Português para concurso! CONFIRA!

Veja neste artigo dicas de como estudar português para concurso e domine essa disciplina.

Nem sempre os candidatos dedicam atenção à disciplina de português para os concursos que irão prestar. A preferência por dedicar horas e mais horas de estudos as disciplinas específicas é muito comum. De fato, isso é importante, mas não se pode cair na armadilha de esquecer matérias básicas e importantíssimas, como é o caso do Português. Além das questões da própria disciplina, é preciso manter um bom estudo para as provas que exigem respostas discursivas.

Algumas pessoas possuem mais dificuldade nessa disciplina e, por isso, necessitam de mais atenção e estudo. O português costuma ser traiçoeiro nos processos seletivos, pois acaba eliminando muitas pessoas. Por isso, neste post  daremos algumas dicas de como estudar Português para concurso.

Entrevista com o professor de Português Elias Santana

Nada melhor do que aprender com quem realmente entende da área, não é mesmo? Para te auxiliar, conversamos com o Professor de Português do Gran Cursos Online, Elias Santana. Confira todas as dicas dele para você ter sucesso nessa disciplina.

Como estudar português para concurso?

Para estudar português para concursos é necessário respeitar o ordenamento básico de estruturação da língua. Muitas pessoas ainda acreditam que para sanar dúvidas acerca de crase, por exemplo, basta estudar com afinco crase. Isso, em alguns casos, não funciona, porque o que falta à pessoa são outros conceitos prévios, como morfologia (principalmente sobre preposições, pronomes e artigos). Aliás, isso não vale só para concursos, mas para tudo o que envolva língua portuguesa.

Como iniciar os estudos de português para concurso?

Morfologia. O conhecimento adequado sobre as dez classes gramaticais e suas respectivas locuções é primordial para que alguém consiga avançar nos estudos. Em seguida, sintaxe do período simples e sintaxe do período composto. A partir daí o candidato consegue visitar outros assuntos, como pontuação, crase, colocação pronominal etc.

Quais são os conteúdos mais cobrados em concursos relacionados a disciplina de português?
Pontuação é o assunto mais querido, uma vez que, por questões acerca dessa matéria, é possível avaliar todo o conhecimento morfossintático de um indivíduo. Também merecem destaque concordância e regência (principalmente a verbal), crase, pronomes oblíquos e colocação pronominal.

Para a disciplina de português, os candidatos devem ficar atentos ao quê?

À transposição do conteúdo para questões de provas. O bom concurseiro não é bom de português, e sim bom em resolver questões de língua portuguesa. Por incrível que pareça, são concepções diferentes. Quem é bom de português consegue justificativa para cada fenômeno linguístico (seja na perspectiva sincrônica ou diacrônica). Quem é bom em resolver questões de língua portuguesa nem sempre consegue justificativa para tudo o que lhe é perguntado, mas sabe exatamente qual conteúdo está em jogo em cada questão, porque, às vezes, mais de uma justificativa pode ser capaz de justificar o gabarito em uma prova.

O que o candidato pode fazer para se tornar um bom interpretador de textos e interpretar bem os textos das bancas?
Treino constante. A rigor, a análise de textos (que inclui a compreensão e a interpretação deles) é a única parte de uma prova de concursos que permite consulta, uma vez que sempre será possível consultar o texto para buscar a resposta correta. Todavia, sabe-se que não é tão simples assim. O bom candidato tem, em sua rotina semanal ou em seu ciclo de estudos, um tempo dedicado à resolução de questões de texto (que chegam a ser responsáveis por 80% de uma prova de português). Inicialmente, deve-se fazer questões de todas as bancas, a fim de aprimorar a competência analítica. Em seguida, migrar para bancas específicas (preferencialmente, a que irá organizar determinado concurso), a fim de compreender o que cada examinador costuma priorizar em seus questionamentos.

O que é necessário para passar na disciplina?

Humildade, respeito e dedicação. A primeira característica é fundamental para reconhecer que, quase sempre, será necessário retornar aos aprendizados esquecidos do ensino fundamental para conseguir obter bons resultados nas provas. Nesse momento, é da natureza do indivíduo querer culpar os professores que teve na educação básica, mas, na maioria das vezes, ele não é o responsável. A diferença é que, quando concurseiro, a pessoa possui outras ambições e precisa da língua portuguesa para alcançá-las. Isso é o que responde a famosa pergunta “caramba, como eu não entendi isso antes?”, tão comum na boca de tantos. A segunda característica tem justificativa estatística: língua portuguesa é a disciplina que, em médias absolutas, mais reprova em concursos públicos. Respeitá-la significa compreender o peso que ela representa na aprovação (ou não) de alguém. A terceira e última característica deriva da anterior. Ao compreender a complexidade da matéria, o candidato deve dedicar-se com persistência e paciência, sem buscar constantemente fórmulas mágicas ou alternativas reducionistas (vulgo macetes) para aprender. Estudar qualquer língua significa lidar com uma ciência humana. Os resultados nem sempre são exatos ou generalistas, mas, em geral, são oriundos de uma lógica diferente daquela que se conhece a partir dos cálculos matemáticos.

Gran Mática

Que gabaritar gramática nas provas? Confira o nosso programa de Língua portuguesa, com o Professsor Diogo Alves.

Redação Sob Medida

Para auxiliar os candidatos a fazer uma boa redação para concurso, o Gran Cursos Online criou o Projeto Redação Sob Medida.

O projeto tem como objetivo auxiliar os estudantes de concursos públicos quanto à correta produção textual;

  • apresentar aos alunos os diversos tipos discursivos exigidos em concursos;
  • fornecer técnicas inovadoras, com diversas dicas e correções; e
  • fazer com que os estudantes desenvolvam autonomia e confiança para que produzam textos primorosos.

Como o projeto funciona?

O aluno assiste às videoaulas, treina o que aprendeu, envia suas redações e logo depois recebe a correção com a orientação do professor.

Curso Gratuito para Concursos: Combo Essencial 3 em 1

Devido ao Coronavírus, o Gran Cursos Online liberou um Curso Completo Para Concursos Públicos grátis por 100 dias que vai beneficiar 1 milhão de concurseiros que estão com aulas paralisadas em cursos presenciais pelo Brasil.

Quero me inscrever!
Clique aqui para fazer a inscrição

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Lorena Martins
Lorena Martins
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo