Houve, nesta semana, a celebração de um grandioso evento para a história do Brasil: a proclamação da República. Nessa ocasião, é normal que executem o nosso hino. E como o brasileiro se emociona ao cantar ou ouvir a composição de Joaquim Osório Duque Estrada! E nos eventos esportivos? A voz do povo ecoa em estádios e ginásios! Mas, eis que pergunto: será que todos os Brasileiros entendem o que diz o Hino Nacional? Trata-se de uma composição parnasiana, cheia de inversões e preciosismos. No primeiro episódio do “Na Ponta da Língua”, falei um pouco sobre o hino. No próximo (dia 16 de novembro de 2016) falarei um pouco mais!
Logo nos versos iniciais, há uma sínquise (forte inversão dos termos da oração) que merece destaque. Em ordem direta, o início do hino seria “as margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico”. E é assim mesmo! Quem “ouviram” foram “as margens plácidas do Ipiranga”! O autor quis dizer que as pessoas que estavam às margens do rio foram as ouvintes do grito que declarou a nossa independência! Esse recurso chama-se metonímia, pois, para não falar das pessoas, usou-se uma referência ligada a elas – no caso, o lugar onde estavam. Mas os hipérbatos é que conferem majestade ao hino!
Outro trecho lindo diz respeito à exaltação de nossa bandeira (lábaro, flâmula). O autor deseja que ela, estrelada, seja símbolo de amor eterno! E que o verde e amarelo transmita a seguinte mensagem: paz no futuro, e glória no passado. Nossa bandeira, portanto, expressa amor, paz e glória!
O hino nacional também deu origem ao bordão das manifestações de 2014: “o Gigante acordou”! Dizer que o Brasil é um “impávido colosso” é afirmar que ele é um gigante grande, forte, destemido, intrépido, corajoso! Recentemente, em uma visita a Macaé-RJ, vi, em um muro, uma pichação que usava o tema criado pouco antes da Copa: “o gigante acordou e está colando figurinhas”. Triste verdade; onde foi que perdemos toda a nossa impavidez?
Por isso, amo analisar nossa língua! Alguns versos, quando compreendidos, levam-nos a profundas reflexões. O nosso hino nos deseja heroísmo, liberdade, amor, paz, glória, coragem; no entanto, não é honrado tentar alcançar todas essas virtudes por meios escusos. Assim como também não podemos esmorecer diante dos problemas. Para se alcançar o certo, é preciso fazer o certo.
Na próxima vez em que você ouvir o hino, lembre-se de tudo isso. Não abra a sua boca em vão. Não gaste sua voz e emoção a troco de nada. Deixe seu coração entender cada palavra pronunciada. Use esse entendimento como inspiração para as suas atitudes!
Quer entender ainda mais? Então, esteja comigo às 20 horas do dia 16 de novembro de 2016 no YouTube do Gran Cursos Online! Você vai adorar!
Perdeu os episódios anteriores? Não se preocupe! As transmissões estão disponíveis para visualização em nosso canal, clique nos links abaixo:
1º episódio – O Hino e a Língua
2º episódio – Particularidades léxicas: ame-as ou entenda-as!
3º episódio – Minissimulado – IDECAN
4º episódio – Especial PC-GO
5º episódio – O “Que” e “Por que” decorar?
6º episódio – Aviões do Forró – Fiquei sabendo
7º episódio – Minissimulado – CESPE
8º episódio – Regência Verbal
9º episódio – Minissimulado FCC – Parte I
10 episódio – Minissimulado FCC – Parte II
11º episódio – Minissimulado FCC – Parte III
12º episódio – Minissimulado Idecan
Confira o episódio desta semana:
Elias Santana é Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por esta razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Estudando para concursos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
Participe da conversa