Prezados alunos, vamos ser objetivos, portanto, siga em frente e tenha coragem!!
Com certeza você já recebeu o acalanto e o amor das pessoas que você mais ama nesta vida e estamos aqui para ajudá-los a seguir adiante.
“Mas o que parecia medo era a coragem me dando as boas-vindas, me acompanhando naquele recuo solitário, quando aprendi que toda escolha requer ousadia”.
(Martha Medeiros)
Você fez uma escolha há mais ou menos cinco anos atrás, quando adentrou na faculdade de direito e neste momento terá que ter ousadia para enfrentar o Exame da OAB.
Tenho certeza que seguindo este passo a passo você sairá otimista para seu próximo exame.
1 – Faça rapidamente uma análise da sua prova e seja crítico consigo mesmo. Faça um quadro seguindo a ordem das matérias que você se deparou na prova com um maior grau de dificuldades, faça nesta escala as médias e leves.
2 – Com a sua prova também em mãos, procure saber se você teve contato com os tópicos da matéria ou você não adentrou nos assuntos.
É preciso que você continue mantendo a sinceridade, pois neste passo você encontrará 3 realidades:
a – não adentrei aos tópicos da matéria.
b – Sim, tive contato e não soube responder conforme o pedido da banca.
c – sim, tive contato, mas não lembrei ou me equivoquei na resposta.
3 – Independe de sua resposta acima, houve uma falha que você conseguiu constatar, sim, você encontrou o defeito do seu avião para decolar.
4 – Agora para que seu avião possa decolar e fazer um pouso tranquilo, você terá que trocar a palavra “falhar” por treinar.
5 – Inicie pelas matérias de maior dificuldade, pois foram elas as responsáveis pela sua reprovação.
6 – É fundamental a resolução de exercícios para que você conheça o pensamento da banca.
7 – Faça a leitura seca do código, pois a FGV vem pedindo letra de lei na maioria das questões.
8 – Mantenha a disciplina em seus estudos e fique atento às informações do Edital.
9 – Mantenha a paz de espírito, tenha a perseverança que tudo acontece em seu devido tempo e use-o a seu favor, neste caso, invista na sua preparação.
E para finalizar, separei o texto da Martha Medeiros para que você tenha o insight da “Coragem” para buscar sua Carteira Vermelha!!
“Coragem”
A pior coisa do mundo é a pessoa não ter coragem na vida.” Pincei essa frase do relato de uma moça chamada Florescelia, nascida no Ceará e que passou (e vem passando) poucas e boas: a morte da mãe quando tinha dois anos, uma madrasta cruel, uma gravidez prematura, a perda do único homem que amou, uma vida sem porto fixo, sem emprego fixo, mas sonhos diversos, que lhe servem de sustentação.
Ela segue em frente porque tem o combustível que necessitamos para trilhar o longo caminho desde o nascimento até a morte. Coragem.
Quando eu era pequena, achava que coragem era o sentimento que designava o ímpeto de fazer coisas perigosas, e por perigoso eu entendia, por exemplo, andar de tobogã, aquela rampa alta e ondulada em que a gente descia sentada sobre um saco de algodão ou coisa parecida.
Por volta dos nove anos, decidi descer o tobogã, mas na hora H, amarelei. Faltou coragem. Assim como faltou também no dia em que meus pais resolveram ir até a Ilha dos Lobos, em Torres, num barco de pescador. No momento de subir no barco, desisti. Foram meu pai, minha mãe, meu irmão, e eu retornei sozinha, caminhando pela praia, até a casa da vó.
Muita coragem me faltou na infância: até para colar durante as provas eu ficava nervosa. Mentir para pai e mãe, nem pensar. Ir de bicicleta até ruas muito distantes de casa, não me atrevia. Travada desse jeito, desconfiava que meu futuro seria bem diferente do das minhas amigas.
Até que cresci e segui medrosa para andar de helicóptero, escalar vulcões, descer corredeiras d’água. No entanto, aos poucos fui descobrindo que mais importante do que ter coragem para aventuras de fim de semana, era ter coragem para aventuras mais definitivas, como a de mudar o rumo da minha vida se preciso fosse. Enfrentar helicópteros, vulcões, corredeiras e tobogãs exige apenas que tenhamos um bom relacionamento com a adrenalina.
Coragem, mesmo, é preciso para terminar um relacionamento, trocar de profissão, abandonar um país que não atende nossos anseios, dizer não para propostas lucrativas porém vampirescas, optar por um caminho diferente do da boiada, confiar mais na intuição do que em estatísticas, arriscar-se a decepções para conhecer o que existe do outro lado da vida convencional. E, principalmente, coragem para enfrentar a própria solidão e descobrir o quanto ela fortalece o ser humano.
Não subi no barco quando criança – e não gosto de barcos até hoje. Vi minha família sair em expedição pelo mar e voltei sozinha pela praia, uma criança ainda, caminhando em meio ao povo, acreditando que era medrosa. Mas o que parecia medo era a coragem me dando as boas-vindas, me acompanhando naquele recuo solitário, quando aprendi que toda escolha requer ousadia.
˜
Nós do Projeto Exame de Ordem, estamos aqui com nosso blog, cursos e dicas com os melhores professores de Brasília para lhe ajudar e orientar a enfrentar esta etapa da sua vida. Cremos que vai superar logo e temos a certeza que será um grande aprendizado para sempre!
Amarrar-se no passado é perder em produtividade no futuro – Walter O’Brien.
Com carinho,
Prepare-se já para o XX Exame de Ordem! Matricule-se!
Focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem de Advogados do Brasil, o Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem com a nova, e ao mesmo tempo tradicional, equipe de professores do DF, formada por mestres, doutores e especialistas em Direito, delegados, defensores públicos e promotores de justiça, em método online que dará o respaldo para você se preparar para o desafio e conseguir sua aprovação. O curso conta com as 17 disciplinas previstas pela OAB para realização do certame, permitindo ao candidato se preparar de forma completa por meio de videoaulas com abordagem teórica e resolução de questões. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e efetiva!
Participe da conversa