Administrador: veja tudo sobre a profissão

Avatar


20 de março3 min. de leitura

O administrador é um profissional muito importante para a gestão de empresas, uma vez que ele participa dos processos de gerenciação e liderança interna. É válido lembrar que não é só em corporações privadas que ele pode atuar. No serviço público também há uma grande demanda por estes profissionais.

No texto de hoje você entenderá sobre o que faz um administrador, quanto ganha e como está o mercado de trabalho para essa profissão.

O que faz um administrador?

As funções do administrador estão ligadas a gerenciar e liderar uma organização, empresa ou departamento. Sua principal tarefa é planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades do grupo, para alcançar os objetivos estabelecidos.

É responsável também por tomar decisões importantes, que afetam diretamente o sucesso da empresa. Ele ou ela deve conseguir analisar dados, identificar problemas e criar soluções eficazes, utilizando as suas habilidades de comunicação, liderança, organização e resolução de conflitos.

Seu papel pode variar conforme o tipo de organização e o nível hierárquico em que atua. Em uma pequena empresa, o profissional pode desempenhar diversas funções, enquanto em uma grande corporação, ele pode ser responsável por apenas uma área específica, como finanças, recursos humanos ou marketing.

Para se tornar um administrador, é necessário possuir uma formação acadêmica em Administração de Empresas ou áreas correlatas, além de adquirir experiência prática em cargos de liderança. As oportunidades de trabalho são diversas, e podem incluir empresas públicas e privadas, organizações sem fins lucrativos, órgãos governamentais, entre outros.

Onde atua um administrador?

Um administrador pode atuar em uma variedade de ambientes de trabalho, desde empresas privadas até organizações sem fins lucrativos, órgãos governamentais e até mesmo no setor de saúde e educação.

No setor privado, ele pode trabalhar em empresas de todos os tamanhos e setores, desde empresas familiares até grandes corporações multinacionais, além de poderem ocupar cargos de liderança em áreas como finanças, marketing, vendas, recursos humanos, produção, logística, etc.

No setor público, ele pode atuar nas esferas municipais, estaduais e federais, órgãos reguladores, agências de serviços públicos, entre outros. E são responsáveis por gerenciar orçamentos, recursos humanos, políticas públicas, programas de governo, e garantir que os serviços sejam prestados eficientemente.

Os administradores também podem trabalhar em organizações sem fins lucrativos, como instituições de caridade, organizações de assistência social e grupos de defesa de direitos. Nestes casos, eles são responsáveis por garantir que a organização seja bem administrada, que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e que os serviços prestados atendam às necessidades dos beneficiários.

Além disso, também podem atuar em instituições de ensino e no setor de saúde, gerenciando escolas, hospitais, clínicas e outros serviços desse segmento.

Como é o mercado de trabalho para um administrador?

O mercado de trabalho é amplo e dinâmico, oferecendo muitas oportunidades de emprego em uma variedade de setores. No entanto, a demanda por administradores varia segundo a região geográfica e o setor econômico.

A área de atuação onde ele está buscando trabalho também é um fator importante, pois, alguns setores, como finanças e tecnologia, têm uma demanda maior por profissionais qualificados na área. Além disso, com o avanço tecnológico e da globalização, as empresas buscam administradores que possuam habilidades em gerenciamento de dados e negócios internacionais.

Nos últimos anos, há uma tendência crescente das instituições procurarem por pessoas com habilidades em liderança e gerenciamento de equipes. Nesse sentido, as pessoas com aptidões em comunicação, tomada de decisão, planejamento e organização são altamente valorizadas.

No entanto, é importante destacar que, como em qualquer outro setor, a competição por vagas de trabalho em administração é acirrada. Para se destacar, é necessário investir em sua formação acadêmica e profissional, buscando atualização constante e aprimoramento de suas habilidades.

Quanto ganha um administrador?

O salário de um administrador pode variar conforme a região geográfica, setor econômico, tamanho da empresa e nível hierárquico do cargo. De forma geral, ele pode variar de R$ 2,5 mil a R$ 20 mil por mês.

A remuneração inicial pode ser relativamente baixa, principalmente em início de carreira. No entanto, com o passar do tempo e adquirindo experiência e habilidades, os ganhos tendem a aumentar. Além disso, os profissionais que possuem especializações em áreas específicas, como finanças, recursos humanos ou marketing, tendem a receber salários mais altos.

Eles também podem variar dependendo do setor em que atuam. Por exemplo, aqueles que trabalham em empresas do setor financeiro e de tecnologia, que exigem habilidades técnicas, geralmente ganham salários mais altos do que aqueles que trabalham em setores como educação ou saúde.

O nível hierárquico do cargo também é um fator importante que influência. Eles ocupam cargos de direção, como CEO ou diretor de operações, e geralmente ganham valores mais altos do que aqueles que estão em posições de gerência.

Além disso, é importante destacar que a negociação salarial pode ser influenciada pelas suas habilidades como profissional, sua formação acadêmica e experiência profissional. Se você possuir habilidades e competências únicas e raras, bem como uma rede de contatos fortes, pode negociar uma remuneração melhor.

Viu como o mercado de administradores pode ser muito amplo, quando se trata das áreas da administração? Se você procura formação superior em Administração, o curso certo para você é o nosso Administração EaD, que visa formar grandes profissionais.

A Gran Faculdade também disponibiliza cursos de pós-graduação relacionados à área, como a Pós-graduação em Gestão Estratégica, Gestão Pública, Governança no Setor Público, entre outros.

Além disso, aqui na Gran, você acessa também as oportunidades em concursos administrativos.

Fique por dentro dos concursos abertos e previstos pelo Brasil. Confira também os cursos de graduação e pós-graduação do Gran:

CONCURSOS ABERTOS

PROFISSÕES

GRADUAÇÃO EAD

PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


20 de março3 min. de leitura