A diplomacia presidencial

Por
2 min. de leitura

A palavra diplomacia remete aos diplomatas e ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), por serem os profissionais e a instituição responsáveis pela condução da política externa. Não se pode esquecer, no entanto, como já afirmamos em alguns artigos anteriores, que o responsável pela definição dessa política, ou seja, a autoridade máxima que toma a última decisão sobre as posições de um país no relacionamento com os demais, é o Chefe de Governo (ou de Estado, dependendo da Constituição). No caso brasileiro, trata-se do Presidente da República.

Diplomacia presidencial, portanto, é a exercida diretamente pelo chefe do Poder Executivo em contato com seus pares estrangeiros, sem o intermédio de ministros ou diplomatas. Isso parece, em princípio, redundante, já que as decisões partem dos próprios interlocutores, mas, quando se trata de alguns temas mais sensíveis, é fundamental a participação dos próprios mandatários. O mesmo se pode dizer sobre os efeitos maiores dessa ação. Vejamos alguns exemplos.

Uma das atividades de maior destaque hoje da diplomacia é a promoção comercial. Para facilitar a exportação de nossas empresas ou atrair capital internacional ao Brasil, o trabalho de nossos diplomatas nos setores comerciais de nossas Embaixadas e Consulados é extremamente valioso. Assim, são organizados encontros, feiras comerciais ou outras oportunidades de contatos empresariais ou com governos (empresas públicas, fundos soberanos etc.).

Quando o Presidente da República participa diretamente de um evento empresarial, entretanto, os resultados são muito mais efetivos. É comum, em suas viagens ao exterior, nossos maiores mandatários encontrarem-se com representantes do setor produtivo internacional com negócios no Brasil ou, nos contatos governamentais, referirem-se a negociações empresariais brasileiras. Nesse caso, a chance de uma exportação ou investimento em nosso país ser efetivado é muito maior. Ao estabelecer contato direto com o setor privado estrangeiro, o Presidente promove a boa imagem de nossa economia no exterior e incentiva negócios com o Brasil.

O mesmo se aplica a questões políticas ou de outras áreas. Ao abrir o debate anual (toda terceira terça-feira de setembro) da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o Presidente brasileiro torna público à comunidade internacional quais são as diretrizes básicas (posições) de nossa política externa[1]. Esse é um exemplo clássico de atuação da diplomacia presidencial.

O envolvimento direto do Presidente da República em ações diplomáticas não diminui, nem substitui, o trabalho dos diplomatas, mas, ao contrário, o fortalece. A diplomacia presidencial abre portas e facilita a diplomacia tradicional. Trata-se, portanto, de atividade que deve ser incentivada pelos Ministérios de Relações Exteriores.

[1]                     Sobre o tema, cf. http://blog.vouserdiplomata.com/as-atuais-diretrizes-da-politica-externa-brasileira/

Prof.Jean Marcel Fernandes – Coordenador Científico

Nomeado Terceiro-Secretário na Carreira de Diplomata em 14/06/2000. Serviu na Embaixada do Brasil em Paris, entre 2001 e 2002. Concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco em julho de 2002. Lotado no Instituto Rio Branco, como Chefe da Secretaria, em julho de 2002. Serviu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires – Setor Político, entre 2004 e 2007. Promovido a Segundo-Secretário em dezembro de 2004. Concluiu Mestrado em Diplomacia, pelo Instituto Rio Branco, em julho de 2005. Publicou o livro “A promoção da paz pelo Direito Internacional Humanitário”, Fabris Editor, Porto Alegre, em maio de 2006. Saiba +


Com o objetivo de preparar os candidatos para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, um dos mais difíceis do país, o Gran Cursos Online lançou um novo curso de preparação extensiva para o CACD 2018, composto por teoria e exercícios. Nosso objetivo é ajudá-lo na consolidação de seu conhecimento e, consequentemente, na realização de uma excelente preparação para o próximo concurso. Além das orientações de uma equipe altamente qualificada (diplomatas e especialistas), que irá destacar e desvelar os principais tópicos de cada disciplina, você contará, ainda, com as preciosas dicas sobre as particularidades da banca CESPE, um ano de acesso ao conteúdo, visualizações ilimitadas e outros diferenciais. Com esse curso você se prepara de forma antecipada e eficaz!

 

 

Por
2 min. de leitura