A importância de utilizar métodos de estudos

Avatar


09 de março3 min. de leitura

Estudar não é uma tarefa tão fácil assim, e, à medida que o tempo vai passando, nota-se que os estudos estão se tornando cada vez mais monótonos. Entretanto, para amenizar esse sentimento, tem-se a importância de utilizar métodos de estudos.

Diante disso, o intuito deste artigo é demonstrar aos amantes dos estudos algumas dicas cruciais para se ter um ótimo aproveitamento sem se desgastar tanto psicologicamente.

É importante destacar ainda que, dependendo do seu objetivo (ter uma boa pontuação na prova do ENEM ou passar em concurso público e/ou em alguns exames de conselhos profissionais), ter uma boa estratégia alinhada com o uso de métodos eficazes deixa seus estudos com mais qualidade e menos “pesados”.

 

Uma estratégia alinhada com métodos de estudos

Existem bastantes estudantes com dificuldades para encontrar uma boa estratégia para alcançar seu objetivo por meio dos estudos, principalmente quando não se consegue identificar qual método ou quais métodos de estudo(s) se adequa(m) mais à sua realidade, já que não existe uma fórmula pronta, pois cada pessoa tem suas peculiaridades (o que dá certo para um, pode não dar certo para o outro).

Nesse sentido, muitos se perguntam como fazer uma boa estratégia focada na quantidade de matérias vistas com a qualidade de absorção. Frisa-se a isso a necessidade de se fazer um bom planejamento com metas de pequeno, médio e longo prazo.

Do mesmo modo, para um bom planejamento, estrategicamente falando e alinhado com os métodos que você utilizará, deve-se levar em consideração alguns pontos relevantes, quais sejam:

  • Análise do cenário atual: aonde você se encontra hoje, trazendo as variáveis contra e a favor e os pontos fortes e fracos para se alcançar os objetivos;
  • Definição dos objetivos: conseguir estipular metas de curto, médio e longo prazo, devendo ser quantificáveis e/ou constatáveis; e
  • Definição de estratégias: definir quais serão as abordagens e os métodos em todo o processo de aprendizado.

 

Frisa-se que existem muitos modos para conseguir realizar um estudo de qualidade e eficaz, fugindo daquela ideia do padrão ensinado ao longo da nossa vida acadêmica inicial de que assistir as aulas (presenciais e/ou virtuais), ler os materiais (artigos e/ou PDFs), revisão periódica e confeccionar resumos e/ou fazer exercícios serão suficientes.

Nesse ínterim, pode-se mencionar o Ciclo EARA, que traz o Estudo propriamente dito, de onde absorver o conteúdo proposto (é o entendimento sobre algo), sendo necessário saber o que você vai utilizar para adquirir o conhecimento; a Aplicação, como colocar em prática a teoria aprendida, por exemplo, fazendo questões, redações e/ou simulados; a Revisão, periodicidade para manter sempre ativo o aprendizado adquirido; e a Adaptação, saber o que melhorar para assim ajustar seus estudos (feedback).

Adiciona-se a isso que, além do método convencional supracitado, podemos incluir situações que nos fazem sentir mais prazer ao estudar, como a utilização de fichas-resumos e de flashcards, bem como estudar por questões sobre determinado conteúdo ou por provas anteriores dos certames.

Dessa forma, é certa a necessidade de alinhar todos esses pontos para alcançar, não a perfeição, mas chegar, pelo menos, perto disso.

 

Métodos de estudos

A princípio, serão abordados, de forma sucinta, os métodos de estudos não convencionais. Eles poderão ajudar você, caro leitor, a abrir seu leque de possibilidades para enfrentar essa tão difícil batalha.

Em seguida, quanto mais se estuda, mais se identifica o quanto ainda há para estudar. Ser refém dos próprios medos, achar que não conseguirá acabar com todo o conteúdo do edital, ter avançado significativamente no conteúdo proposto, sentir que nada prospera e achar que nada está sendo absorvido são alguns exemplos.

Sabe-se que a principal ferramenta usada para adquirir informações é a mente. Assim, a batalha diária é tentar alimentá-la de forma adequada, incentivando a fixação do conhecimento (mantendo-se sempre ativo). Além disso, usar tudo o que está ao seu alcance é de fundamental importância para ser um diferencial nos seus estudos.

Portanto, passa-se a abordar abaixo um pouco de alguns métodos de estudos que conseguiram fazer parte do meu dia a dia de estudos e deram o suporte necessário para a minha evolução, o que vem dando certo ao longo desta minha jornada.

 

Fichas resumos

É um método de estudo que aborda, de forma clara e concisa, as principais ideias do conteúdo (síntese) e leva em consideração os seguintes pontos: organização em títulos e subtítulos, resumo da ideia central. É importante não esquecer de pontuar os detalhes mais importantes e usar cores estratégicas caso seja necessário.

Lembrando que é um método de estudo muito bom para que você consiga manter sempre ativo os conceitos dos principais temas que julga imprescindíveis. Como o próprio nome diz, serão fichas que conterão conteúdos de fácil acesso, e, por meio delas, você conseguirá revisar facilmente o que precisa, sem muito trabalho, aonde estiver.

Flashcards

Por outro lado, os Flashcards, são cartões de flashes, que auxiliam muito na manutenção de sua memória. Assim, os cartões terão dois lados, sendo a frente confeccionada com uma pergunta e o verso contendo uma resposta fundamentada.

Considera-se esse método um jogo saudável, que, caso se vicie nele, seria uma boa estratégia para a evolução dos seus estudos. E, nessa hora, qualquer ajuda é bem-vinda.

 

Estudar por questões e/ou provas anteriores

Por fim, menciona-se a importância de agregar aos seus estudos esse

método, pois estudar por questões e/ou provas anteriores o faz entender como a banca aborda determinado tema, o que agregará, e muito, na sua evolução, sobretudo para saber se está no caminho certo ou não, através do feedback necessário para as possíveis readaptações para os seus estudos.

 

Fiquem ligados para as demais dicas que aparecerão neste site. Aproveitem. Bons estudos.

Avante sempre!

Avatar


09 de março3 min. de leitura