VoIP na Copa do Mundo

Avatar


12 de abril2 min. de leitura

voip_na_copa_do_mundo

Neste ano, o mundo inteiro estará com os olhos voltados para o Brasil. Assim, pessoas de todos os continentes virão assistir aos jogos de seus países no maior evento mundial: a Copa do Mundo. Mas como essas pessoas se comunicarão com seus parentes que ficaram lá em seus países de origem? A melhor técnica para encurtar essa distância é o VoIP ou também conhecida como Voz sobre o IP.

Como o VoIP Funciona?

Esse serviço transforma a voz, que é uma onda mecânica, em dados, colocando-os em pacotes digitais que são transmitidos pela Internet. Dessa forma, as pessoas não usam a infraestrutura da telefonia convencional. Em vez disso, elas usam a Internet.

Primeiramente, é necessário estar conectado à Internet. Dessa forma, o usuário do serviço pode se comunicar de várias formas:

  • Usando um software instalado em um computador, como o Skype;
  • Usando esse mesmo software em celulares smartphones;
  • Usando um aparelho físico que suporta o VoIP.

Quando você usa o Skype, discando para outra pessoa que também tem o mesmo aplicativo, a ligação é gratuita, mesmo que ela esteja em outro país. Por que isso? Porque no VoIP a distância não importa, pois utiliza-se a Internet, que faz a comutação de pacotes, enquanto as telefonias convencionais usam a comutação de voz, usando circuitos físicos, nos quais a distância gera um custo maior.

Vários órgãos públicos já adotam o sistema VoIP em suas centrais telefônicas. Neste caso, cada usuário do serviço terá em sua mesa um aparelho físico conectado a um cabo de rede de dados e não em um cabo de telefone.

Vantagens do VoIP

Enquanto a telefonia convencional cobra por vários serviços adicionais, como conferência a três, redirecionamento de chamadas, rediscagem automática e identificador de chamadas, o VoIP já integra todas essas facilidades gratuitamente.

Outra vantagem é poder levar seu aparelho para qualquer lugar e o mesmo receberá a ligação. Por exemplo, em órgãos públicos, cada aparelho VoIP é configurado com o seu ramal, enquanto na telefonia convencional o ramal está associado à “tomadinha” do aparelho que fica grudada na parede.

Talvez o maior de todos os benefícios seja a convergência, ou seja, VoIP pode ser usada no seu notebook, mas também no seu smartphone ou ainda em um aparelho físico. Dessa maneira, existem várias formas de se usar a mesma tecnologia. No caso do Skype, você integra mensagens de texto, chamadas telefônicas e ainda vídeo chamadas, tudo isso em um único aplicativo.

Tipos de Ligações

O VoIP permite ligações internas, dentro de uma própria instituição, ou seja, entre ramais, mas também permite realizar ligações de longas distâncias DDD e DDI, todas elas a um custo muito mais reduzido se comparado à telefonia convencional.

Isso Cai na Prova?

Veja como esse assunto já foi cobrado em prova:

1. (CESPE/CEF/TÉCNICO BANCÁRIO/2010) VoIP é uma tecnologia atualmente promissora que, ao otimizar o uso da linha telefônica residencial ou empresarial, permite a realização de ligações telefônicas em tempo real e com baixo custo.

2.  (CESPE/STJ/Analista Judiciário/Área Judiciária/2012)

 Uma tecnologia para comunicação de voz utilizada em intranet é a de Voz sobre IP (VoIP), a qual permite ao usuário fazer e receber unicamente ligações telefônicas externas, mas não ligações internas (ramais convencionais)

  Gabarito:

    1. F – não usa linha telefônica, usa a Internet.

    2. F – faz ligações entre ramais.

Avatar


12 de abril2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

artigo palavra de quem entende