A fórmula do sucesso

Avatar


03 de abril3 min. de leitura

“Não vou olhar se meu concorrente é melhor ou pior. Eu tenho que fazer uma reflexão: o que está faltando de mim?” Benjamin Disraeli

Eu sempre fui uma pessoa interessada pela fórmula do sucesso. Quando digo sempre, é sempre mesmo. Lembro de ouvir meu pai contando histórias bem-sucedidas, e meu interesse era saber o que a pessoa pensou que deu certo, não importa o aspecto da vida.

Ao contar a própria história, eu percebia que meu pai também pensava diferente da média das pessoas a sua volta. Ele dava valor para coisas que pareciam ser menos valorosas em seu ambiente. Assim, muito cedo eu entendi que talvez o estado interno fosse a principal diferença em cases de sucesso da vida e decidi que gostaria de ser um caso de sucesso em diferentes áreas da minha. Essa decisão passou a pautar as demais decisões que estariam por vir…

Acredito que o primeiro passo é ter um conceito próprio de sucesso.

Ao procurar no dicionário a definição de sucesso, encontrei algumas ideias úteis, como: Consequência exitosa, positiva: carreira de sucesso. Acontecimento favorável; resultado feliz; êxito: projeto de sucesso. Algo ou alguém que obteve êxito…”.

Para mim, sucesso é realizar meus planos. É desejar algo, sonhar com algo e conseguir tornar verdade, tirar da hipótese, do sonho. Acredito que o sucesso está relacionado a alcançar algo que se quer de verdade. Assim, é possível alcançar o sucesso em várias áreas da vida.

Reservo aqui um tempo para falar sobre o sucesso em nível profissional, especificamente sucesso no mundo dos concursos.

Em determinado momento, esse tema também me chamou atenção e observei as características de quem alcançou o que queria. Eu entendi que havia comportamentos semelhantes, atitudes que uniam essas pessoas e que eu poderia replicar alguns desses comportamentos.

Dessas atitudes que identifiquei, posturas ou comportamentos associados a conquista de objetivos, vou falar de três, e você pode pensar se algum desses faz sentido para você, combinado?

Para mim, para alcançar sucesso em concursos públicos, é preciso FOCO!

Foco é olhar em uma direção e concentrar suas energias nessa direção. Definitivamente é um atributo que exige poder de decisão e autoconsciência. É ter a visão de um objetivo bem definido e perseguir esse objetivo (e não todos os outros). É escolher um concurso ou uma carreira e não se perder por qualquer edital que apareça no meio do caminho.

Para alcançar sucesso em concursos públicos, é preciso DISCIPLINA.

Quando falo de disciplina, estou falando de fazer todos os dias o que é preciso fazer, de abrir mão de prazeres momentâneos, de tomar todos os dias a decisão certa para o seu objetivo. E aí a disciplina ganha alguns sinônimos, como rotina, hábito… É ser disciplinado que o faz colocar todos os dias o tijolo que o leva à construção da sua visão de sucesso.

Para alcançar sucesso em concursos públicos, é preciso RESILIÊNCIA.

Uma dose grande de resiliência é necessária no estudo para concursos, especialmente porque nem todas as variáveis são controladas por nós mesmos. Existem muitas coisas que em nível micro podem afetar a nossa jornada em direção à aprovação, mas a certeza de ouvir nossa bússola interna precisa nos manter motivados a fazer tudo o que se pode diariamente (estudar!).

A grande verdade é que essa é uma das principais variáveis que o fazem permanecer, pois as análises macroeconômicas vão mudar, os governos vão alternar, os cargos serão criados e extintos, e você continua precisando de uma única vaga para realizar o seu objetivo. Esteja pronto para a sua vaga.

 

Durante a minha caminhada, entendi que ter SUCESSO não é algo tão complicado assim, mas exige todos os dias a POSTURA de quem alcança o sucesso, pois caminhar em direção aos nossos objetivos leva tempo, exige esforço, dedicação, abnegação e muito foco naquilo que se quer, e no mundo dos concursos não seria diferente.

E então, você já parou para definir qual o seu conceito de SUCESSO e o que você precisa fazer para alcançá-lo?

“O sucesso é mensurado não pela posição que uma pessoa alcança, mas pelos obstáculos que ela teve que vencer.” Allen Morrison

Ellen Piedade

Atualmente, servidora do TJDFT. Aprovada em diversos concursos, dentre eles Ministério da Integração Nacional, Banco do Brasil, Analista de Gestão e Políticas Públicas e Gestão Governamental de São Paulo e TJDFT.

 

 

 


 

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


03 de abril3 min. de leitura