Prezados amigos,
Publico este artigo para evitar que o Teste de Aptidão Física estrague seu sonho de garantir a vaga no cargo público.
É frustrante investir tempo e dinheiro na preparação teórica, passar no concurso e ver sua vaga ir embora na fase seguinte, ou seja, no teste de aptidão física – TAF. Isso acontece com uma frequência muito grande. É comum que os candidatos só se preocupem com as provas teóricas e, quando aprovados nelas, não tenham tempo hábil para a preparação adequada. Várias e várias vezes, já vi excelentes candidatos reprovados.
Para se ter uma ideia, o concurso para os Bombeiros no Estado do Rio de Janeiro, conta com um índice de reprovação no TAF, em média, de 20,6%. Já vi bons amigos passarem para Perito da Polícia Federal, um feito enorme, e não entrarem por não conseguirem fazer duas flexões de barra.
Por que esse elevado índice de reprovação? O que é exigido é perfeitamente realizável! O problema é que não há como enganar a natureza, ou seja, ninguém vai fazer milagres na preparação física. Além disso, vale dizer que um candidato sedentário é muito menos produtivo do que aquele que pratica alguma atividade física. Isso se aplica não só às questões de saúde e estresse, mas também ao próprio desempenho intelectual, uma vez que o cérebro precisa de oxigenação para funcionar bem.
Qual seria o tempo ideal para preparação física? Segundo o prof. e preparador físico Elon Junior, especialista no assunto, é preciso levar em conta um dos princípios básicos da Educação Física, o princípio da individualidade biológica. Cada pessoa possui características físicas e psíquicas próprias, o que nos obriga a realizar diferentes programas de condicionamento físico para cada indivíduo. Segundo ele, embasado por estudos e por sua experiência de oito anos na área de Educação Física, recomenda-se uma preparação de, no mínimo, três meses, com frequência de três vezes por semana, para que possamos ter um ganho considerável e obtenhamos êxito na prova de capacitação física exigida em concurso.
Logo, posso acrescentar que, se você está pensando em algum desses concursos, ou se quer ter mais saúde para estudar e para viver, deve iniciar um programa de exercícios físicos para ontem. Mas, antes de iniciar o programa de treinamento, faça um exame médico e procure orientação adequada. Seja como for, não procrastine nesse tema, pois o custo pode ser muito alto.
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. (I Coríntios 9:24)
William Douglas
Confira a palestra do professor William Douglas sobre Como Passar em Provas e Concursos:
Willian Douglas é conhecido nacionalmente como o Guru dos Concursos. É Juiz Federal, Titular da 4ª Vara Federal de Niterói – Rio de Janeiro. Proferiu palestra para mais de 1.400.000 pessoas. Autor best-seller, vendeu mais de 1.000.000 de livros. Possui larga experiência na realização de provas e concursos públicos, sendo aprovado em diversos certames, entre eles: Juiz de Direito/RJ (1º colocado), Defensor Público/RJ (1º colocado), Delegado de Polícia/RJ (1º colocado), Professor de Direito, na Universidade Federal Fluminense – UFF (4º colocado) Analista Judiciário/TRF da 2ª Região (5º colocado) e Juiz Federal/TRF da 2ª Região (8º colocado).
Sugiro um artigo sobre quando e porque o uso de óculos é impeditivo para concursos da área de segurança.