Analista de sistemas: veja tudo sobre a profissão

Avatar


20 de Março de 2023

Você é apaixonado pela área de Tecnologia da Informação? Hoje trouxemos um artigo especial para os profissionais dessa formação. Mas, antes, falaremos sobre o setor e quais os domínios desse campo.

Atualmente, o ramo é presente em diversas empresas e é fundamental para otimizar a rotina do trabalho. Utiliza tarefas que envolvem tecnologia de software e hardware para solucionar problemas e desenvolver rotinas de trabalho mais eficazes, assertivas e produtivas.

A seguir falaremos sobre o analista de sistemas, quais são as suas funções, sua remuneração salarial, onde ele pode atuar e sua importância para a área de tecnologia. Confira!

O que faz um analista de sistemas?

Como falamos, essa é uma área cada vez mais presente e em constante crescimento. Nesse setor, um analista de sistemas é responsável por analisar documentos, projetar e implementar soluções e programas de informações que facilitem o relacionamento interno de uma empresa ou com o cliente.

Lembra que falamos no início sobre o uso de software e hardware? Pois é, ele precisa estudar constantemente e acompanhar os avanços tecnológicos, para sempre oferecer o melhor na empresa, ou seja, projetos assertivos e úteis para a rotina de trabalho. Esses planos são divididos em elaboração, concepção e, finalmente, execução.

É um profissional que tem uma grande perspectiva de crescimento. Os programas desenvolvidos atendem a demandas específicas da organização pelo qual ele trabalha, por isso, está enganado quem pensa que sua atuação se restringe apenas programar e criar um sistema para uma empresa.

Como o analista de sistemas elabora os projetos?

Mas você deve se perguntar: como é exatamente a elaboração desses projetos? Primeiro, o analista de sistemas, claramente, deve conhecer bem a demanda da empresa, o que é necessário para melhorar a rotina do trabalho ou melhorar o relacionamento do cliente, encontrando os espaços para implementar um sistema que atenda a todas essas demandas.

A partir disso, é preciso muita pesquisa, conhecimento de campo e claro, conhecimento sobre as principais tecnologias que podem ser utilizadas para atender esses espaços na empresa.

Após identificadas essas necessidades, começa a criação do projeto. Essa etapa, é nomeada por arquitetura do software, quando envolve, por exemplo, a escolha da melhor interface para a criação do programa e da linguagem. Pois, é necessário ser acessível para quem vai utilizá-lo no dia a dia.

Após criado todo esse passo a passo, chegou a fase de implementação, que inclui também a etapa de testes e claro, o treinamento da equipe para saber utilizar o projeto da melhor forma.

Onde atua um analista de sistemas?

Como falamos, o analista de sistemas é extremamente necessário em empresas e organizações. Em uma companhia existem muitos dados, principalmente de clientes e, hoje, com o advento da internet, é cada vez mais necessário assegurá-los que seus dados estão protegidos.

Seu papel é crucial em meio aos dispositivos de segurança, para manter os dados corporativos e dos clientes seguros. Por isso, é necessário um profissional altamente gabaritado com repertório e bagagem em criação de programas úteis e eficazes para atender a essas e outras demandas da empresa.

Esse profissional pode atuar desenvolvendo software, programas e plataformas para uma determinada companhia ou determinação. Ele também pode atuar na Infraestrutura de TI, o qual é justamente integrar todos os dados, redes, conexão a recursos da própria empresa.

Por fim, ele pode trabalhar em negócios, como também já mencionamos acima, por meio de consultorias aos departamentos comerciais, vendedores e afins.

Mercado de trabalho para um analista de sistemas

O mercado de trabalho para esse profissional vem passando por constante crescimento, afinal, vivemos em um tempo em que a tecnologia e a internet têm comandado, cada vez mais, diversas áreas da vida. Por isso, podemos afirmar que é um profissional muito demandado pelo mercado, sendo assim, não faltam oportunidades.

É importante frisar que há uma grande lacuna nessa área, ou seja, não existem ainda profissionais gabaritados, multifacetados e competentes para ocupar o que o mercado exige.

Qual o salário de um analista de sistemas?

O salário de um analista de sistemas gira em torno de R $3,312 mil, podendo variar e chegar até R $7,301 mil. Em média, segundo o Glass Door, ele pode receber, em média, até R $6 mil. Lembrando que profissionais classificados na categoria Júnior também têm espaço para ingressar na área com uma ótima remuneração e ainda com projeção de carreira.

O que é preciso para ser um analista de sistemas?

Agora, com certeza, chegamos a um ponto essencial deste artigo. Lembra que falamos anteriormente que a qualificação para um analista de sistemas é essencial? Pois é ele precisa estar sempre atualizado sobre o mercado digital, a tecnologia da informação e as linguagens de programação. Geralmente, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o mais procurado para os candidatos que desejam ingressar na área.

Na Gran Faculdade, o curso tem como objetivo geral formar profissionais competentes, tanto do ponto de vista ético, como técnico. Sendo assim, tornam-se aptos para atuar no mercado, desenvolvendo suas habilidades e talentos, e destacando-se como um profissional cinco estrelas.

Não é possível ser um analista de sistemas sem o curso superior, mas, é claro que a otimização do tempo é um ponto forte de um candidato que deseja ingressar na área.

Por isso, o curso superior EAD é uma ótima opção para quem deseja estudar e aproveitar o máximo de tempo possível. Principalmente por contar com diversas atividades que alavanquem o currículo e se destacarem na área. Saiba mais sobre o nosso curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Além disso, é importante destacar que a Gran Faculdade também oferece cursos de pós-graduação na área de tecnologia, como a Pós-graduação em Segurança da Informação e Governança de TI, assim como de Direito Digital e Proteção de Dados.

Fique por dentro dos concursos abertos e previstos pelo Brasil. Confira também os cursos de graduação e pós-graduação do Gran:

CONCURSOS ABERTOS

PROFISSÕES

GRADUAÇÃO EAD

PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


20 de Março de 2023