Um pouco sobre acentuação. Por: Elias Santana

Avatar


30 de março2 min. de leitura

Um pouco sobre acentuação. Por: Elias SantanaFrequentemente, tenho recebido inúmeras perguntas acerca de uma regra de acentuação: a dos hiatos tônicos. Por esse motivo, resolvi trazer esse assunto ao artigo desta semana! Chegou a hora de sanar de vez todas as dúvidas!

Segundo a gramática da língua portuguesa, existe uma regra de acentuação para quando há a formação de um hiato em que a segunda vogal dele é I ou U. É o que acontece, por exemplo, com as palavras país e saúde. Se separarmos as sílabas desses dois vocábulos, o resultado é PA-ÍS e SA-Ú-DE. Na primeira, veja que as vogais A e I ficaram em sílabas diferentes (hiato significa duas vogais juntas que se separam na separação silábica). Como a vogal I é a segunda, deve ser acentuada. Na segunda, as vogais A e U se separaram. Como U é a segunda vogal, também deve ser acentuada. Diante disso, vamos a alguns fatos.

  1. A palavra país é oxítona, e saúde é paroxítona. Oxítona significa que a última sílaba da palavra é tônica; paroxítona significa que a penúltima sílaba da palavra é tônica. Todavia, a regra que justifica a acentuação dessas duas palavras é a dos hiatos tônicos, e não a regra de acentuação destinada a oxítonas e paroxítonas.

 

  1. Cuidado com palavras como deficiência, judiciário e sabíamos. Nas três, há hiato (em DE-FI-CI-ÊN-CIA, as vogais I e E se separam; em JU-DI-CI-Á-RIO, as vogais I e A se separam; em SA-BÍ-A-MOS, as vogais I e A se separam). Todavia, a regra dos hiatos tônicos não se aplica a essas palavras! Nas duas primeiras, as vogais acentuadas são E e A (ambas são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo – quando há duas vogais juntas e que não se separam). Na terceira, a vogal I foi acentuada, mas ela é a primeira vogal do hiato, e não a segunda (ela é acentuada porque toda proparoxítona deve ser acentuada)!

A regra dos hiatos tônicos aplica-se, além de país e saúde, a algumas outras palavras: prejuízo, saída, egoísmo, faísca, heroína, cafeína, baú, reúne (note que, em todas elas, as vogais I e U são a segunda vogal do hiato). Também cabe salientar que, nesta regra, se a vogal for seguida de Z, R, M ou NH, não haverá acento. Por isso, as seguintes palavras não são acentuadas: juiz, cair, ruim e rainha. Detalhe: juiz e raiz não são acentuadas, mas juízes e raízes recebem acento (por estarem no plural). São exceções!

Elias Santana


Elias Santana – Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos.
Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

matricule-se 3

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


30 de março2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

elias santana língua portuguesa