A aprovação é o cinturão para o concursando vencedor. Por: Wellington Antunes

Avatar


31 de Agosto de 2017

A aprovação é o cinturão para o concursando vencedor. Por: Wellington Antunes

“Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 Jo 5.4)

Olá! Hoje quero falar, pontualmente, acerca de algumas lições que pude extrair após ter assistido a uma luta de boxe que aconteceu na madrugada do dia 27 de agosto deste ano.

Na chamada “luta do século”, enfrentaram-se o boxeador Floyd Mayweather Jr e o lutador de UFC Conor McGregor.

Antes da luta, houve muita especulação acerca de quem seria o vencedor desse duelo (tipo nossa preocupação antes da prova, rsrs).

Após 9 rounds, o campeão do boxe Floyd Mayweather Jr venceu a luta, por nocaute, alcançando a expressiva marca de 50 vitórias invictas, em 21 anos.

Uau!!! Isso mesmo. 50 vitórias seguidas.

Logo após o término da luta, eu comecei a refletir um pouco acerca desse feito extraordinário.

Veja.

Em qualquer modalidade de esporte, vencer 50 vezes seguidas não é uma tarefa fácil. Isso exige muito esforço. Mas, sejamos sinceros: apenas esforço também não seria suficiente para tamanha façanha.

Mayweather, o Melhor da História (the best ever), como é chamado, desde cedo possuía um foco bem definido: queria seguir sua carreira, apenas, no boxe.

Isso fez toda a diferença, pois ele pode se especializar no que pretendia atuar.

Na preparação para concursos públicos, não é diferente!

Para que possamos vencer a luta do século, no dia da prova, durante a jornada há a necessidade de uma definição precisa do alvo a ser atingido.

Como disse Steve Jobsfoco é dizer não.

Não adianta tentar “lutar contra todas as modalidades possíveis (e imagináveis) de matérias”. Ou sair dando “socos” em todos os concursos que são lançados.

Estabeleça uma área na qual pretende atuar (policial, tribunais, legislativo, fiscal) e se especialize nisso. Defina, se possível, o cargo no qual pretende passar os seus dias.

Se o nosso personagem principal tivesse percorrido diversas modalidades de lutas na sua jornada (MMA, jiu-jitsu, karatê, boxe), dificilmente ele teria conseguido “acabar a carreira” com 50 vitórias consecutivas.

Assistindo à luta, notou-se o domínio da experiência. Em alguns momentos, “parecia” até que a luta estava bem fácil para o Mayweather.

Entretanto, não havia nada de fácil ali! Essa impressão decorreu do grau de domínio que ele tinha naquele campo de atuação.

Essa mesma sensação ocorre com aqueles que estudam com afinco e disciplina. Em alguns momentos do estudo, começamos a “achar” que está tudo muito fácil.

Li, certa vez, que a disciplina é a mãe do êxito.

Na verdade, essa apenas aparência de facilidade decorre do domínio do conteúdo, bem como da linguagem das bancas, que vamos adquirindo com o tempo de estudo.

Um outro ponto que me chamou a atenção foi o método adotado: o campeão do boxe, como diz minha mãe (mineira), foi “comendo a sopa quente pelas beiradas”.

Atribui-se a Carl Von Clausewtz a frase segundo a qual a tática é uma economia de forças.

Defina o seu método. Na sequência, dê um passo de cada vez, para que não se coloque tudo a perder. Desenvolva a paciência.

Santo Agostinho disse que “não há lugar para a sabedoria onde não há paciência”.

O concursando que pretende alcançar o cinturão da aprovação não pode se desesperar. Precisa saber lidar com a fila de espera, com o tempo. O imediatismo tem de ceder lugar à perseverança, com a qual os projetos se realizam.

É isso!

Sucesso na jornada, campeão.

Siga firme. Não desista.

Wellington Antunes

Professor de Direito Constitucional. Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós-graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade).

Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Edital[/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


31 de Agosto de 2017