Desenvolvedor Full Stack: conheça Anglesson Araújo e sua carreira na TI!

Você sabe o que faz um Desenvolvedor Full Stack e como é a carreira de um profissional da TI? Na abertura do nosso novo quadro Conversa com o Especialista nós te contamos!

Avatar


23 de Maio de 2023

Se você se interessa pela área de TI, mas quer saber um pouco mais sobre o cotidiano de um profissional dessa área, esse post é pra você! No primeiro artigo do novo quadro Conversa com o Especialista, nós batemos um papo com o Anglesson Araújo, Desenvolvedor Full Stack do Gran, sobre sua carreira na área!

Acompanhe o artigo para descobrir ou navegue pelo indice:

Quem é o Anglesson Araújo?

Anglesson AraújoO primeiro especialista da nossa nova série é o Anglesson Araújo. Ele é técnico em Desenvolvimento de Sistemas e graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Como todo profissional dedicado, segue estudando e atualmente cursa MBA em Arquitetura de Soluções.

Anglesson é Desenvolvedor Full Stack, na diretoria de tecnologia aqui do Gran. Mas a vida não é só trabalho: nas horas vagas ele gosta de assistir filmes com a esposa, ir a praia ou juntar os amigos para um churrasco e uma boa conversa!

Sua trajetória profissional na TI

Antes de atuar na área de Tecnologia, Anglesson conta que passou por diversas áreas. Sua primeira profissão foi em 2009, como auxiliar de cozinha no Exército Brasileiro. Depois que saiu do cargo, arriscou continuar na área em um pequeno restaurante em um dos shoppings de Recife.

Não demorou para perceber que não se imaginava naquela profissão por muito tempo. Foi então que começou a avaliar outras possibilidades:

Comecei a me imaginar trabalhando em algum tipo de escritório e ainda no ano de 2010, me tornei operador de telemarketing. Mas em 2012, dezenas de pessoas foram demitidas da empresa, e é claro, eu estava entre os escolhidos.

Desempregado e sem saber para onde ir, Anglesson conta que resolveu realizar manutenções em computadores como autônomo. No seu bairro, algumas pessoas já oconheciam e o chamavam para algumas tarefas como montar computadores, conectar roteadores, formatação e tantos outros serviços.

Um amigo de infância foi então que o questionou:

Conversando com Roberto, meu amigo de infância, sobre a dificuldade de conseguir um emprego e ter uma estabilidade na carreira. Ele me questionou se não faria sentido, eu atuar como suporte técnico em TI, já que eu estava realizando pequenas manutenções no meu bairro.

Na época, esse amigo já trabalhava como desenvolvedor de software e tinha uma carreira que Anglesson considerava estável, que era exatamente o que ele buscava.

Todavia, a princípio não se imaginava trabalhando na área de desenvolvimento porque acreditava que precisaria ser muito bom em matemática. Mesmo assim ele seguiu o conselho do meu amigo e se inscreveu nas agências de estágio da cidade e entregou diversos currículos na internet.

Foi no início de 2014 que recebeu o convite para um estágio em uma escola de informática. Lá ele começou dando suporte às aulas do pacote Microsoft Office e Libre Office. Como benefícios do estágio, Anglesson tinha uma bolsa 100% no curso de programação oferecido pela própria instituição.

Foi assim que começou sua jornada na área de TI: pela manhã dava suporte aos alunos nos cursos, e à noite estudava programação. Porém, após 4 meses de estágio, foi desligado, mas não desistiu:

Ainda em 2014, voltei a trabalhar como operador de telemarketing. Mas agora determinado a entrar na área de TI, então 9 meses depois, cansado do escritório e da vida monótona, pedi demissão e resolvi trabalhar como Moto Boy, como o salário era um pouco maior, daria para pagar as contas e focar em um curso na área de TI. Essa era a estratégia.

Ele então ficou sabendo de um curso técnico oferecido em uma escola de Pernambuco, fez a prova e conseguiu uma bolsa para estudar Desenvolvimento de Sistemas. Anglesson conta que percebeu diversos caminhos que poderia seguir: desenvolvimento de diversas ferramentas para computadores, sites, dispositivos móveis e tantos outros.

No final do curso em 2018, recebi mais uma proposta de estágio, agora para suporte em sistemas educacionais e uma escola. Fui com a esperança de que eu poderia me tornar desenvolvedor de sistemas web por lá, não aconteceu lá. A empresa não tinha a ideia de ter o desenvolvimento de sistemas internamente. Então fiquei trabalhando o primeiro ano como estagiário e os três anos seguintes como Analista de Sistemas Jr. Durante este período, eu participava de bootcamps, estudava cursos extras de programação e criava pequenos projetos em PHP.

Foi então que, com a esposa grávida, pediu demissão para vir trabalhar no Gran como Desenvolvedor Full Stack Jr. Após 6 meses, ele foi promovido para Desenvolvedor Full Stack Pleno e hoje em dia segue estudando agora sobre a área de arquiteturas de sistemas em nuvem.

Como é o seu cotidiano de trabalho?

Anglesson compartilhou também um pouco da sua rotina de trabalho:

Aqui no Gran trabalho na modalidade home office, meu dia começa às 9h. Então a primeira atividade do dia é checar os e-mails, e possíveis mensagens deixadas em nossa ferramenta de comunicação. Verifico a movimentação do painel de atividades (Board Kanban) para ficar por dentro das atualizações da Sprint. Logo em seguida começo a trabalhar na tarefa que está sob minha responsabilidade.

Ao longo do dia, ele se prepara para reuniões de alinhamento e trabalha em sus atividades de desenvolvimento. Uma das vantagens de se trabalhar remotamente é que, durante o almoço, Anglesson pode passar um tempo com a família:

Se a manhã estiver com muitas atividades, então paro para o almoço às 13h. Caso contrário almoço às 12h. Durante o almoço aproveito pra ficar com meu filho, e dar aquele suporte à esposa.

Pontos fortes e fracos da área de TI

Anglesson se considera em constante evolução, principalmente devido às tecnologias utilizadas aqui no Gran. Além disso, a busca pelo conhecimento é constante: sempre se esbarra em novas tecnologias, conhecendo um novo termo ou recebendo alguma recomendação de livro ou artigo. Segundo ele, qualquer conhecimento novo é uma evolução.

O profissional destaca a alta disponibilidade de empregos na área e o crescimento do campo da tecnologia como um ponto forte. Por outro lado, decisões precisam ser tomadas e as vezes é difícil calcular os prejuízos:

Os pontos fortes da área são a alta disponibilidade de empregos, principalmente após a pandemia. O ponto fraco é que na tecnologia, não podemos adiar nenhum tipo de decisão, dependendo da área de negócios, podem envolver milhões em prejuízos. Então se temos um problema, temos que resolver já.

Dicas para quem quer ser da TI

Por fim, Anglesson deixa algumas dicas para quem deseja seguir na área de TI:

  • Dedique horários em sua agenda diária para aprender algo novo. Na área de TI o aprendizado deve ser constante, a cada dia tem uma nova tecnologia sendo lançada, então temos que ficar atento às novidades e o que isto pode impactar na minha carreira.
  • Não fuja do Inglês, é inevitável na tecnologia. Não precisa ser fluente, mas uma boa leitura técnica, te ajuda a entender vários conceitos utilizados na tecnologia.
  • Treine bastante a lógica de programação

Além disso, ele indica também alguns filmes:

  • Piratas do Vale do Silício
  • A Verdadeira História da Internet: Guerra dos Navegadores

Por fim, após ter aprendido alguma linguagem de programação, os livros:

  • Código limpo: Habilidades práticas do Agile Software
  • Desenvolvimento Ágil Limpo: De volta às origens
  • Arquitetura limpa: O guia do artesão para estrutura e design de software

Conheça os nossos cursos na área de Tecnologia!

Se você quer atuar na área da TI assim como o Anglesson, que tal conhecer os nossos cursos de graduação na área? Confira!

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Gran Faculdade tem como objetivo geral formar profissionais competentes, tanto do ponto de vista ético quanto técnico, e aptos para atuar no mercado, no planejamento e desenvolvimento de programas computacionais.

Ciência de Dados

O curso de Ciência de Dados oferece aos alunos uma compreensão abrangente de como coletar, analisar e interpretar dados para tomar decisões informadas. O objetivo é formar profissionais capacitados a transformar dados em insights valiosos para empresas e organizações em diversas áreas de atuação.

Gestão de Tecnologia da Informação

A Gran Faculdade tem por objetivo geral formar gestores de TI competentes, tanto do ponto de vista ético quanto técnico, e aptos para atuar no mercado, na gestão de processos tecnológicos e na tomada de decisões.

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


23 de Maio de 2023