Vamos falar sobre foco?

Por
2 min. de leitura

Olá, pessoal! Tudo bem? Certa vez, eu ouvi que uma das características mais almejadas deste século é a capacidade de o indivíduo ter foco. Pois bem! No  artigo de hoje, vou falar justamente sobre a importância de se manter focado.

Em termos de comportamento, o foco é a característica de firmar concentração em uma ideia, um ponto, um objetivo e somente se desviar se tiver alcançado o resultado. Foco é ter uma meta com início, meio e fim dentro do planejado, não se desviando do que se propôs a fazer originariamente.

Acredito que estejamos numa era em que é muito difícil se manter focado. E por quê? Pela quantidade gigantesca de estímulos que temos todos os dias nas mais diversas plataformas digitais. Quem nunca esteve ouvindo uma música no celular e, de repente, apareceu uma determinada notificação de outro aplicativo?

Vivemos em um mundo onde, a todo instante, somos pegos nos desviando dos nossos objetivos. Manter-nos focados não é uma tarefa fácil, mas, sim, um grande desafio. Certas vezes nos deparamos com um material de estudos no qual simplesmente não conseguimos evoluir. Paramos, começamos a pensar no(a) namorado(a), na academia ou em outros assuntos. Mas será que o problema  está na capacidade de não possuir foco ou na qualidade do material estudado? Convido você a se fazer essa pergunta.

Quantas vezes conversamos com alguém e simplesmente paramos de ouvi-la? Acabamos por olhar para o lado e nos chegam pensamentos totalmente fora do contexto. Isso não necessariamente é um déficit, um transtorno, mas aquilo não é interessante, não nos interessa. Podemos afirmar que isso não é falta de foco. É falta de interesse.

O problema da falta de foco está em começar um livro, uma preparação para concurso e, após alguns parágrafos ou dias de estudo, perder o interesse. Essas pessoas começam a estudar e minutos depois estão verificando as redes sociais ou grupos de WahtsApp. Cabe ressaltar que, caso a pessoa tenha real interesse em algo, mas não consiga prestar atenção pouco tempo após começar a atividade, é necessário procurar um especialista no assunto.

Agora, vamos falar sobre as pessoas que não estão nos dois casos citados acima. Ou seja, elas têm um material interessante para estudar e possuem curiosidade em relação ao tema específico, porém não conseguem manter o foco. O primeiro passo que eu recomendo é deixar o celular desligado ou em modo avião durante 20 ou 30 minutos e fazer uma leitura profunda, concentrada no conteúdo. À medida que for se habituando a esse tempo longe do celular, por exemplo, ele deve ser estendido.

O foco, se não estiver relacionado a um transtorno de déficit de atenção ou algo similar, pode e deve ser treinado. Esse treinamento há de ser repetido inúmeras vezes para que acabe virando um hábito. É muito difícil focar quando se coloca uma foto da mesa de estudos no Instagram e as pessoas começam a curtir. É impossível focar quando seu celular a todo instante sugestiona a abertura de determinados apps. Foco é uma conquista diária.

Alguns possuem horas do dia diferentes de outros na capacidade de se manter concentrado. Em determinados momentos de nossas vidas, estamos mais focados do que em outros. Porém, mesmo dentro dessa oscilação, é necessário que, em todas as tarefas, você consiga verificar se está conseguindo ter início, meio e fim.

O foco é escolha de vida, repetição e entrega a um determinado propósito. E por que você deve ter foco? Porque você vai ler melhor, estudar melhor, prestar atenção em uma videoaula e ficar inserido profundamente naquele determinado assunto. Como consequência, sua vida pessoal também vai melhorar vertiginosamente.

No final de sua vida, em estado terminal do câncer, Steve Jobs, um dos fundadores da gigante Apple, escreveu: “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.”.

Foco é dizer “não” para as distrações internas a fim de estabelecer uma rotina saudável. É dizer que aquilo que importa é isso aqui, e não aquilo. O foco é o grande ativo do futuro em um mundo onde a grande maioria é distraída e está completamente sem rumo definido. A pessoa focada tem um gigantesco diferencial tanto na área profissional quanto na pessoal.

E aí? Vamos manter o foco e conquistar o tão sonhado objetivo: passar em um concurso público? Só depende de você!

Por
2 min. de leitura