Alongamento: um aliado para o estudo

Avatar


07 de julho2 min. de leitura

Sabemos bem como é a rotina de quem estuda para concursos públicos: horas e horas, sentado numa cadeira, lendo, escrevendo ou digitando. Quando ficamos muito tempo em uma mesma posição, os músculos dão sinais de que estão cansados e começamos a sentir incômodo (estresse muscular) na região lombar, pescoço e/ou nas mãos. Pensando nisso, discorrerei brevemente sobre a importância do alongamento e do fortalecimento.

Permanecer por muito tempo na mesma posição e, ainda por cima, com a postura errada provoca dores musculares e articulares. É importante para nós, estudantes, mantermos a postura ereta, fazermos alongamentos diários, bem como fortalecermos a musculatura, principalmente, das mãos, braços, abdômen, lombar e pescoço, áreas mais afetadas.

Para Dantas (2005), os exercícios de alongamentos consistem em movimentos simples da ginástica básica, com efeito sobre determinados grupos de músculos. O alongamento mobiliza a articulação em toda a sua amplitude, permitindo a utilização de todo o arco articular e alongando a musculatura que normalmente se encontra edemaciada por águas e catabólitos de contração ou enrijecida pelo repouso, sono ou baixa temperatura.

Em situação de imobilidade prolongada, o alongamento reduz a tensão, melhora a postura, ativa a circulação sanguínea e alivia o estresse. Também restaura a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles adjacentes a essa articulação; previne, inclusive, o encurtamento de grupos musculares e facilita o relaxamento muscular (Tobias e Sullivan, 1998).

Fazer alongamento é como sinalizar para os músculos que eles estão prestes a serem utilizados, desenvolvendo a consciência corporal e auxiliando a liberação dos movimentos bloqueados por tensões emocionais, de forma espontânea (Anderson, 2002).

Além do alongamento, é necessário fortalecer os músculos, pois estes são essenciais para atender às funcionalidades do organismo. Melhorar e preservar a saúde muscular permite realizar as mais variadas atividades do dia a dia com mais segurança e autonomia.

Dentre os principais benefícios do fortalecimento, destaco: vida mais ativa; maior resistência; aumento da massa magra; melhora da postura; proteção de ossos e articulações; bom funcionamento do metabolismo e do condicionamento físico.

Muitas atividades podem auxiliar no fortalecimento muscular, como, por exemplo: musculação, pilates, ginástica, aulas de abdominal, treinamentos funcionais etc.

Não deixe de praticar atividade física diariamente e faça alongamentos  nos momentos de pausa durante os estudos. Recomendo, logo abaixo, os principais alongamentos. Lembrando que é preciso permanecer em cada posição diferente, em média, de 20 a 30 segundos.

Meta. Foco. Disciplina. E vida saudável.

Qualquer dúvida, entre em contato! Treine com a gente!

Rafael Costa

Instagram: @saudavelv

 Email: rafaellsousa1@hotmail.com

 Tel.: (61) 98334-1747


Rafael Costa – Educador físico; coach em saúde, bem-estar e emagrecimento; treinador de atletas campeões mundial e brasileiro. Graduado em Direito; militante em direito penal, processo penal e criminologia. Servidor Público Federal. Gestor público na área de política criminal, execução penal e segurança pública. Concursando de carreira jurídica. Aluno do Gran Cursos Online.

 

 


&nbsp

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


07 de julho2 min. de leitura