Coaching para Concursos

Aprenda a descansar

Mais um ano termina e outro começa. Normalmente, a maioria das pessoas costuma fazer promessas nessa época do ano e também é nesse período que bate um cansaço devido a um longo período de trabalho e estudos. Diante disso, quais são as melhores possibilidades que nós temos? É isso que nós vamos abordar no artigo de hoje.

O ser humano vive relacionamentos no seu ambiente familiar, no trabalho e, se ele estiver estudando para concurso público… Hummm… Ele se relaciona muito com ele mesmo. Isso mesmo! Começam a surgir dúvidas, angústias, medos, incertezas e principalmente, cansaço.

A partir de então, começamos a elaborar nossos próximos projetos. Mas agregar um projeto novo em sua vida não significa eliminar outros que ainda não foram alcançados. A aprovação em um concurso público é um processo de médio a longo prazo. É necessário ter persistência para escrever uma história de sucesso.

Nesses diversos anos dedicados ao mundo dos concursos públicos, eu tive a oportunidade de ouvir pessoas falando que iriam abandonar os estudos porque estavam cansadas. Mas como assim? Vai desistir porque está cansado? Isso me causava indignação, pois, para quem precisou ou precisa “correr atrás”, o sentimento do cansaço vem antes do sentimento da vitória, do objetivo alcançado.

Agora você quer saber qual é o problema das pessoas que querem desistir porque estão cansadas? Ou elas não precisaram lutar por suas conquistas, já que tiveram tudo na mão, ou elas não aprenderam a descansar. Elas optaram pela desistência, quando poderiam ter feito uma pausa para o descanso.

A falta de descanso afeta as capacidades físicas e mentais. Para uma rotina de estudos eficiente e de qualidade, é essencial que o cérebro esteja funcionando bem e, principalmente, que esteja descansado. A exaustão e o cansaço mental terão um alto preço para a sua eficácia e capacidade de absorção dos conteúdos estudados. O descanso faz tão bem que ele deve ser incluído até mesmo no planejamento para as horas de aprendizado; logo, nunca deixe de incluir momentos de relaxamento e pausas, distribuídas ao longo da rotina, para dar uma folga para o seu cérebro. Acredite, a diferença será bastante sensível.

Mas qual seria o momento desse descanso?

Bom, existem basicamente três momentos para se programar o descanso: diário, semanal e semestral.

O descanso diário é aquele feito nos momentos de estudo, por exemplo, estudar 55 minutos e fazer uma breve pausa de 5 minutos para então retomar a próxima hora. O descanso semanal é aquele feito uma vez por semana, é quando tiramos um dia para relaxarmos a mente em momentos de lazer, dedicados à família ou outra atividade que nos traga relaxamento físico e mental. Por fim, há o descanso semestral. Já percebeu que, desde quando ingressamos na educação infantil, o ano letivo possui intervalos? Seja no ensino fundamental, médio ou superior, fomos habituados a ter esse intervalo. Isso não é por acaso, pois, descansados, aprendemos mais e melhor.

Outro fator importante e que merece ser mencionado é que não existe uma fórmula pronta. Cada um tem seu tempo. Portanto, é, na sua jornada de dedicação aos estudos, que você irá perceber os momentos em que precisa fazer uma pausa.

Espero ter acrescentado algo a suas dúvidas em relação ao descanso. Não fique com a consciência pesada quando você fizer pausas como as que mencionei neste artigo. Elas são importantes para o seu desenvolvimento. Não desista dos seus sonhos. Se bateu o cansaço, o esgotamento, lembre-se: APRENDA A DESCANSAR, NÃO A DESISTIR,

Um grande abraço e bons estudos!

VÁ E VENÇA!


Marco Soares – Especialista em Direito Público e Docência do Ensino Superior. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Aprovado em diversos concursos, possui ampla experiência como docente, principalmente na preparação de candidatos a cargos públicos. Já foi membro da Ordem dos Advogados do Brasil e advogado-colaborador da Defensoria Pública do Distrito Federal. Autor do livro “LEI ORGÂNICA DO DF PARA CONCURSOS”.


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Para o Topo