Resumir consiste em conseguir identificar as partes mais importantes de materiais amplos, produzindo, assim, versões mais objetivas de textos, aulas, dentre outros. Basta pensar na quantidade de conteúdo que um concurseiro tem de estudar para compreender como fazer um resumo de qualidade pode fazer toda a diferença, não é mesmo?
Você já deve ter escutado que não se deve assistir a uma aula ou ler um PDF sem um lápis na mão. Essa ideia reflete diretamente a importância de fazer um bom resumo para os seus estudos, sabia?
Dito isso, muitos concurseiros sentem muita dificuldade em resumir e deixam de desfrutar das muitas vantagens de ter esse material como um auxílio, especialmente nas revisões.
Ao longo do conteúdo, você poderá conferir dicas de como fazer um resumo para concursos, quais são as vantagens de estudar com eles e em quais momentos da sua trajetória eles podem auxiliá-lo mais!
Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação!
|
Resumo x fichamento: o que são e qual é a diferença?
Apesar de serem muito similares e até mesmo complementares, o resumo e o fichamento são táticas de estudos distintas.
Enquanto no resumo o intuito é fazer um apanhado das partes essenciais com as suas próprias palavras, em um fichamento é mais comum copiar as citações/partes mais importantes do jeito que foram compartilhadas e, a partir daí, fazer as suas próprias considerações ou comentários.
Lembra da necessidade de ter um lápis ou caneta na mão enquanto você está escutando uma aula ou lendo um PDF? Pois é! O intuito é que o aluno anote as partes que julgar mais importantes.
Neste processo, é muito comum copiar exatamente o que está sendo dito ou escrito pelo professor no material base. Assim, fichamentos desses materiais acabam sendo produzidos.
Em um segundo momento, depois de avaliar o material, o aluno poderá melhorá-lo, escolhendo o que fica e o que sai e estruturando os conceitos com as próprias palavras. Assim, surge um resumo para concurso.
Como fazer um resumo para concurso: passos essenciais
Fazer resumos para concurso, assim como para qualquer outro texto, é um processo relativamente simples. Para isso, você vai precisar de:
- Material base (videoaulas, audioaulas ou PDFs, por exemplo);
- Um caderno*;
- Atenção redobrada.
*- Apesar de ser possível realizar as suas anotações no computador, fazê-las à mão garante mais trabalho motor do cérebro, demandando mais concentração e, assim, aumentando o potencial de retenção daquelas informações.
1° passo de como fazer um resumo para concursos: fase de anotações/fichamento
O primeiro passo para a confecção de um resumo para concurso é ficar atento aos conteúdos teóricos enquanto você os lê, assiste ou escuta, fazendo anotações:
- De conceitos introdutórios, essenciais para o entendimento do restante do conteúdo.
- Quando uma informação for reforçada, aparecer mais de uma vez ou for dita com ênfase;
- Quando o professor ou autor do material indique para fazê-lo;
- Sempre que a informação esteja naturalmente destacada no material.
Por outro lado, não é interessante anotar exemplos, ainda que você acredite que sejam interessantes para a compreensão. Em casos assim, escolha uma palavra-chave para associar ao exemplo e inclua apenas ela no seu fichamento.
Também não é interessante copiar artigos de leis. Ao invés disso, para otimizar o seu tempo, faça marcações no texto da lei e, quando for estudar, revisite-os em conjunto.
2° passo de como fazer um resumo para concursos: fase de resolução de questões
Depois de terminar o seu fichamento sobre determinado assunto, você provavelmente deve estar assustado diante de tantas páginas de informação, não é mesmo? Neste momento, ainda não é interessante pensar na confecção do resumo.
Isso porque ainda é difícil avaliar o que efetivamente é importante para o certame que você prestará. Então, uma das maneiras mais diretas de tomar essas conclusões é por meio da resolução de questões.
Ao fazer isso, você compreenderá, de maneira prática, o que é realmente importante para a seleção que você está se preparando. Além disso, também vai ser mais fácil identificar as dúvidas que não surgiram durante a parte teórica.
Uma dica importante é não apenas passar batido pelos erros, só anotando se você errou ou acertou. Tente perceber também quais são os assuntos mais tratados dentro da matéria.
Se você puder fazer isso já direcionado à banca organizadora do seu certame e/ou provas passadas, melhor o seu resumo ficará!
Se possível, busque resolver o máximo de questões sobre o tema antes de fazer o seu “resumo final”.
3° passo de como fazer um resumo para concursos: fase de releitura
Depois de fazer questões é muito possível que você já tenha uma compreensão mais afiada do conteúdo. Nesse momento, leia as informações no seu fichamento e, em seguida, avalie o que deve ficar e o que pode ser retirado.
4° passo de como fazer um resumo para concursos: fase de edição
Na fase de edição do resumo, o seu objetivo será reformular aquele material de forma que fique o mais claro possível. Então, além de editar as informações e a maneira como vários conceitos foram escritos (ou copiados) é o momento também de utilizar cores, formas e/ou desenhos para ilustrar o seu resumo ainda mais, tornando-o mais didático.
As cores, marcações e figuras auxiliam na memorização, já que criam mais elementos para que o cérebro estabeleça conexões e gatilhos.
Além disso, fica mais fácil identificar quais são as partes mais vitais do resumo quando os seus olhos são imediatamente guiados para lá. E, como todo o concurseiro sabe, quanto mais o tempo disponível for otimizado, melhor!
Quando fazer um resumo para concurso?
Depois de confeccionado, o resumo para concurso poderá auxiliar o concurseiro durante a fase de revisão. Novamente, lembramos: serão muitos os conteúdos que você que estudar ao longo da sua trajetória.
Nesse caminho, não é incomum chegar bem perto da prova e perceber que está com dúvidas em um assunto mais introdutório. Então, para não ter que estudar novamente, do zero, os materiais de revisão surgem como uma solução.
Por essa razão, o resumo para concurso pode ser um material tão importante na sua preparação.
Dito isso, você já deve ter percebido, dentre os passos de como fazer um resumo, que é um processo que demanda tempo, não é mesmo?
E, infelizmente, em alguns casos, especialmente quando falamos de um pós-edital apertado, não há tempo para produzir resumos para todas as matérias e temas estudados.
Nesses casos, a recomendação do professor Alexandre Meirelles é confeccionar resumos apenas para as matérias mais relevantes e para as que você tiver mais dificuldade. No restante, é melhor apostar em marcações no material.
Caso você esteja estudando no pré-edital, contudo, é um momento excelente para confeccionar o máximo de resumos possível. Afinal, eles, muito provavelmente, poderão auxiliá-lo até mesmo em mais de um concurso público.
Como fazer um resumo para concurso: confira mais dicas com o professor!
Aperfeiçoe ainda mais os seus estudos para concursos compreendendo como e quais são os melhores momentos para utilizar os resumos e como fazê-los!
Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?
Agora você já conhece um pouco mais sobre como fazer um resumo para concurso e porque estudar com este tipo de material! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?
Na semana que vem exploraremos as principais dicas e orientações de estudos para quem deseja ser aprovado em certames dessa área. Não deixe de conferir! As publicações são realizadas todas as quintas-feiras às 20h!
Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e incluiremos a sugestão na lista de próximas publicações!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa