Conforme antecipamos no último artigo do blog, hoje trataremos dos critérios de correção da prova escrita de Língua Inglesa que, juntamente com o exame de Língua Portuguesa, compõe a Segunda Fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata – CACD. O mesmo que foi dito para português serve para o inglês: a melhor forma de estudar para essa prova é, sem dúvida, praticar redações, traduções, versões e resumos, conforme o conteúdo cobrado, e ter esses exercícios corrigidos da mesma maneira que serão no Concurso. Vejamos, então, como isso ocorre.
Segundo o item 6.6 do Edital do CACD de 2018, que serve de referência para a edição deste ano, tendo em vista a tradição do processo seletivo de manter o formato do Concurso, “a prova escrita de Língua Inglesa, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 100,00 pontos e consistirá de:”
E os critérios de correção, segundo o item 6.8, serão:
Cada uma das quatro partes em que a prova é dividida (redação, tradução, versão e resumo) é avaliada de acordo com aspectos macro e microestruturais. No caso da redação, o peso de cada tipo de aspecto é de 50%. Nas demais seções, os aspectos microestruturais (correção gramatical e propriedade de linguagem) valem o dobro dos macroestruturais (fidelidade ao estilo do texto original).
Na redação, os aspectos macroestruturais (organização do texto e desenvolvimento do tema) são divididos da seguinte forma com a respectiva faixa de valor de pontuação:
- Apresentação/impressão geral do texto: de 0 a 2 pontos;
- Legibilidade: de 0 a 2 pontos;
- Estilo: de 0 a 2 pontos;
- Coerência: de 0 a 4 pontos;
- Capacidade de argumentação (objetividade, sistematização, conteúdo e pertinência das informações): de 0 a 10 pontos;
- Capacidade de análise e reflexão: de 0 a 4 pontos.
Total: 25 pontos.
Os aspectos microestruturais da redação e das demais partes da prova são de três tipos: ortografia, morfossintaxe e propriedade vocabular. Na redação, esses aspectos valem 25 pontos, enquanto na tradução, versão e resumo, 10 pontos cada.
Os descontos por erros vão de 0,1 a 0,5 ponto, de acordo com a falha cometida. Enquanto cada palavra em excesso ou faltante na redação (que deverá ter extensão de 400 a 450 palavras) ou resumo (entre 35% e 50% do texto a ser resumido) tira do(a) candidato(a) 0,1 ponto; erros microestruturais descontam 0,5 ponto; e as falhas macroestruturais, de 0,33 a 0,5, dependendo da gravidade.
Como a prática desses exercícios simulando o formato e a correção da prova de Língua Inglesa, assim como a de Língua Portuguesa, depende de um bom professor que conheça e adote esses critérios, sugiro fortemente que você considere a melhor opção, inclusive em termos de custo-benefício, do mercado preparatório para o CACD.
Prof. Jean Marcel Fernandes – Coordenador Científico
Nomeado Terceiro-Secretário na Carreira de Diplomata em 14/06/2000. Serviu na Embaixada do Brasil em Paris, entre 2001 e 2002. Concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco em julho de 2002. Lotado no Instituto Rio Branco, como Chefe da Secretaria, em julho de 2002. Serviu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires – Setor Político, entre 2004 e 2007. Promovido a Segundo-Secretário em dezembro de 2004. Concluiu Mestrado em Diplomacia, pelo Instituto Rio Branco, em julho de 2005. Publicou o livro “A promoção da paz pelo Direito Internacional Humanitário”, Fabris Editor, Porto Alegre, em maio de 2006. Saiba +
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Conselheiro Jean, aguardo o artigo falando sobre as vantagens/desvantagens de trabalhar com a diplomacia bilateral ou multilateral?