende.

Obrigado!

0
 Responder

Avatar Keila Carneiro dos Santos 3 de Janeiro de 2017

Gabriel,
Seu texto é excelente!!! é muito bom ler seus artigos.
Muito obrigada!

Deus continue abençoando você grandemente.

Um abraço.

0
 Responder

Avatar Romão 2 de Janeiro de 2017

Muito bom o artigo! Vocês são uma benção em minha vida com palavras tão incentivadoras. Muito obrigada! Não desistirei jamais, até cumprir-se aquilo que tenho buscado!

Att.

Claudeni Ione Romão

0
 Responder

Avatar Nair Alite da Silva 2 de Janeiro de 2017

Boa noite.
Ótima mensagem de otimismo! Parabéns por ser perseverante em sua caminhada e dando também uma lição de persistência.
Que tenhamos realmente muitas vitórias em nossas vidas.
Obrigada.
Nair

0
 Responder

Avatar Cristiane 2 de Janeiro de 2017

Obrigada pelo incentivo, vou continuar estudando, sei que vou conseguir.

0
 Responder

Avatar Odalia moreira 2 de Janeiro de 2017

Obrigada pelo incentivo ! !continuarei firme nos estudos!

0
 Responder

Avatar Ana Cleide Cerqueira 2 de Janeiro de 2017

Olá Diretor,
Estava mesmo precisando desse incentivo para continuar estudando.
Sonho com a admissão no Serviço Público e mais especificamente no INSS.
Se possível, por favor me tire uma dúvida, é possível um candidato aprovado além da lista de classificados ser convocado? Por exemplo, fiquei em 44º no INSS e a lista de classificados conta com 26 classificados ,ou seja, já aconteceu alguma convocação de candidatos em situação semelhante a essa?
Parabéns pelo seu brilhante trabalho junto ao Gran cursos!
Grata,
Ana Cleide Cerqueira.

0
 Responder

Avatar Priscilla Santos 2 de Janeiro de 2017

Vamos à luta, grande incentivador!

Foco!

0
 Responder

Avatar VALÉRIA CANIÇAL DA SILVA GONÇALVES 2 de Janeiro de 2017

Boa noite Gabriel Granjeiro!

Estou honrada em fazer parte da sua lista de e-mails, pois com este artigo recebi a dose exata para continuar
o meu caminho em 2017.
Agradeço seu carinho.

Atenciosamente,
Valéria Caniçal da Silva Gonçalves

0
 Responder

Avatar Elzimar 2 de Janeiro de 2017

Gabriel combinado!
Vou continuar a lutar em 2017 para fazer a diferença.
Obrigada pelo incentivo.
Abraços!

0
 Responder

Avatar Berenice Pereira 2 de Janeiro de 2017

Boa tarde!
sou da prefeitura de um município do Rio e como todos já sabem, a situação dos servidores chega a ser quase que desumana.
Quero muito estudar com vocês por ter certeza de que são sérios e competentes no que fazem, mas ainda não está no meu alcance comprar os pacotes, mas aproveito as aulas que vcs disponibilizam gratuitamente.
agradeço pelo incentivo e carinho.
Ass: Berenice

0
 Responder

Avatar jarbas melo 2 de Janeiro de 2017

Tive a chance para com concusos em maos

0
 Responder

Avatar antonia 2 de Janeiro de 2017

Estudar sempre é o diferencial . Obrigado.

0
 Responder

Avatar elvis policarpo de assunção 2 de Janeiro de 2017

VOU ENTRAR NO CARGO PUBLICO

0
 Responder

Avatar elvis policarpo de assunção 2 de Janeiro de 2017

A LUZ DO CAMINHO DE UM SER VITORIOSO E PERSISTI NAQUILO QUE SEMPRE FOI DE SEU DESTINO

0
 Responder

Avatar Rosália G. Barreto 2 de Janeiro de 2017

Em 2003 participei de alguns concursos públicos e nunca me chamaram para participar do cargo pretendido. Hoje com 56 anos, te pergunto: ainda tenho chance? Gostaria de trabalhar como auxiliar de tribunal, justamente o único que não passei na época. Com o ocorrido fiquei desacredita nos concursos públicos

0
 Responder

Avatar Maurilio Sobral 5 de Janeiro de 2017

De doméstica a Auditora de Trânsito.
Amiga, tenho uma prima que é uma fonte de inspiração para mim e creio que vai ser para muitos como foi para nossa família, esta prima de hoje quase 70 anos veio para Brasilia a quase 15 anos para ser uma domestica, (profissão honrosa e digna), ela na época mal tinha o segundo grau, ela era casada com um senhor que mostrou para ela que o impossível quem cria somos nós, ela quando chegou em Brasilia de pronto recebeu o apoio para estudar (fazer cursinho) à noite, o tempo foi passando e ela passou para pedagogia na UNB, apos concluir o curso, continuou trabalhando de domestica, agora como diarista, e se dedicava ao livros como ninguém.
Ela nunca tinha dito que queria passar em concurso público, seu tempo vago era só para estudar e revisar, alguns da família achavam que ela estava ficando louca, mais ela não ligava, um belo dia chega a primeira surpresa ela tinha passado para o administrativo da DPF, foi uma alegria para toda a família. Mais ela não satisfeita continuou estudando, conclusão ela passou para mais 3 concursos em Brasilia, seu último feito foi passar no DETRAN como auditora de transito, como sua idade já estava um pouco avançada para trabalhar na rua, o DETRAN realocou para ela trabalha na parte de emissão de documento.

0
 Responder

Avatar jakeline 14 de Fevereiro de 2017

Que incrível, com certeza sua prima é uma inspiração. Obrigada por compartilhar!

0
 Responder

Avatar Rosália G. Barreto 2 de Janeiro de 2017

Em 2003 participei de alguns concursos públicos, paguei, passi em quase todos e nunca fui chamada pra exercer o cargo pretendido. Hoje com 56 anos te pergunto: ainda tenho chance? Fiquei desacredita dos concursos. Gostaria muito de trabalhar como auxiliar de tribunal, porém foi o único que não passei.

0
 Responder

Avatar madruguinha churros 5 de Janeiro de 2017

joga na loteria, viu! brincadeiras a parte….mas não desista não, fracos são os que desistem! Persistência é a chave da sua aprovação. Hoje ta dificil e cansativo, parece que nunca chega, mas vai chegar sim!

0
 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *