Equilibre-se para ser aprovado em concurso público

Avatar


19 de Novembro de 2018

Veja como você pode ser aprovado em concurso se equilibrar as esferas da sua vida
 

Recentemente, publiquei em meu Instagram (coach_rodrigolima): “Mantenha em equilíbrio os pilares da sua vida: intelectual, físico, emocional e financeiro”. Pois bem, vou destrinchar cada um deles para que você entenda o que eu quis dizer com essa postagem e como isso influencia para você ser aprovado em concurso público.

Para alcançar qualquer sonho em sua vida, você tem que equilibrar as bases da vida. Quer ser um grande lutador? Um grande estudioso? Rico? Um servidor público? Busque sempre o equilíbrio.

Mas, o que e quais são essas bases? Eu as chamo de Pilares da Vida. São eles: intelectual, físico, emocional, espiritual e financeiro. Depois de ler este artigo, reflita sobre qualquer uma de suas atividades, tarefas ou responsabilidades. Com certeza, você conseguirá encaixá-la em algum desses cinco pilares.

Aí, você me pergunta: “Então, tenho que cuidar igualmente dessas áreas para alcançar o sucesso?” E eu repondo: NÃO! Para conseguir realizar qualquer sonho, você tem que saber qual pilar deve potencializar. Por exemplo,  para um atleta, o pilar mais importante é o físico. No caso do concurseiro, é o intelectual.  Entretanto, ambos têm que trabalhar todos os outros para alcançarem seus objetivos.

Um dos trabalhos mais difíceis e desafiadores dos coaches é exatamente o de manter seus pupilos equilibrados e firmes nos seus propósitos. Bom, sem mais delongas, vamos a cada um deles.

 

Pilar Intelectual

Como mencionei, o pilar mais importante para os concurseiros é o intelectual. Este se reflete nos estudos, no conhecimento, na malícia e na perspicácia que ele tem que adquirir para conseguir ser aprovado.  Porém, isso leva tempo. É impossível uma pessoa virar um concurseiro de alto rendimento da noite para o dia.  A preparação vai ganhando consistência com o tempo.

O segredo está na dedicação, no treinamento, na disciplina, na constância e persistência para se transformar em um concurseiro de ponta. É um trabalho de formiguinha, mas, aos poucos, com um grãozinho a cada dia, a montanha de conhecimento vai ganhando tamanho e robustez, aumentando, assim, as chances de se ser aprovado.

Como Sócrates ensinou:

O homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar.

Por isso, estude, trabalhe o seu lado intelectual e lute com todas as suas forças pela sua vaga no serviço público.

 

Pilar físico

Esse pilar é muito negligenciado pelos concurseiros. Eles acham que se preparar  para um concurso público é só sentar na cadeira e ler o conteúdo das matérias. Entretanto, não é bem assim. Temos que cuidar da parte física também. Para isso, o concurseiro tem que se alimentar bem e trabalhar seu físico para que a saúde não atrapalhe em seus estudos.

Os benefícios da atividade física para os estudos são vários. Cuidando dessa parte, você terá energia para enfrentar um dia todos de estudos. Sua autoestima estará sempre elevada, permitindo que você tenha mais ânimo. Seu sentimento de culpa, por estar em má forma, não existirá. Você estará fazendo seu sangue circular mais no seu corpo e no seu cérebro, aumentando sua capacidade cognitiva.  A atividade física estimula a produção dos hormônios necessários para o seu corpo e sua mente.

Segundo o neuropsiquiatra da Universidade de Harvard, John J. Ratey:  “o exercício pode aumentar a cognição, estimular o crescimento de novas células cerebrais e melhorar a memória”.

A atividade física faz parte da sua preparação para o concurso público. Assim, EXERCITE-SE!

Quer saber um pouco mais sobre os benefícios da atividade física nos estudos? Dê uma olhada aqui o artigo do Gran Cursos Online.

 

Pilar Emocional

O concurseiro vive em uma montanha russa de sentimentos. Ora ele está muito eufórico, confiante de que está fazendo a coisa certa e que está realmente em busca de seus sonhos, ora ele tem dúvidas se aquilo é realmente o que ele quer, se vai conseguir passar, se ele é inteligente o suficiente para ser aprovado.

Ficar nesse sobe e desce de sentimentos não faz bem para os estudos.  É imprescindível que o candidato tenha convicção do que ele deseja. Para isso, ele tem que desenvolver um “mindset”, ou uma programação mental, de vencedor, de que vai dar certo e de que todo seu esforço será recompensado. Às vezes, é difícil.  Tem tanta coisa para nos desvirtuar. Redes sociais, festas, amigos, videogames, séries…  Depois que você for servidor público, poderá fazer tudo isso e, o melhor de tudo, com tranquilidade.

Tenho que trabalhar muito esse lado dos alunos para que eles confiem que valerá a pena, que sua aprovação é coisa CERTA E GARANTIDA. Basta que ele saia da sua zona de conforto e ACREDITE!

Por isso, eu GARANTO que, se você programar corretamente seus pensamentos, você conseguirá passar no concurso público dos seus sonhos.

 

Pilar Espiritual

Qual gesto a grande maioria dos atletas – jogadores de futebol, vôlei, basquete, lutadores, nadadores, entre tantos outros – fazem quando pontuam ou vencem em seus respectivos esportes? Isso mesmo, eles apontam para o céu! Com esse gesto, eles estão dando todos os créditos da conquista para aquela entidade superior na qual eles acreditam.

Isso não é diferente nos concursos públicos. O que faz a grande maioria, quando vê seu nome estampado no diário oficial ou no site da banca organizadora, confirmando a aprovação? Isso mesmo, agradece a Deus.

Então, trabalhe seu lado espiritual. Fortaleça suas crenças, sejam elas quais forem. Não importa em que você acredita, seja você católico, evangélico, espírita, judeu, budista ou mesmo agnóstico. Procure trabalhar seu lado espiritual de alguma forma.  Reze, ore ou medite todos os dias. Agradeça por tudo o que já aconteceu em sua vida e peça força para superar as dificuldades e tentações para chegar cada vez mais perto dos seus objetivos.

Tonny Robbins, um dos maiores coaches da atualidade, tem hábitos diários de reflexão nos quais mostra gratidão por suas conquistas, pede pelos seus entes e pela sua saúde, além de vislumbrar o que ainda quer alcançar.

No meu caso, trabalho de duas formas meu lado espiritual: rezando e meditando.  Assim que acordo, rezo em torno de dez minutos. Depois disso, vou para o meu escritório e medito por volta de 15 minutos. A partir daí, estou pronto para começar o dia.

Portanto, cuide desse pilar. Procure iniciar seu dia fazendo uma reflexão sobre sua vida, agradecendo pelo que conquistou e pedindo pela realização dos seus sonhos. Você verá como seu dia será muito mais leve e proveitoso.

 

Pilar financeiro

Bom, para finalizar, vamos falar, agora, do órgão mais sensível do corpo humano: o bolso.  Considero que esse pilar esteja dentro do pilar emocional. Entretanto, como ele pode interferir muito na preparação, decidi colocá-lo a parte para que lhe seja dado o devido cuidado.

Muita gente me pergunta se deve largar o emprego para ficar só estudando. A reposta é: DEPENDE! Várias coisas têm que ser avaliadas antes de se tomar uma decisão tão importante. Primeiro, verifique quais são seus custos fixos e variáveis.  Depois, considere por quanto tempo suas reservas financeiras poderão te manter sem trabalhar. Avalie quais são as alternativas caso o plano principal não se concretize. Entretanto, trabalhar nunca foi um empecilho para estudar para concursos públicos. Eu trabalhava 40 horas semanais, quando fui aprovado no Banco Central e depois no TCU,

Assim, levante todas as alternativas de ingressos e saídas de recursos, fixos e variáveis. Avalie também quais as alternativas caso as coisas não corram conforme planejado. Não é necessário estar livre das despesas. Ninguém está. Temos que nos alimentar, locomover, comunicar, pagar impostos. Temos que saber controlá-las para que não se tornem um problema e não interfiram nos seus estudos.

É isso, pessoal. O recado para hoje é este: coloque a sua vida em equilíbrio para que você consiga ser aprovado em concurso.  Cuide dos cinco pilares da sua vida para que sua caminhada seja mais consistente, eficiente e vencedora. Como os concursos públicos estão muito concorridos, os pequenos detalhes farão toda a diferença.

Bons estudos.

Um forte abraço,

Coach Rodrigo Lima

 

Rodrigo Lima

Auditor do TCU. Aprovado em 3 concursos: Analista do BACEN, Agente da Polícia Federal e Auditor do TCU. 


Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/coaching-para-concursos” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


19 de Novembro de 2018