Edital TJ MT Cartório acaba de ser publicado! Nesta quinta-feira, 23 de outubro de 2025, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso Cartórios disponibilizou o edital do novo concurso.
A organizadora do certame é a Cebraspe, no edital publicado são ofertadas 116 serventias por provimento e remoção. A seleção é destinada à outorga de delegações de notas e de registro (cartórios).
Conforme edital de abertura, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site da banca. Serão iniciadas em 14 de janeiro a 13 de fevereiro de 2026. A taxa de inscrição é no valor de R$ 450,00.
Em suma, o concurso terá seis etapas, incluindo prova objetiva, prova escrita e prática, prova oral, avaliação de títulos e exames. Todas as etapas ocorrerão na cidade de Cuiabá/MT.
Segundo cronograma previsto, a primeira etapa é a prova objetiva. Para os cargos por provimento, a prova está marcada para o dia 25 de abril de 2026, já por remoção será realizada no dia 26 de abril de 2026.
Vale ressaltar que, para estar apto à candidatura no certame, o candidato deve ter sido aprovado no Exame Nacional dos Cartórios (ENAC).
A remuneração será por emolumentos, conforme a receita de cada cartório.
Veja abaixo o índice com informações sobre o edital TJ MT Cartório:
- Situação atual
- Remuneração e Benefícios
- Inscrições
- Cargos e vagas
- Carreira
- Etapas de prova
- Último concurso
- Materiais gratuitos
- Depoimentos de aprovados
- Resumo e edital do concurso TJ MT Cartório
- Assinatura Ilimitada
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

| Destaques: |
Edital TJ MT Cartório: situação atual
Histórico do novo concurso:
- 23 de outubro de 2025: Edital publicado
- 28 de agosto de 2025: Lista de serventias vagas
- 8 de agosto de 2025: Novos membros para comissão
Edital TJ MT Cartório: remuneração e benefícios
Conforme edital, as atribuições referentes aos serviços notariais e de registro são as estabelecidas na Lei Federal nº 8.935/1994, e suas alterações, definidas no Código de Divisão e Organização Judiciário do Estado de Mato Grosso e nas demais legislações que regulam essas atividades.
A remuneração será, exclusivamente, por meio de emolumentos cobrados em razão do ofício, na forma da legislação específica.
Edital TJ MT Cartório: inscrições
Conforme edital de abertura, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site da banca. Serão iniciadas em 26 de março de 2026 e encerradas em 17 de abril de 2026. A taxa de inscrição é no valor de R$ 450,00.
A solicitação de isenção deverá no período de 25 de novembro a 26 de outubro 2025. Os candidatos deverão enviar a documentação, via upload, no endereço eletrônico
http://www.cebraspe.org.br/concursos/tj_mt_25_notarios.
Edital TJ MT Cartório: cargos e vagas
São ofertadas 116 serventias por provimento e remoção.
Edital TJ MT Cartório: carreira
Os requisitos para assumir oficialmente uma delegação de notas ou de registro e seguir carreira no TJ MT, são os seguintes:
- Ser aprovado no concurso público, por provimento ou remoção.
- Nacionalidade brasileira ou portuguesa, conforme Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do §1º do art. 12 da Constituição da República Federativa do Brasil.
- Ter capacidade civil e política.
- Estar quite com as obrigações eleitorais e, no caso de candidato do sexo masculino, também estar quite com as obrigações militares.
- Comprovar conduta condigna para o exercício da atividade delegada.
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da função.
- No caso de candidato por provimento, ser bacharel em Direito, com diploma registrado, ou ter completado, por dez anos, exercício em serviço notarial ou de registro, antes da primeira publicação deste edital.
- No caso de candidato por remoção, o candidato deverá comprovar que já exerce a titularidade de serventia extrajudicial em qualquer localidade do Estado de Mato Grosso por mais de dois anos até a primeira publicação deste edital.
- Comprovar inexistência de antecedentes criminais ou civis incompatíveis com a outorga da Delegação.
- Ter sido aprovado no Exame Nacional dos Cartórios (ENAC), conforme o art. 1º- A da Resolução 81/2009.
Edital TJ MT Cartório: conheça as etapas do concurso
Listar as etapas do último concurso e se é uma etapa classificatória ou eliminatória.
Conheça as etapas do Edital TJ MT Cartório, abaixo:
- Prova Objetiva
- Prova escrita e prática
- Prova Oral
- Teste de Aptidão Física
- Teste Psicotécnico
- Curso de Formação
- Avaliação de Títulos
Prova objetiva do edital TJ MT Cartório
A objetiva é de caráter eliminatório, com duração de 5 horas. Para cada modalidade de ingresso, provimento ou remoção, será aplicada uma prova objetiva de seleção diferente, com os mesmos objetos de avaliação.
Para os cargos por provimento, a prova está marcada para o dia 25 de abril de 2026, já por remoção será realizada no dia 26 de abril de 2026.
A divulgação do edital que informará a disponibilização da consulta aos locais da prova
objetiva de seleção será realizada no dia 9 de abril de 2026.
Disciplinas
- Direito Notarial e Registral;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Tributário;
- Direito Civil;
- Direito Processual Civil;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Empresarial;
- Conhecimentos Gerais.
Estrutura da prova
A prova de seleção terá 100 questões, de caráter eliminatório. As questões da prova objetiva de seleção serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E) sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão.
A nota em cada questão da prova objetiva será igual a 0,10 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito, totalizando 10 pontos.
Será reprovado na prova objetiva de seleção e eliminado do concurso público o candidato que obtiver nota inferior a 6,00 pontos na referida prova ou, para os candidatos que se declararam pessoas com deficiência ou candidatos negros, 5,00 pontos na referida prova.
Prova escrita e prática
A prova escrita e prática terá a duração de 5 horas e será aplicada no dia 6 de junho de 2026 para os cargos por provimento e 07 de junho de 2026 para as vagas por remoção.
A prova escrita e prática valerá um total de 10,00 pontos e consistirá de:
- Parte 1 – uma dissertação de até 120 linhas, no valor de 4,00 pontos;
- Parte 2 – uma peça prática de até 120 linhas, no valor de 4,00 pontos;
- Parte 3 – duas questões discursivas a serem respondidas em até 30 linhas cada, no valor de 1,00 ponto cada.
Para a realização da prova escrita e prática, poderá haver consulta à legislação não comentada, não anotada e não comparada.
Prova oral
Serão convocados para a realização da prova oral os candidatos não eliminados na quarta etapa (exame psicotécnico e envio dos laudos neurológico e psiquiátrico; e análise de vida pregressa).
A prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, valerá em seu conjunto 10,00 pontos e versará sobre as áreas de conhecimento estabelecidas no quadro de provas constante do subitem 8.1 deste edital, que serão agrupadas para efeito de sorteio.
O ponto a ser utilizado na arguição dos candidatos será sorteado momentos antes da aplicação da prova, podendo ser:
- Ponto I: Direito Civil; Direito Notarial e Registral; Direito Constitucional; Direito Administrativo;
- Ponto II: Direito Civil; Direito Notarial e Registral; Direito Constitucional; Direito Empresarial;
- Ponto III: Direito Civil; Direito Notarial e Registral; Direito Constitucional; Direito Tributário;
- Ponto IV: Direito Civil; Direito Notarial e Registral; Direito Constitucional; Direito Penal;
- Ponto V: Direito Civil; Direito Notarial e Registral; Direito Constitucional; Direito Processual Penal;
- Ponto VI: Direito Civil; Direito Notarial e Registral; Direito Constitucional; Direito Processual Civil.
A prova oral terá duração de 20 minutos, tempo em que o candidato deverá ler e responder às perguntas que lhe forem entregues por escrito, bem como responder às arguições da Banca Examinadora.
Na avaliação da prova oral, serão avaliados os seguintes quesitos: domínio do conhecimento jurídico, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo.
Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 5,00 pontos na prova oral ou que não comparecer para a realização da prova.
Teste Psicotécnico
Será convocado para o exame psicotécnico e para o envio dos laudos neurológico e psiquiátrico, ambos de caráter descritivo e de presença obrigatória, o candidato que tiver a comprovação dos requisito para outorga de delegações deferida.
O exame psicotécnico consistirá na análise padronizada de características, personalidade e motivacionais do candidato, podendo ser aplicada coletivamente.
Avaliação de Títulos
Os candidatos deverão enviar a documentação comprobatória dos títulos no momento da convocação para a terceira etapa. Serão analisados os títulos de todos os candidatos aprovados na prova oral.
A avaliação de títulos valerá 10,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos enviados seja superior a esse valor.
Último edital TJ MT Cartório
O último concurso TJ MT cartório foi realizado em 2013, com a organização da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP Concursos).
O certame ofereceu um total de 193 serventias para diversas cidades do estado. Sendo por provimento: 129 serventias
Ingresso por Remoção: 64 serventias
Edital TJ MT Cartório: materiais gratuitos
Estude para concursos públicos com materiais gratuitos do Gran Cursos Online. Acesse nossa página exclusiva (clique aqui) e confira:
- E-books,
- Apostilas,
- Guias de estudos,
- Editais verticalizados e muito mais!
Concurseiro Iniciante
Você está iniciando os estudos para concursos agora? O nosso E-book Concurseiro Iniciante explica os pontos importantes para que você entenda o universo do concurso.
Análise do edital TJ MT Cartório
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Resumo do Concurso TJ MT Cartório
| Concurso TJ MT Cartório | Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso |
|---|---|
| Situação atual | Edital publicado |
| Banca organizadora | Cebraspe |
| Cargos | 116 cargos |
| Escolaridade | Nível superior |
| Carreiras | Jurídica |
| Lotação | Mato Grosso |
| Número de vagas | 95 cargos vagos |
| Remuneração | Por emolumentos |
| Inscrições | De 14 de janeiro a 13 de fevereiro de 2026 |
| Taxa de inscrição | R$ 450,00 |
| Data da prova objetiva | Provimento: 25 de abril de 2026 Remoção: 26 de abril de 2026 |
| Clique aqui para ver o edital do Concurso TJ MT Cartórios 2025 | |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[BLACK FRIDAY 2025] Ilimitada Dupla Prorrogado – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/11/27151344/bf25-ai-dupla-prorrogado-cabecalho.webp)
![[BLACK FRIDAY 2025] Ilimitada Dupla Prorrogado – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/11/27151935/bf25-ai-dupla-prorrogado-post.webp)



Participe da conversa