Análise do Edital da SE/DF – Orientador Educacional!

Avatar


06 de agosto3 min. de leitura

Análise do Edital da SE -DF - Orientador Educacional!

Nesta quarta, dia 6 de agosto, foi publicado o edital para Pedagogo-Orientador educacional, da carreira Magistério Público do Quadro de Pessoal do Distrito Federal, para provimento de 50 vagas e cadastro de reserva. Como de costume, o Instituto Quadrix  será o organizador do concurso. O edital pode ser acessado clicando aqui. #análise

INFORMAÇÕES:

Cargo: Pedagogo-Orientador educacional

Data do Edital: 06/08/2014

Inscrições: de 12 de setembro a 13 de outubro

Data da Prova: 11 de novembro

Número de vagas: 50 + CR

Remuneração inicial: R$ 3.579,42

Número de questões: 50

Discursiva: Não

Faz nada menos  de quatorze anos que a Secretaria de Educação do DF teve sua última seleção para este cargo. O último concurso foi realizado em setembro de 2004, oferecendo 20 vagas e convocando todos os aprovados.

O edital atual é para 50 vagas e a remuneração inicial é de R$ 3.579,42. O concurso é formado por duas etapas de avaliação: objetiva, com 50 questões de múltipla escolha e   avaliação de títulos. A parte objetiva vale 100 pontos, já a avaliação de títulos de 1,0 a 2,5.

AS MATÉRIAS

Este ano são cinco disciplinas de conhecimentos gerais, com peso de 1 a 2,5 e número de questões já previsto no edital de publicação das vagas. As disciplinas de conhecimentos básicos são:

  • Língua Portuguesa (10);
  • Raciocínio Lógico (5);
  • Atualidades (5);
  • Noções de Direito Administrativo (5); e
  • Lei Orgânica do DF (5).

O candidato precisa ficar atento para a prova de Língua Portuguesa, que terá 10 questões, enquanto serão apenas 5 nas demais disciplinas de conhecimentos básicos. O total de questões é 50 e com  peso 1 a 2,5  – essa parte da prova é responsável por  60% da nota total do concurso. Atenção especial as questões de língua portuguesa com peso de 2,5, que é o maior entre todas as disciplinas cobradas.

A segunda parte da prova objetiva, de conhecimentos específicos do cargo , é formado de 20 questões com peso 2.

Entra as  disciplinas estão:

  •  A – Conhecimentos Pedagógicos; e
  • B – Conhecimentos Específicos do cargo. Exemplo: Origem, evolução e contextualização da orientação educacional no Brasil.

O peso dessas questões, com a pontuação total de 40 pontos, é  de 40%.

Serão considerados aprovados na prova objetiva os candidatos que acertarem o mínimo de 50% para cada um dos conhecimentos avaliados, ou seja, 50% de conhecimentos básicos (correspondente a 30 pontos) e 50% de conhecimentos específicos (correspondente a 20 pontos).

COMPARANDO OS CONCURSOS DE 2004 E 2014

Por não ter sido a mesma  organizadora do último certame de 2004 , existem diferenças marcantes entre os dois editais.

O concurso de 2004 teve apenas provas objetivas, enquanto o atual possui duas duas etapas (provas objetivas e análise de títulos). Naquele ano, o candidato precisava responder uma Prova de Conhecimentos Gerais e Específicos. Foram 70 questões para julgamento de C ou E, enquanto agora são apenas 50, mas de múltipla escolha (5 alternativas e uma única correta). Além do número e distribuição das questões, as disciplinas também foram alteradas. O  Instituo Quadrix inseriu dentre as disciplinas básicas, Raciocínio Lógico, Atualidades e  Lei Orgânica do DF.

RELAÇÃO CANDIDATOS/VAGA

No último concurso que ofertou 20 vagas tiveram suas inscrições homologadas cerca de 1.801 candidatos, o que gerou uma demanda de 90.05 candidatos por vaga.

PERFIL DA BANCA

*

Na prova de Português, o Instituto Quadrix costuma colocar textos atuais, retirados dos principais jornais do Brasil. Os textos, no entanto, servem de base para poucas questões, às vezes uma ou duas apenas. Isso tem pontos positivos e pontos negativos. O ponto positivo é que, se o candidato não compreender o texto, ele perderá somente um ou dois pontos. O ponto negativo é o tempo gasto em cada texto, que consome minutos preciosos do candidato.

A prova de Raciocínio Lógico para Concursos frequentemente apresenta gráficos e imagens para que o candidato calcule proporções e ângulos das figuras. Da mesma forma, a prova de Informática também apresenta desenhos e imagens de computadores, para que o candidato entenda melhor o que a questão solicita, principalmente quando o tema é Word ou Excel. Tópicos de Atualidades dificilmente são abordados em uma matérias específica, geralmente vêm misturado com Língua Portuguesa.

Além disso, as matérias têm um equilíbrio entre cópias do livro, ou seja, que exigem memorização do candidato; com conteúdos de conhecimento intrínseco, que exigem experiência na bibliografia abordada. As provas de concursos públicos aplicadas pelo Quadrix são consideradas longas, por isso, aconselhamos que não perca tempo desnecessário com idas ao banheiro ou paradas para descansar. Ao receber a prova, inicie a resolução do caderno de questões. Para conseguir responder toda a prova, é necessário organização de tempo.

Leia o edital na íntegra, logo abaixo, onde há dados detalhados e oficiais sobre esse certame.

Clique AQUI e confira o edital.

Bons estudos e Gran Sucesso!

 Willian Shimitti

Comunicação – Gran Cursos

Faça uma avaliação criteriosa de conteúdo programático do edital para não perder tempo estudando o que não vai cair na prova. Confira abaixo o Traduzindo o Edital do certame com o professor Granjeiro

Gostou desta oportunidade? Prepare-se com o Gran Cursos e conquiste a sua vaga. Ao longo de 24 anos foram mais de 550.000 aprovados em concursos públicos. 

Cursos Presenciais Cursos Online | Apostilas preparatórias em breve

 

Avatar


06 de agosto3 min. de leitura