Concurso Polícia Penal MG: confira o raio-X das disciplinas!

Concurso Polícia Penal MG terá provas em janeiro! Saiba o que estudar de cada matéria.

Por
Atualizado em
Publicado em
5 min. de leitura

O concurso Polícia Penal MG está na praça! Com a oferta de 1.178 vagas, o edital da Polícia Penal do Estado de Minas Gerais abrirá inscrições em breve, a partir de 2 de dezembro.

Ainda temos pouco mais de 2 meses até a realização das provas, que está marcada para 25 de janeiro de 2026. Por isso, a hora de organizar seus estudos é agora!

Conversamos com professores especialistas do Gran para trazer um panorama detalhado sobre as disciplinas e onde focar para garantir sua aprovação. Acompanhe essa matéria e saiba todos os detalhes!

Raio-X das disciplinas do concurso PPMG

A análise abaixo foi feita a partir da análise e dos comentários dos professores especialistas do Gran. Se preferir, assista ao vídeo completo aqui!

Conheça as disciplinas e nossos experts a seguir:

Informática Básica

O professor Jeferson Bogo, especialista em informática, alertou: não subestime a disciplina!

Embora o número de questões possa ser pequeno (apenas 5), a informática é o ponto fraco de muitos e pode ser o divisor de águas para sua aprovação ou eliminação.

Pontos-chave e dicas

  • Nível da banca (Instituto AOCP): A banca não é considerada difícil e suas questões tendem a ser mais diretas e objetivas, sem muitas pegadinhas. Isso implica que a nota de corte tende a ser alta em Informática.
  • Foco principal: dê ênfase aos atalhos e funcionalidades gerais do Windows, Office e navegadores.
  • Sistemas Operacionais (Windows e Linux):
    • Windows (7 e 10): a cobrança é considerada média-alta. A dica do professor é focar no Windows 10 e fazer uma comparação com o Windows 7 (funcionalidades e atalhos).
    • Linux: a cobrança é média-baixa, mas não deve ser negligenciada. Estude a estrutura de diretórios e os principais comandos, filtrando os que a banca mais cobra em questões.
  • Pacotes Office e LibreOffice (Writer, Calc, Impress): a cobrança é geralmente alta e não pode ser negligenciada. A sugestão do professor Bogo para otimizar o tempo é focar na versão mais recente (Office 2016) e comparar com as mais antigas (2010 e 2013). O mesmo vale para o LibreOffice, priorizando as similaridades com o Office.
  • Estudo por questões: para conhecer o perfil da banca e se tornar “íntimo” dela, a principal ferramenta é a resolução de questões. O professor Bogo sugeriu buscar questões do próprio Instituto AOCP/AOCP ou de bancas de perfil similar, como IDECAN, Quadrix e IBFC, evitando bancas de alta complexidade como FGV.

Direito Penal e Legislação Especial

As disciplinas de Direito Penal e Legislação Especial são fundamentais. A Legislação Especial é a principal disciplina, com 20 questões e um peso de 40 pontos.

Legislação Especial

  • LEP (Lei de Execução Penal): o professor Diego Fontes aposta que a LEP será a rainha das leis especiais e deve corresponder a pelo menos metade das questões (10 questões).
  • Atenção à jurisprudência: diferentemente de outras disciplinas, na LEP, a jurisprudência (especialmente do STJ) é um componente importante da cobrança e não deve ser ignorada.
  • Prioridades: além da LEP, o professor elencou a probabilidade de cobrança das seguintes leis (em ordem de probabilidade):
    • Lei dos Crimes Hediondos.
    • Lei de Abuso de Autoridade (Lei 13.869/2019).
    • Lei Maria da Penha.
    • Lei de Tortura.
  • Dica essencial: crie um “caderno de decorebas” para anotar as majorantes/minorantes (causas de aumento e diminuição de pena) das leis especiais. O professor Diego Fontes destaca que a AOCP gosta de cobrar esses detalhes.

Direito Penal

  • Conteúdo: o concurso Polícia Penal MG foca na Teoria do Crime (artigos 13 a 25 do CP), Das Penas (que se relaciona com a LEP), e a Parte Especial, com ênfase em crimes contra a Pessoa, contra o Patrimônio (furto e roubo) e Crimes Praticados por Funcionário Público contra a Administração em Geral (peculato, corrupção passiva, concussão).
  • Lei seca e jurisprudência: o professor Diego Fontes enfatiza que o modelo de questões da AOCP é bastante literal. A leitura da Lei Seca atualizada deve ser incluída na sua rotina de estudos. Para te ajudar nesta missão, confira aqui o Gran Vade Mecum do concurso PPMG!
  • Evite: não perca tempo decorando a quantidade de pena (pena em abstrato), pois é muito raro a banca cobrar.

Raciocínio Lógico (RLM)

Com apenas 5 questões, a disciplina de Raciocínio Lógico exige atenção, pois é preciso acertar pelo menos uma questão para não ser desclassificado.

  • Prioridade (Lógica Proposicional e Argumentação): o professor Padilha sugere iniciar com os tópicos 1 e 6 (Noções de Lógica e Sentenças Abertas). Em seguida, estude os Conectivos Lógicos e Tabelas Verdade (Tópico 5) , focando nas negações e equivalências lógicas, que são muito recorrentes. Por fim, estude Diagramas Lógicos (Todo, Algum e Nenhum) e, então, Lógica de Argumentação.
  • Outros tópicos:
    • Análise Combinatória e Probabilidade são tópicos que terão questões certas e devem ser estudados na sequência.
    • Matemática (Tópico 8): o foco principal deve ser em Porcentagem e Sequências.
  • Dica de estudo: Como o raciocínio lógico é uma ramificação da filosofia e a primeira parte é mais teórica, o segredo é treinar bastante com questões para não zerar a prova.

Língua Portuguesa e Redação

O professor Márcio Wesley ressaltou o peso de Língua Portuguesa, com 10 questões, e a Redação, que são cruciais. A maior pontuação em Língua Portuguesa é o primeiro critério de desempate na prova objetiva.

Já a redação é uma dissertação argumentativa (mínimo de 20 e máximo de 30 linhas), exige título, e a nota mínima é de 60 pontos.

  • Temas quentes: o professor sugere focar em eixos temáticos ligados à carreira e ao contexto penal, como Sistema Prisional e Gestão Carcerária, Ressocialização e Direitos Humanos, e Saúde Mental do Policial Penal e Custodiados.
  • Correção da redação: o critério de correção da redação exige o domínio de tópicos não expressos no edital de português, como Pontuação, Regência e Colocação Pronominal.

Direitos Humanos do concurso Polícia Penal MG

O professor Thiago Medeiros explicou que, embora o edital de Direitos Humanos pareça muito complexo, a AOCP tende a cobrar os tópicos de forma mais objetiva, seguindo um padrão repetido desde 2022.

  • Foco principal: o professor recomenda focar nos seguintes documentos e temas, que são as apostas de cobrança:
    • DUDH (Declaração Universal dos Direitos Humanos): apesar de não estar expressa, está contida no tópico de Sistema Internacional e é a mais cobrada.
    • Pacto de São José da Costa Rica (Sistema Interamericano).
    • Incorporação e Hierarquia de Tratados (art. 5º, § 3º da CF).
  • Ordem de estudo recomendada: para maior sentido didático, o professor Medeiros sugere a seguinte ordem:
    1. Teoria Geral dos Direitos Humanos;
    2. Direitos Humanos na CF (Incorporação/Hierarquia de Tratados);
    3. DUDH;
    4. Pacto de São José;
    5. Regras de Mandela (apenas após estudar a LEP e com caráter subsidiário).

Baixe grátis o edital verticalizado e organize seu plano de estudos do concurso PPMG!

Direito Constitucional

O professor Samuel Marques destacou que o edital de Constitucional é bem enxuto e focado na literalidade do texto da Constituição Federal.

  • Artigo 5º (Direitos e Deveres Individuais e Coletivos): é o coração do estudo. Foco na literalidade, nos Remédios Constitucionais (Habeas Corpus, Mandado de Segurança, etc.) , e nos incisos que tratam de liberdade, igualdade e direitos dos presos (Inciso 42 até 67).
  • Artigo 37 (Administração Pública): foco nos princípios da administração (legalidade, impessoalidade, etc.), acesso a cargos públicos (concurso), e acumulação remunerada.
  • Segurança Pública (Art. 144): além dos órgãos e suas competências, o professor Marques indicou um ponto de alta frequência em provas atuais: a Guarda Municipal e a jurisprudência do STF (como a ADPF 995 e o RE 60858) que definem sua atuação.

Legislação Específica Estadual

O professor Renato Cardoso destacou a importância das normas estaduais específicas de Minas Gerais. Ele ressaltou que, se você não dominar essas três normas, será difícil ser aprovado. A AOCP é uma banca extremamente literal, o que torna a leitura atenta da lei seca obrigatória.

Lei Estadual 11.404/1994 (A “LEP Mineira”)

  • Conteúdo principal: princípios, direitos e deveres do preso, assistências e a parte de disciplina e administração carcerária.
  • Detalhes cobrados: esta lei também aborda procedimentos específicos, como visita íntima e visita familiar no sistema carcerário, temas que a legislação federal não detalha.

Lei Estadual 14.695/2003 (Criação da Carreira)

  • Criação de órgãos e da carreira.
  • Atribuições e requisitos para o cargo.
  • Critérios de progressão e promoção na carreira.
  • Estrutura administrativa da Polícia Penal Mineira, incluindo a coordenação da Guarda Penitenciária (nome antigo) e a Diretoria de Inteligência.

Regulamento de Normas e Procedimentos

Este regulamento tem o objetivo de uniformizar os procedimentos no sistema prisional mineiro. O foco deve ser a uniformização de procedimentos, estrutura do sistema carcerário e gestão de pessoal.

O professor Renato Cardoso ressaltou que, historicamente, a Legislação Específica diferencia o aluno aprovado dos demais concorrentes. Sabendo que a AOCP cobra a lei de forma muito literal, a dica é ler o máximo possível dessas normas estaduais, focando nos detalhes.

Fique por dentro das novidades do concurso Polícia Penal MG aqui!

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.

Resumo do Concurso Polícia Penal MG

Concurso Polícia Penal MGPolícia Penal do Estado de Minas Gerais
Situação atualedital publicado
Banca organizadoraInstituto AOCP
CargosPolicial Penal
EscolaridadeNível Médio
CarreirasPolicial
LotaçãoMinas Gerais
Número de vagas1.178 vagas
RemuneraçãoR$ 5.332,63
Inscriçõesde 02/12/2025 a 22/12/2025
Taxa de inscriçãode R$ 48,90
Data da prova objetiva25/01/2026
Clique aqui para ver o edital do concurso Polícia Penal MG 2025
Concurso PPMG: Resumo

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Atualizado em
Publicado em
5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado