Os benefícios da prática de atividades físicas para os estudos!

Avatar


12 de maio2 min. de leitura

prática

Acompanhe a nossa nova série:  “Concurseiro Saudável”. Toda as sextas-feiras aqui no Blog do Gran Cursos Online

Caro(a) concurseiro(a),

Você sabia que a prática diária de atividade física pode potencializar sua memória? Sim, isso é verdade. Em estudo coordenado por uma das maiores neurocientistas do mundo, Henriette Van Praag (Ph.D), realizado em seres humanos e animais, verificou-se que os exercícios físicos melhoram a cognição – ampliando a neurogênese na região do hipocampo, área do cérebro importante para a aprendizagem e memória –, bem como a capacidade do cérebro de se adaptar e criar novas conexões (neuroplasticidade).

Nos últimos anos, evidências científicas indicam que o exercício físico deve ser considerado uma estratégia para aprimorar a atividade, o crescimento e a especialização das células nervosas, diz a pesquisadora Kristin L. Szuhany, do Departamento de Ciência e Psicologia Cerebral da Universidade de Boston.

 

Segundo o neuropsiquiatra da Universidade de Harvard, John J. Ratey – considerado uma das principais autoridades do mundo sobre a conexão “cérebro – fitness” –, “o exercício não só beneficia a saúde do corpo e bem-estar, ele pode aumentar a saúde do cérebro, porque ele depende do corpo para fornecer o seu combustível (oxigênio e glicose), pois quanto mais se encaixa no corpo, melhor o seu funcionamento. De fato, o exercício pode aumentar a cognição, estimular o crescimento de novas células cerebrais e melhorar a memória”.

Após essas breves informações, o que você está esperando para começar a se exercitar? Vai deixar de potencializar seus estudos?

Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (American College of Sport Medicine), a recomendação de atividade física para um adulto saudável é de 3 a 4 vezes por semana, com duração média de 30 a 60 minutos, incluindo a prática de exercício aeróbico (caminhada, corrida, pedalar de bicicleta, remo, natação etc.), de treinamento resistido (musculação ou treinos funcionais) e de alongamento.

Faça um planejamento de estudo e insira neste a atividade física, pois tenho certeza de que você terá um sono melhor, renderá mais nos estudos e sua qualidade de vida aumentará. Estudar por horas e horas seguidas, sem a prática do exercício físico, talvez não seja a melhor opção, mesmo para aqueles que não têm tempo. Se você quer atingir a performance, tenha sempre os três pilares (sono – alimentação – atividade física) em harmonia. Exercite-se! Abra mão de tudo aquilo que não esteja conectado ao que você busca. Organize-se! Quem quer faz!

Por fim, é importante, antes da prática de qualquer atividade física,  realizar uma avaliação médica. Nem todos os programas de exercícios são adequados para todos, e alguns deles podem causar lesões. As atividades devem ser sempre orientadas por um profissional de educação física. E claro: não se esqueça de que a alimentação saudável é primordial e deve ser norteada por um nutricionista.

Monte sua turma e treine conosco!

Apresentação da Nova série – Concurseiro Saudável

.

Acompanhe a nossa série Concurseiro Saudável. Toda as sextas-feiras, daremos dicas sobre exercício físico, alimentação, saúde e bem-estar, de quem realmente entende como é a rotina de concurseiro. 

Dúvidas e demais esclarecimentos, entre em contato:

Instagram: @saudavelv

 Email: rafaellsousa1@hotmail.com

 Tel.: (61) 98334-1747


Rafael Costa – Educador físico; coach em saúde, bem-estar e emagrecimento; treinador de atletas campeões mundial e brasileiro.  Graduado em Direito; militante em direito penal, processo penal e criminologia. Servidor Público Federal. Gestor público na área de política criminal, execução penal e segurança pública. Concursando de carreira jurídica. Aluno do Gran Cursos Online.


 

Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


12 de maio2 min. de leitura