Vontade de mudar de área fez Janderson passar em 4º na Agepen GO!

Concurseiro diz que, em meio a adversidades, estudo foi como terapia.

Avatar


24 de abril2 min. de leitura

A carreira pública está na vida de Janderson Cordeiro há muitos anos. É funcionário público desde 2005, quando foi nomeado para ser professor em uma rede estadual do Espírito Santo, mas queria mudar de área. Optou pela carreira policial por admiração à profissão. Passou alguns anos estudando para a Polícia Rodiviária Federal, mas sempre começava a estudar depois que saía a autorização do concurso. Resolveu estudar ininterruptamente desde 2018 (Agepen GO).

“Percebi que havia algo de errado na minha preparação, pois em alguns concursos sempre ‘batia na trave’, já cheguei a ser reprovado na PRF por um ponto. Então sabia que tinha algo de errado, que precisava mudar. Nessa hora que precisamos ter maturidade de reconhecer os erros e tentar repará-los”, conta. Um pouco antes de sair o edital do AGEPEN GO, focou mais nos exercícios: conseguiu manter por bastante tempo uma média de 100, ou até mais exercícios por dia. Isso, segundo ele, sem dúvida, fez toda a diferença. “Ganhei confiança e deixei de errar aquelas questões que sabia, como acontecia nos concursos anteriores”, assegura Janderson.

Ele conta que conseguia tirar muito pouco tempo para estudar, pois tinha duas matrículas no estado, então trabalhava 10 horas por dia. “Em 2017, meu pai descobriu que tinha um câncer. Daí, não temos mais condições de pensar em nada, mas em meio a esse turbilhão e, durante o tempo que fiquei afastado para acompanhá-lo, encontrei a motivação que precisava para aproveitar o tempo, entre uma consulta e outra, entre uma sessão de radioterapia e outra, para voltar a estudar: isso também serviu de terapia para mim”.

O professor já vinha estudando para carreiras policias há alguns anos, mas depois que saiu o edital, percebeu que havia algumas matérias – porém poucas – que ainda não havia visto, como Realidades de Goiás, Legislação Estadual, LEP. “Comecei a estudá-las pós edital, utilizando as vídeo aulas do Gran e resolvendo muitos exercícios. O que fez a diferença na minha preparação, sem dúvida, foi a dedicação que tive em resolver exercícios. As vídeo aulas são excelentes, mas se você não praticar, vai esquecer”, dá a dica.

Janderson começou os estudos para carreiras policiais através de PDF. Após terminar todos os PDFs, passou a assistir todas as vídeo aulas, mas confessa que não conseguiu por falta de tempo. “O GRAN mudou a minha vida desde então: por oferecer um conteúdo autossuficiente em ambas plataformas, naquelas matérias que tinha maior dificuldade lendo, passei a focar na explicação dos professores através dos vídeos (principalmente em RLM). Aprendi demais e vi minha evolução no aprendizado. Acredito que a importância que vocês dão tanta para uma modalidade quanto para outra seja a base de tantas aprovações, pois cada aluno estuda como se sente melhor, absorvendo da melhor forma o conteúdo. Como eu disse, algumas matérias, prefiro em PDF, já em outras, os vídeos são fundamentais. Somente no Gran vi isso!”, afirma ele.

Janderson passou em quarto lugar para o cargo de Agente Prisional no AGEPEN GO, seu terceiro concurso, mas primeiro da área policial. Ainda pretende continuar estudando para PRF, que é seu maior objetivo.

Como dica, o recém aprovado garante que o melhor é focar numa determina área, ao invés de “atirar para tudo quanto é lado” na hora de escolher um concurso. Também é importante manter-se focado, pois várias serão as distrações que encontrará no seu dia a dia. E continuar estudando, mesmo depois de algumas reprovações. E, por último, ter maturidade para reconhecer seus próprios erros: isso é fundamental para não voltar a cometê-los.

Avatar


24 de abril2 min. de leitura