Em tempos de intensa conectividade, uma das modalidades educacionais mais usadas – e elogiadas – hodiernamente é a virtual. Apesar da pouca interação interpessoal (que também faz parte do processo de ensino e aprendizagem), poder estudar em casa, por meio da internet, possui significativas vantagens, como a economia de tempo e dinheiro e o autogerenciamento do ritmo de estudos. Com isso, uma expressão ganhou notoriedade: educação a distância.
Existe um consenso entre gramáticos: caso a distância não seja especificada, não se deve usar o sinal indicativo de crase.
As seguintes construções, portanto, são consideradas corretas:
(1) Educação a distância.
(2) Ensino a distância
(3) Atendimento a distância.
(4) A mãe observava a evolução do filho a distância.
(5) Note que, nos três casos apresentados, o vocábulo “distância” foi usado em sentido genérico.
A situação é um pouco diferente caso, no texto, a distância seja especificada. Se isso acontecer, o sinal indicativo de crase passar a ser obrigatório!
Veja:
(6) Eu estudava à distância de 300 metros da minha casa.
(7) O atendimento foi feito à distância de 15 quilômetros do acidente.
(8) Há um universo de conhecimento à distância de um clique!
Agora, além de conhecer mais sobre o uso da locução “a distância”, você também aprendeu um pouco mais sobre o sinal indicativo de crase! Logo, você não tem mais motivos para usar apenas a sigla EaD para designar a sua forma de estudar! Não tenha vergonha! Use – ou deixe de usar – o acento grave sem medo!
Elias Santana – Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Alguns gramáticos e dicionaristas dizem que, mesmo a distância sendo indeterminada, por motivo de clareza, para evitar ambiguidades, pode-se usar a crase: Estudo à distância. / Fotografamos à distância.