Terminar a faculdade é a parte mais fácil para os estudantes de Direito. A etapa mais difícil é ser aprovado no Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para atuarem como advogados. O exame é obrigatório desde 2004 para a inscrição nos quadros da OAB, além de ser pré-requisito em vários concursos públicos. O Exame de Ordem procura eleger candidatos com as competências exigidas para o exercício regular das atividades profissionais no mercado de trabalho.
Nas últimas cinco edições do Exame da OAB, a média de aprovação não passou dos 20% em todo país. Por conta disto, muitos estudantes ou recém-formados recorrem aos cursos intensivos para conseguirem passar nas duas fases.
A primeira avaliação trata-se de uma prova objetiva, de caráter generalista, em que se avalia o conhecimento acumulado ao longo do curso de graduação. Na segunda fase, em uma prova discursiva, busca-se avaliar o raciocínio jurídico, a consistência da fundamentação, a capacidade de interpretação e de exposição do fato jurídico e o conhecimento de técnicas profissionais.
A questão é que, entre mitos e verdades, o Exame da Ordem tira o sono de muita gente. O gestor de um curso especializado em nossa região informa que aumenta cada vez mais o número de bacharéis em Direito que procuram auxílio para conseguir a aprovação. “Recém-formados, pessoas que já fizeram a avaliação mais de uma vez, formados há mais tempo, homens e mulheres de todas as idades, gente que ainda está na faculdade tem o mesmo objetivo aqui: passar no exame da OAB. Não tem segredo ou milagre para conseguir a aprovação. Penso que é preciso ter uma organização nos estudos e um direcionamento”, afirmou Randal Rangel, destacando que há cursos semestrais, intensivo e de revisão. “Os cursos preparatórios servem para auxiliar os alunos e mostram aquilo que realmente é necessário que ele estude mais”, orienta.
Alguns alunos e bacharéis em Direito defendem o Exame da Ordem como forma de “filtrar” os profissionais, enquanto outra parte acredita que a avaliação não consegue analisar o conhecimento do candidato devido a grande pressão psicológica. O Mania de Saúde ouviu opiniões de quem já passou no Exame da OAB e quem ainda está tentando entrar para Ordem dos Advogados do Brasil.
Damarys de Almeida – 22 anos – no último período da faculdade
|
Isabella Maia – 23 anos – formada e aprovada no Exame da OAB na terceira tentativa
|
Luíse Ferreira – 23 anos – formada e aprovada na primeira vez que fez o Exame da OAB
|
Joaquim Sales – 42 anos – formado e tenta ser aprovado no Exame da OAB depois de anos da formatura
|
Fonte: Mania de Saúde
Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XX Exame de Ordem!
O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.
Participe da conversa