A importância do planejamento

Avatar


25 de abril1 min. de leitura

Olá, Pessoal.

Afinal de contas o que é planejar?

Planejar significa orientar ações presentes e futuras, visando atingir um objetivo, reduzindo as incertezas inerentes ao futuro, possibilitando a tomada de decisões de forma antecipada sobre situações que poderão ocorrer.

Dessa forma, planejar é determinar seus objetivos ou metas e coordenar os meios e recursos para atingi-los. As organizações devem ter a capacidade de percepção e de organização de suas experiências e perspectivas futuras, buscando integrar conhecimento e conteúdo, priorizando questões relevantes com ações associadas a objetivos definidos.

O planejamento provê condições de maior segurança e menor margem de erros. É o planejamento que define ações, projetos, procedimentos, metas e objetivos, visando mudar uma situação atual ou explorar uma possibilidade futura.

Nesse sentido, um dos métodos bastante utilizados é o Balanced Scorecard – BSC. Esse método é voltado ao gerenciamento da estratégia das organizações. Seu principal objetivo é possibilitar que gestores e equipes trabalhem pensando no futuro (longo prazo), atuando para concretizar ações ou projetos que garantam a alavancagem da organização.

 

Níveis de Planejamento

As organizações adotam usualmente três níveis de planejamento, conforme a hierarquia:

  • Planejamento Estratégico: o nível estratégico é elaborado com diretrizes e direcionamentos emanados pela Alta Administração, por meio do qual são definidos os objetivos e planos da instituição. Direciona a tomada de decisões relativas às questões de longo prazo, tais como sobrevivência, crescimento e efetividade geral;

 

  • Planejamento Tático: o planejamento, no nível tático, traduz os objetivos gerais e as estratégias da Alta Administração em objetivos e atividades mais específicos. O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional;

 

  • Planejamento Operacional: nesse planejamento, o processo é de menor amplitude, o foco é trabalhar junto aos funcionários envolvidos nas operações da organização, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. Pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Portanto, nessa situação tem-se, basicamente, os planos de ação ou planos operacionais, os quais descrevem em detalhes os recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação, os procedimentos básicos a serem adotados, os resultados finais esperados, os prazos estabelecidos, os responsáveis por sua execução e implantação, etc.

 

Vejamos a ilustração abaixo. Vai ficar mais fácil…

 

 

Então, é isso.

Bons estudos!

Profª. Samantha Gomes

Avatar


25 de abril1 min. de leitura