O sono adequado em benefício dos estudos

Avatar


1 de Setembro de 2017

Caro concurseiro,

Quando tratamos de estudo, percebo que há um fator muito importante que não recebe seu devido valor: o sono. Você sabia que, durante o sono, ocorre o armazenamento de tudo que foi adquirido ao longo do dia? E que ele é extremamente importante para regular seu nível de concentração, memória e qualidade de estudo?

Se você acha que dormir é perda de tempo e que, em vez de estar dormindo, deveria estar estudando, você está muito enganado. Lembre-se: dormir bem não significa dormir muito, significa dormir adequadamente para acordar disposto.

Muitos concurseiros se queixam de insônia ou de não terem um sono reparador. Acordam cansados e com a sensação de que as horas de sono não foram suficientes para descansar. Mas não se preocupe: no artigo de hoje, vou ensinar a você algumas táticas de higiene do sono. Pode ter certeza de que, com elas, o seu estudo renderá muito mais.

– Crie uma rotina de sono: o seu corpo precisa entender o momento de “se desligar” e se preparar para dormir. Não adianta você ter sono e deitar-se para dormir se o seu cérebro ainda estiver trabalhando. Procure parar de estudar, ir para a cama e acordar sempre no mesmo horário; assim, você ficará condicionado a seguir esse ritmo.

– Cama é para dormir: é muito comum vermos pessoas que estudam deitadas na cama. De acordo com a higiene do sono, esse é um dos maiores erros que podemos cometer. Precisamos mostrar para o nosso corpo que, quando deitamos na cama, é para dormir. Portanto, se for estudar, ler, assistir televisão, mexer no celular, não faça deitado na cama.

– Cuide da alimentação: a sua alimentação influencia diretamente na qualidade do seu sono. Portanto, antes de dormir, evite comidas pesadas e estimulantes, tais como café, refrigerantes, energéticos etc. Você não quer o seu corpo trabalhando no momento em que ele deveria estar descansando, né?!

– Pratique atividade física regularmente: a atividade física é fundamental para regulação do sono; além disso, é considerada uma intervenção não farmacológica para a melhoria do padrão de sono pela American Sleep Disordes Association (LAVIE, 1996). Só fique atento com a intensidade dos treinos durante o período da noite, eles podem intervir de forma negativa se você ficar muito acelerado.

– Desligue-se: antes de dormir, procure fazer algo que seja do seu agrado e que ajude você a se desligar dos estudos e ansiedades. Converse sobre outros assuntos, pense sobre outras coisas, procure mudar o foco. A partir do momento que você se propôs a dormir e não estudar mais, confie nessa escolha e se jogue de cabeça, sem peso, medo ou angústias. Internalize que esse tempo para VOCÊ é extremamente necessário para um bom desempenho, tanto nas provas quanto no estudo do dia seguinte.

Boa sorte e bons sonhos!

Para eventuais dúvidas, estou à disposição.

Thais Baère – Psicóloga especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental

Email: thaisbaerepsi@gmail.com
www.facebook.com/psicologathaisbaere
Telefone: (61) 98161-9780

Graduada em Psicologia pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB (2013); possui título de especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas – IBNEURO; reconhecida pelo Conselho Regional de Psicologia como especialista em Psicologia Clínica; possui título de especialização em Saúde da Pessoa Idosa pela Universidade de Brasília – UnB; atuou como psicóloga hospitalar na área privada; trabalhou como psicóloga assistencial em uma ONG de Brasília; e, atualmente, é psicóloga clínica em consultório particular em Brasília-DF, com foco em ansiedade e depressão.


Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


1 de Setembro de 2017