Bacharéis e estudantes do 9º e 10º semestres, atenção! A Fundação Getulio Vargas acaba de publicar em seu site o edital de abertura do XXII Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil.
As inscrições já estão abertas e deverão ser enviadas por meio de formulário eletrônico disponível no site da Fundação Getulio Vargas http://oab.fgv.br até às 17h do dia 10 de fevereiro de 2017, observado o horário oficial de Brasília/DF. O valor da taxa de inscrição é de R$ 240,00 e deverá ser pago via boleto bancário até o dia 09 de março de 2017.
Aqueles que desejam solicitar a isenção da taxa deverão preencher requerimento específico, disponível no site da FGV durante o período de inscrições. O resultado definitivo da análise de solicitações de isenção da taxa será publicado no dia 06 de março de 2017.
A avaliação dos candidatos se dará por meio de prova objetiva e prova prático-profissional, de caráter eliminatório. A 1ª fase – prova objetiva – está programada para o dia 02 de abril de 2017, das 13h às 18h, conforme o horário oficial de Brasília (DF). Serão 80 questões de caráter eliminatório sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. Também serão cobradas questões de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB. Já a prova prático-profissional que exige a elaboração de uma peça profissional e quatro questões escritas será aplicada na data provável de 28 de maio de 2017. Ambas as provas serão aplicadas no turno da tarde e tem duração prevista de cinco horas.
Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados até às 22h do dia 02 de abril de 2017, observado o horário oficial de Brasília/DF, e o resultado preliminar da prova objetiva será divulgado na data provável de 02 de abril de 2017. Os padrões de respostas preliminares da prova prático-profissional serão divulgados até às 22h do dia 28 de maio de 2017, observado o horário oficial de Brasília/DF, e o resultado preliminar da prova prático-profissional será divulgado na data provável de 28 de maio de 2017.
O examinando que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar da prova objetiva poderá fazê-lo, das 12h do dia 17 de abril de 2017 às x do dia 20 de abril de 2017. O examinando disporá de três dias para a interposição de recursos contra o resultado preliminar da prova prático-profissional, das 12h do dia 21 de junho de 2017 às 12h do dia 24 de junho de 2017.
O resultado definitivo da prova objetiva, após a apreciação dos recursos, será divulgado na data provável de 03 de maio de 2017. O resultado final do Exame está previsto para o dia 04 de julho de 2017. Mais informações sobre o XXII Exame de Ordem podem ser conferidos no edital.
A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.
Detalhes:
- XXII Exame de Ordem
- Banca organizadora: Fundação Getulio Vargas
- Escolaridade: Nível superior em direito
- Estados: Nacional
- Inscrições: de 31 de janeiro de 2017 até 10 de fevereiro de 2017
- Taxa: R$ 240,00
- Provas: 02 de abril de 2017 (1ª fase) 28 de maio de 2017 (2ª fase)
Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXII Exame de Ordem!
O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.
Quero passar na oab,conto com o curso.
Para que serve um diploma de Bacharel de Direito? Se demais cursos superior exige mais reponsabilidade e não precisa de concurso para exercer sua profissão liberal. porque tanta burocracia? omissão de informações. Sugestão: classificar faixa etaria de 20 a 20 anos diminuir o nº de questões para o mais velhos em proporção. Podendo cobrar mais a taxa de inscrição.
Esperar recursos
Os exames da OAB, sou a favor, mas que seja um valor mais acessível para a população, valores extremamente caros devida ao número de candidatos, muito maior que qualquer concurso no Brasil. As vezes me pergunto, esse valor cobrado é para pagar os custos que a OAB tem na aplicação do exame, ou também é pra isso e aumentar ainda mais os cofres. Lembrando que as pessoas reprovadas, depois tem um prazo pra fazer a prova uma única vez sem pagar, depois precisa pagar todo o valor novamente. Não deveria ser um valor diferenciado? Fica aí algumas dúvidas.