Administrador de redes: o que faz e qual o salário?

Por
3 min. de leitura

O administrador de redes é responsável por gerenciar e manter a infraestrutura da Tecnologia da Informação de uma empresa, especialmente nas redes de computadores.

No seu dia a dia, ele exerce diferentes atividades, indo desde diagnósticos a monitoramento de sistemas internos, como a intranet.

No entanto, existem algumas informações ligadas ao salário e ao mercado de trabalho deste profissional, que você precisa saber. Veja!

Qual é a função de um administrador de redes?

Configurar, manter e atualizar a infraestrutura de rede da organização, incluindo roteadores, switches, firewalls e servidores é algumas das atividades de um administrador de redes.

Contudo, outras responsabilidades que ele tem no seu dia a dia são:

  • implementar medidas de segurança para proteger a rede contra ameaças cibernéticas, como firewalls, sistemas de detecção de intrusões e políticas de acesso;
  • diagnosticar e resolver problemas de conectividade, latência ou falhas na rede para garantir que a comunicação da organização seja eficiente;
  • gerenciar contas de usuário, permissões e políticas de acesso à rede para garantir que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso aos recursos;
  • realizar backups regulares de dados e desenvolver planos de recuperação de desastres para proteger informações críticas;
  • monitorar o desempenho da rede e a largura de banda larga para garantir que ela funcione sem problemas e atenda às necessidades da organização.

Como o próprio nome do cargo sugere, o administrador de redes deve se manter sempre atualizado sobre o software e o hardware de rede para garantir que a infraestrutura esteja em conformidade com as melhores práticas e requisitos de segurança, mantendo tudo sempre em equilíbrio.

Ele desempenha um papel fundamental na manutenção e otimização da infraestrutura de rede de uma organização, garantindo que ela funcione de forma eficiente, segura e confiável. 

Um analista de sistemas também pode ocupar esse cargo e desempenhar essas atividades.

Como é o mercado de trabalho para administrador de redes?

O mercado de trabalho para os administradores de rede costuma ser bastante promissor, pois a demanda por profissionais de tecnologia com habilidades em redes em um mundo cada vez mais conectado é bem crescente.

Geralmente, há uma alta procura por pessoas que possam configurar, manter e proteger redes em grandes empresas, que podem ser privadas, órgãos governamentais, organizações sem fins lucrativos, instituições de ensino e provedores de serviços de TI.

Além disso, algumas certificações são bastante reconhecidas, como Cisco CCNA e CCNP,  as da Microsoft relacionadas a redes, entre outros. Com elas, é possível aumentar significativamente as oportunidades de emprego e os níveis de remuneração.

Qual o salário de um administrador de redes?

O salário de um administrador de redes pode variar significativamente com base em vários fatores, incluindo localização geográfica, nível de experiência, tamanho da empresa e setor de atuação.

No Brasil, em média, dependendo da região, ele pode ganhar de R$ 3.000 a R$ 6.000 por mês no início de carreira.

Onde trabalha um administrador de redes?

Os administradores de redes podem trabalhar em uma variedade de setores e locais, pois praticamente todas as organizações que dependem de Tecnologia da Informação precisam de profissionais para gerenciar suas redes. Veja algumas opções:

  • escolas, faculdades e universidades;
  • provedores de serviços de internet;
  • agências governamentais;
  • empresas de consultoria;
  • hospitais e clínicas médicas.

O que é preciso para ser um administrador de rede?

Para se tornar um administrador de rede, é necessário adquirir uma combinação de educação, treinamento prático e certificações relevantes. O requisito principal é possuir um diploma de bacharel em Ciências da Computação, Engenharia de Redes, Tecnologia da Informação ou um campo relacionado. 

Como falamos, também é interessante ter algumas certificações, como CompTIA Network+, Cisco Certified Network Associate (CCNA) ou Certified Information Systems Security Professional (CISSP), dependendo das suas metas de carreira. 

O básico para esse cargo, obviamente, é estar familiarizado com sistemas operacionais, como Windows, Linux e Unix, pois frequentemente é necessária uma interação com eles e eles executam essas operações.

Estar atualizado sobre as últimas tendências em tecnologia de rede, como 5G, internet das coisas (IoT), segurança cibernética e automação de rede também é importante e é cobrado em alguns cargos.

Por fim, ter habilidades técnicas em áreas como configuração de roteadores e switches, administração de servidores, segurança de rede, protocolos de rede (TCP/IP, DNS, DHCP, etc.) e solução de problemas de rede também é bom para este profissional.

Se agora que você sabe um pouco mais sobre a carreira de um administrador de redes, ficou com vontade de atuar com tecnologia, conte com o Gran Faculdade para iniciar seus estudos!

Aqui, oferecemos uma graduação em EAD, que te dá a possibilidade de estudar quando e onde quiser, além de te dar acesso a materiais de apoio em PDF, monitorias para tirar dúvidas, entre outros. 

Quer saber mais? Acesse nosso site e veja as opções de cursos disponíveis!

Fique por dentro dos concursos abertos e previstos pelo Brasil. Confira também os cursos de graduação e pós-graduação do Gran:

CONCURSOS ABERTOS

PROFISSÕES

GRADUAÇÃO EAD

PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura