O sono adequado em benefício dos estudos

Avatar


01 de setembro2 min. de leitura

Caro concurseiro,

Quando tratamos de estudo, percebo que há um fator muito importante que não recebe seu devido valor: o sono. Você sabia que, durante o sono, ocorre o armazenamento de tudo que foi adquirido ao longo do dia? E que ele é extremamente importante para regular seu nível de concentração, memória e qualidade de estudo?

Se você acha que dormir é perda de tempo e que, em vez de estar dormindo, deveria estar estudando, você está muito enganado. Lembre-se: dormir bem não significa dormir muito, significa dormir adequadamente para acordar disposto.

Muitos concurseiros se queixam de insônia ou de não terem um sono reparador. Acordam cansados e com a sensação de que as horas de sono não foram suficientes para descansar. Mas não se preocupe: no artigo de hoje, vou ensinar a você algumas táticas de higiene do sono. Pode ter certeza de que, com elas, o seu estudo renderá muito mais.

– Crie uma rotina de sono: o seu corpo precisa entender o momento de “se desligar” e se preparar para dormir. Não adianta você ter sono e deitar-se para dormir se o seu cérebro ainda estiver trabalhando. Procure parar de estudar, ir para a cama e acordar sempre no mesmo horário; assim, você ficará condicionado a seguir esse ritmo.

– Cama é para dormir: é muito comum vermos pessoas que estudam deitadas na cama. De acordo com a higiene do sono, esse é um dos maiores erros que podemos cometer. Precisamos mostrar para o nosso corpo que, quando deitamos na cama, é para dormir. Portanto, se for estudar, ler, assistir televisão, mexer no celular, não faça deitado na cama.

– Cuide da alimentação: a sua alimentação influencia diretamente na qualidade do seu sono. Portanto, antes de dormir, evite comidas pesadas e estimulantes, tais como café, refrigerantes, energéticos etc. Você não quer o seu corpo trabalhando no momento em que ele deveria estar descansando, né?!

– Pratique atividade física regularmente: a atividade física é fundamental para regulação do sono; além disso, é considerada uma intervenção não farmacológica para a melhoria do padrão de sono pela American Sleep Disordes Association (LAVIE, 1996). Só fique atento com a intensidade dos treinos durante o período da noite, eles podem intervir de forma negativa se você ficar muito acelerado.

– Desligue-se: antes de dormir, procure fazer algo que seja do seu agrado e que ajude você a se desligar dos estudos e ansiedades. Converse sobre outros assuntos, pense sobre outras coisas, procure mudar o foco. A partir do momento que você se propôs a dormir e não estudar mais, confie nessa escolha e se jogue de cabeça, sem peso, medo ou angústias. Internalize que esse tempo para VOCÊ é extremamente necessário para um bom desempenho, tanto nas provas quanto no estudo do dia seguinte.

Boa sorte e bons sonhos!

Para eventuais dúvidas, estou à disposição.

Thais Baère – Psicóloga especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental

Email: thaisbaerepsi@gmail.com
www.facebook.com/psicologathaisbaere
Telefone: (61) 98161-9780

Graduada em Psicologia pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB (2013); possui título de especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas – IBNEURO; reconhecida pelo Conselho Regional de Psicologia como especialista em Psicologia Clínica; possui título de especialização em Saúde da Pessoa Idosa pela Universidade de Brasília – UnB; atuou como psicóloga hospitalar na área privada; trabalhou como psicóloga assistencial em uma ONG de Brasília; e, atualmente, é psicóloga clínica em consultório particular em Brasília-DF, com foco em ansiedade e depressão.


Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


01 de setembro2 min. de leitura