Onde ou aonde? Aprenda a diferença e quando usar!

Confira as diferenças entre Onde e Aonde e esteja pronto para não errar mais no uso dessas palavras!

Por
1 min. de leitura

Uma das principais razões pelas quais algumas regras da língua portuguesa passam despercebidas é que, na maioria das vezes, podemos ser compreendidos mesmo cometendo pequenos erros.

Isso pode não ser um problema até passarmos por algum tipo de teste ou prova que avalie nosso conhecimento, como em um concurso público. A disciplina de língua portuguesa é uma das que mais causam dificuldades em concurseiros, e, nas provas em que a redação é exigida, essas dúvidas podem ser fatais.

Para sanar uma das mais frequentes causas de notas baixas nesta disciplina, falaremos hoje sobre os usos dos advérbios ONDE e AONDE e como diferenciar seus usos.

Onde ou aonde?

Entre as maiores dúvidas dos concurseiros sobre português, está a regra dos usos de onde ou aonde. A seguir, explicaremos de maneira bastante simples em que situação cabe cada um dos usos e como memorizá-los de uma vez por todas!

Diferença entre onde e aonde

A primeira coisa que precisamos ter em mente para aprender de vez a utilizar uma regra é entender por que ela existe, qual o seu sentido. Ao entender exatamente qual é a diferença entre esses dois advérbios, memorizamos o que cada um significa e diminuímos consideravelmente a chance de errar novamente. Explicaremos abaixo quando usar onde ou aonde.

Vamos lá?

ONDE é o lugar em que alguém está. No momento presente. Substitui vocábulos que expressam a ideia de lugar. Por exemplo:

  • Onde a Regina está agora?
  • Não sei onde fica a cidade de Ribeirão Preto.
  • Ela mora na Bahia, onde nasceu sua filha.
  • Vivemos em uma cidade onde constantes transformações acontecem.

Também podemos substituir esse advérbio por “na qual”, “em que”, etc, quando a frase permitir. Se a frase continuar fazendo sentido, o uso está correto!

Ex.: Vivemos em uma cidade na qual constantes transformações acontecem.

AONDE também expressa a ideia de lugar, porém está mais relacionada a movimento ou destino. Um lugar onde alguém estará em um futuro próximo. É o advérbio “onde” com auxílio da preposição “a“. Por exemplo:

  • Aonde a Regina vai após o almoço?
  • O time chegou aonde nenhum time brasileiro chegou.
  • Ela vai aonde a mandarem.

Neste caso, é possível substituir o advérbio por “para onde”. Se a substituição for satisfatória e a frase fizer sentido, então saiba que o uso está correto!

Ex.: Para onde a Regina vai após o almoço?

Acesse nossa lista de materiais gratuitos, exercícios sobre onde ou aonde comentados e aulões!

Para mais português para concurso e mais informações sobre concursos abertos, fique ligado nas informações aqui no blog do Gran Cursos Online!

Por
1 min. de leitura