Arquivologia para concursos: Como estudar? Confira!

Encontrou a matéria no seu edital? Saiba como estudar arquivologia para concursos e gabarite os itens!

Avatar


02 de agosto5 min. de leitura

Apesar de parecer uma matéria muito específica, a arquivologia está presente em mais certames do que se imagina como: seleções para Tribunais, Ministério Público, cargos administrativos e até mesmo dentro dos órgãos policiais, na função de Escrivão. Isso não é sem razão, já que é a ciência que trata do armazenamento e gestão eficiente de documentos, atividades muito presentes na rotina de servidores públicos. Dito tudo isso, se a arquivologia está no seu plano de estudos, esse conteúdo é para você! Continue lendo para descobrir como estudar arquivologia para concursos de maneira mais eficiente!

Gran Questões agora é ilimitado e gratuito! Mais de 2,6 milhões de questões de concursos sem limitações. Estude agora gratuitamente!

Nova Assinatura Ilimitada Vitalícia + BÔNUS SECRETO

Você está sabendo? A única plataforma ilimitada de verdade agora vai além. Quer saber mais? Junte-se a nós no dia 14/08, às 9h49, para o GRANDE LANÇAMENTO AO VIVO da ASSINATURA ILIMITADA VITALÍCIA 🚀

E não para por aí! Além do maior desconto no dia, você vai ter uma surpresa com o nosso BÔNUS SECRETO! Inscreva-se abaixo 👇 e fique por dentro de tudo!


Arquivologia para concursos: conceitos básicos

Conceitos básicos

A arquivologia para concursos não é uma matéria complexa, mas possui uma série de conceitos básicos que podem ser cobrados durante a sua prova e por isso precisam ser reconhecidos e memorizados.

Conheça alguns deles abaixo:

Arquivo

De acordo com a Lei n°8159/91 (Legislação Arquivística), arquivo pode ser definido como “um conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercícios de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou natureza dos documentos”

Ou seja, nesse conjunto de documentos poderão se encontrar relatórios, pareceres, ofícios: toda documentação que diz respeito às atividades desenvolvidas no órgão. Uma pontuação importante no conceito de arquivo é referente à possibilidade da pessoa física poder também produzir documentos, conforme previsto na lei.

O conceito de arquivo público também pode ser consultado na mesma legislação, a partir dos artigos 7° e 15:

Definição de arquivos públicos (Art. 7°) 

I – produzidos e recebidos por órgãos e entidades públicas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias;
II – produzidos e recebidos por agentes do Poder Público, no exercício de seu cargo ou função ou deles decorrente;
III – produzidos e recebidos pelas empresas públicas e pelas sociedades de economia mista.

Informação

É o conteúdo ou ideia expressa pelo documento. Basta pensar que um documento tem a função de documentar determinada atividade, fornecendo aquela informação para todas as pessoas que virão a ter contato com ele. Assim, em um relatório orçamentário, por exemplo, a informação serão os números, cálculos e conclusões daquela atividade.

Suporte

Diz respeito ao material no qual o documento foi produzido. Assim, no caso de uma certidão de nascimento, por exemplo, suporte geralmente é o papel. Contudo, cada vez mais, a produção e armazenamento de documentos está se modernizando e assim o suporte de documentos digitais pode passar a ser pendrives, CDS; Isto é, qualquer veículo que seja capaz de armazenar a informação.

Com esses três conceitos, já é possível formar a “equação básica” da arquivologia. Veja:

Informação (orgânica) + suporte = documento do arquivo (Arquivo = conjunto de documentos advindos de pessoas físicas ou jurídicas).

Outras disposições essenciais para garantir uma boa pontuação, é conhecer o ciclo vital dos documentos e suas funções, por exemplo. Já que é uma informação constantemente cobrada em seleções públicas!

Assista à aula gratuita abaixo e fique por dentro destes e outros conceitos essenciais para gabaritar a sua prova!

Arquivologia para concursos: como estudar?

A cobrança da arquivologia para concursos vai depender do tipo de certame e cargo para o qual você está estudado. Por isso, o edital e as provas passadas serão seus melhores amigos para avaliar quais são os assuntos mais cobrados. Dessa forma, o passo a passo para estudar arquivologia para seleções públicas, é:

  1. Consultar o edital, listar todos os conteúdos e hierarquizá-los: quais são mais cobrados? Quais você tem mais afinidade e dificuldade? Você conhece algum deles? Caso a arquivologia seja completamente nova para você, considere a aquisição de um curso preparatório ou busque materiais gratuitos com abordagem relevante para o estudo introdutório da matéria com base em concursos.
  2. Incluir a matéria no seu cronograma de estudos;
  3. Produzir materiais de revisão sempre que possível com os principais conceitos(resumos, mapas mentais e flash cards, por exemplo);
  4. Resolver questões e provas passadas para fixar o conteúdo e compreender o nível de cobrança esperado pela banca avaliadora, bem como avaliar o seu desempenho e o assuntos preferidos.

Na plataforma Gran Questões, você pode encontrar e resolver questões sobre arquivologia para concursos com mais facilidade, bem como acompanhar e avaliar o seu desempenho e até mesmo montar simulados e cadernos de questão para cada assunto da disciplina. Além disso, lá você também encontra um rico acervo de provas passadas, simulados formulados pela equipe pedagógica e milhares de itens comentados!

Clique aqui para fazer o seu cadastro no Gran Questões e desfrutar da melhor preparação por questões para concursos!

 

Arquivologia para concursos: assuntos mais cobrados

De modo geral, os conteúdos mais cobrados em arquivologia para concursos são: conceitos básicos (Introdução à arquivologia/ Legislação) e o Ciclo Vital dos documentos + funções. Outros assuntos que tem sido cada vez mais cobrados são noções de gestão arquivística digital, especialmente levando em consideração o movimento geral de digitalização da sociedade e informações.

Veja abaixo como a arquivologia para concursos pode ser cobrada em uma questão de concurso:

2020. IBADE – Prefeitura de Vila Velha – Arquivista

No conceito de fundo, “conjunto de documentos de uma mesma proveniência”, o termo equivalente a arquivo significa:

(A). o conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte.
(B). os documentos de uma entidade produtora ou de uma entidade custodiadora.
(C). o arquivo público mantido pela administração federal. em alguns países, a expressão designa o arquivo nacional.
(D). o conjunto de documentos com características comuns, reunidos intencionalmente.
(E). a unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato.

Resposta comentada 

Gabarito: Letra A

A questão cobra do candidato o conhecimento do conceito de arquivo. Aqui, utilizaremos o definido pelo Arquivo Nacional:

Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte.

Vamos analisar cada alternativa.

A) Como pode ser observado, é o conceito definido pelo Arquivo Nacional, portanto, nosso gabarito.

B) A entidade custodiadora pode ter em seu acervo conjuntos documentais de outros produtores, como o próprio Arquivo Nacional.

C) Sinceramente, alternativa demasiadamente restringente, não se pode definir um termo por uma experiência em uma esfera governamental de alguns países. O correto seria dizer que o arquivo nacional de cada país é um exemplo de arquivo.

D) Errado, os documentos de um arquivo se ligam pela organicidade e não “por características comuns”. Por exemplo, os documentos de uma biblioteca de química possuem várias características em comum, nem por isso são um arquivo.

E) Refere-se a documento.

REFERÊNCIA:

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 232 p.

*Resposta pelo professor Tiago Vinicios Policarpo Côrtes da equipe Gran

Viu como fica mais fácil compreender a matéria com a resolução de questões com gabarito comentado? O exemplo acima foi retirado da plataforma Gran Questões!

Para continuar a resolver questões de arquivologia para concursos gratuitas, clique aqui! 

Arquivologia para concursos: considerações finais e dicas

Se é a sua primeira vez estudando arquivologia para concursos, é importante manter em mente que os itens dessa matéria não costumam ser difíceis e sim conceituais. Por isso, seus estudos vão se beneficiar ainda mais da resolução de questões e produção de materiais rápidos de revisão. O Gran está aqui para te ajudar em todos os passos da sua preparação! Se você gostou das dicas nesse post, não deixe de conferir as outras dicas de estudos para concursos públicos!

Arquivologia para concursos: estude com o material gratuito!

Para auxiliar na sua preparação em arquivologia para concursos o Gran preparou, em parceria com o professor Elvis Miranda, um material gratuito exclusivo, focado na banca Cebraspe! Por meio dele, você poderá conferir a resolução de 2.500 questões aplicadas pela banca e comentadas! Dessa forma, você fica por dentro de como estão sendo cobrados os temas mais relevantes de conteúdo em diversas seleções!  Clique na imagem abaixo e faça o download gratuito!

Arquivologia para concursos


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


02 de agosto5 min. de leitura