5 motivos para você fazer o concurso do BB !

Avatar


02 de julho4 min. de leitura

5 motivos para você fazer o concurso do BB !

 

Olá Pessoal!

O artigo de hoje é na mesma pegada do artigo que trouxe algumas semanas atrás sobre o concurso do BRB e do SERPRO, vou te dar 5 motivos para você fazer o próximo concurso do BB para Agente de Tecnologia.

Se você não viu ainda o edital, então dá uma olhada e aqui mesmo no blog do GRAN tem várias informações sobre esse concurso. Será um concurso para cargos efetivos, achei alguns alunos falando que seria um processo seletivo como se fosse para cargos temporários, gente vamos ler o edital com calma.

 

Veja o item 11 – Da contratação do edital

11.2 – Na contratação, os(as) candidatos(as) assinarão com o BANCO DO BRASIL S.A., Contrato Individual de Trabalho, a título de experiência, pelo prazo de 90 (noventa) dias, o qual se regerá pelos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), fazendo jus às vantagens descritas no subitem 2.1.6 deste Edital. Nesse período, os(as) admitidos(as) serão avaliados(as) sob o aspecto da capacidade de adaptação ao trabalho, das competências necessárias ao desempenho das atividades do cargo e sob o ponto de vista disciplinar, conforme normativos internos.

11.3 – Durante a vigência do prazo de experiência, o(a) candidato(a) que não atender às expectativas do BANCO DO BRASIL S.A. terá rescindido o seu Contrato individual de Trabalho e receberá todas as parcelas remuneratórias devidas na forma da lei.

11.4 – Após o período de experiência, o Contrato passará a viger por prazo indeterminado e o(a) empregado(a) integrará a Carreira Administrativa, resguardados os seus direitos retroativamente à data de início do Contrato individual de Trabalho para todos os fins.

Resumindo, a seleção externa, processo seletivo ou concurso, conforme queira chamar (não vou entrar aqui no mérito do que é cada um desses termos) será para cargos efetivos e não para cargos temporários, para quem estava na dúvida já seria o primeiro motivo, mas não vou gastar um dos motivos com isso, apenas inicio esse artigo fazendo esse esclarecimento.

 

Motivo 1 – Experiência profissional

O BB é uma sociedade de economia mista federal do ramo bancário e possui uma infinidade de tecnologias e serviços sustentados, logo será uma excelente experiência para quem está começando na área, então um dos motivos é que pode ser um grande aprendizado, veja que no edital de seleção tem tecnologias variadas, além de cobrar na parte específica conceitos sobre Big Data. Então fica o primeiro motivo, será uma grande escola para quem está começando.

 

Motivo 2 – Remuneração e benefícios

A remuneração é muito boa para quem está começando, conforme o edital está em torno de R$ 3.022,37 além de inúmeros vantagens como participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e do acordo sindical vigente; vale-transporte; auxílio-creche; ajuda alimentação/refeição; auxílio a filho com deficiência; previdência complementar; acesso a programas de educação e capacitação e possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional. Além disso, apesar de não constar no edital, existe a possibilidade de ao ser alocado na área de tecnologia, e após o período de experiência, receber uma função gratificada e aumentar significativamente o salário. Então está aí mais um bom motivo.

 

Motivo 3 – 240 vagas além de mais 240 de cadastro de reserva

As vagas, são no total de 240 a vagas distribuídas além de mais 240 de cadastro de reserva no cargo Escriturário (Nome de Relacionamento Agente de Tecnologia), distribuídos na Microrregião 16-DF-TI em Brasília-DF, logo apenas pela quantidade já é um grande motivo, pois não é todo dia que se tem concurso com esse tanto de vagas que certamente serão providas até mesmo por força da legislação e decisões de tribunais na jurisprudência vigente. Lembre-se que outros concursos com muitas vagas aconteceram ultimamente para outros órgãos o que pode fazer rodar bastante essa lista.

 

Motivo 4 – Alta rotatividade da lista

Continuando o que comecei a falar ainda no motivo 3 a lista de aprovados será extensa. Então pode ser uma boa fazer o concurso e ficar na lista, no dia que o BB convocar você decide se assume ou não, muitos podem estar na iniciativa privada e passíveis de instabilidades normais desse ramo, então pode ser uma boa ficar numa lista para ter opção, em resumo é melhor ter opção e ficar na dúvida do que não ter opção nenhuma… Além disso estamos com inúmeros outros concursos abertos e/ou convocando aprovados, como SERPRO, BRB, MJ-SP, ME, além de outros que ainda estão em andamento e deve fazer essa lista rodar muito como APEX, DP-DF, PG-DF, etc. Mais um bom motivo para você fazer esse concurso.

 

Motivo 5 – Carreira atrativa

Mesmo que um dia o BB seja privatizado algo que até foi ventilado pelo governo, mas aparentemente perdeu força frente a pandemia, o BB tem uma carreira atrativa, basta você consultar até mesmo professores aqui do Gran que trabalham ou já trabalharam por lá, os salários são bem acima da média de muitos concursos para quem segue carreira no banco, além dos inúmeros benefícios já listados no edital e revisitados nesse artigo, a carreira é muito atrativa e o ambiente de trabalho aparentemente é muito bom, pois normalmente quem trabalha na T.I do BB dificilmente sai para outros concursos, esse também é um bom indicador para fazer esse concurso.

Então agora você tem cinco (5) bons motivos para não perder esse concurso, comece o quanto antes sua preparação, no Gran Cursos Online já temos cursos para esse certame baseado no edital publicado. Inicialmente eu estava pensando em falar das vantagens do BB até mesmo para quem já está concurso em outras empregos públicos com risco de privatização, mas foquei nos motivos para quem está começando na área. Veja que por ter uma carreira atrativa pode ser uma boa até para você já concursado prestar esse certame e após aprovação verificar todos os benefícios e possibilidades que o BB vai fornecer.

Não deixe de fazer esse concurso, mesmo não se sentido bem-preparado, concurso além de esforço também tem um pouco de sorte, de naquele dia cair aquilo que você sabe e com uma lista com previsão de até 480 aprovados a chance de ser chamado é enorme.

Dessa forma encerro esse artigo e desejo sucesso!

Até mais !

Palavras Chaves: BB, Banco do Brasil, Concurso, T.I.

Professor Washington Almeida

Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. Atualmente é Analista Judiciário na Justiça Federal (TRF1), Professor no Gran Cursos Online e na Cesar School no curso Métricas Ágeis. Certificado ISF ISO/IEC 27002. Ocupou a Função de Diretor do Núcleo de Operação de Centros de Dados na Justiça Federal- TRF1. Exerceu o cargo de Coordenador-Geral de Sistemas (DAS 101.4) no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, servidor público ocupando o cargo de Analista em Tecnologia da Informação – ATI.

 

Avatar


02 de julho4 min. de leitura