Atributos para ser bem-sucedido em provas e concursos

atributos-artigo-2“Em todas as coisas, o sucesso depende de uma preparação prévia. Sem tal preparação, o falhanço [fracasso] é certo.” Confúcio

Na vida, devemos nos espelhar nos melhores. Quando se trata da carreira profissional e, em particular, da preparação para concurso público, temos menos tempo ainda a perder com ensaio e erro, com tentativas e insucessos. A concorrência é fortíssima e exige de nós sabedoria para ir direto ao que interessa.

Pensando nisso, reunimos a seguir cinco atributos que nossa experiência mostrou serem comuns entre os concurseiros de sucesso. Nosso conselho é que você os desenvolva o quanto antes, para aumentar significativamente suas chances de sucesso como candidato a uma vaga no serviço público.

 

1. Ambição suficiente para ser merecedor da vaga

Você não pode se contentar em ser medíocre, na acepção objetiva do termo. Manter-se na média é condenar-se a aprovações sem classificação. Em outras palavras, é condenar-se ao insucesso ou, no mínimo, à recorrente sensação de “morrer na praia”.

Não há esperança de sucesso para o candidato que é indiferente e apático, que não faz questão de crescer na vida nem está disposto a pagar o preço que a vitória cobra. Como você sabe, no  nosso caso, ser vitorioso significa ser aprovado e classificado dentro do número de vagas do edital, e o preço que o candidato deve pagar para alcançar essa meta não costuma ser barato. A maioria das pessoas não conseguem o que querem por lhes faltar motivação e um pontapé inicial que as empurre em direção ao alvo. Esse impulso inicial é a ambição, que, ao contrário do que muitos pensam, é saudável e necessária.

 

“…as conquistas não surgem do nada; você deve trabalhar por elas com paciência, persistência e ambição.”

 

Em outro artigo, escrevemos um pouco mais sobre a importância de mentalizar os seus sonhos e usar isso como força motriz para seguir adiante. O fato é que as conquistas não surgem do nada; você deve trabalhar por elas com paciência, persistência e ambição. Comece devagar, como se estivesse pisando em ovos ou se movimentando em areia movediça, mas mantenha o foco de avançar sempre e mais. Quanto antes você fizer isso e se dedicar de corpo e alma a sua meta, melhor, pois conseguirá se beneficiar do poder conferido aos justos, dedicados e pacientes.

2. Muita – mas muita mesmo – disciplina

A disciplina só é alcançada depois de desenvolvido o autocontrole. Isso significa que você precisa ficar de olho em suas características negativas e aprender a controlar a si próprio. Se você não conseguir, dificilmente será bem-sucedido em qualquer atividade que se proponha executar, seja estudar para concurso público, seja praticar uma atividade esportiva, seja, ainda, alavancar a carreira profissional.

 

“A disciplina só é alcançada depois de desenvolvido o autocontrole. Isso significa que você precisa ficar de olho em suas características negativas e aprender a controlar a si próprio.”

 

Na equação da disciplina, entram vários fatores. Você precisa ser disciplinado o bastante para planejar bem as ações, organizar bem o material disponível, resistir a tudo que possa distraí-lo de sua meta, controlar bem o tempo e dirigir o método de estudo para que a preparação avance como planejado. Apesar de muito simples e óbvio, esse roteiro não é seguido pela maior parte das pessoas, talvez por excesso de confiança ou até de arrogância.

O candidato disciplinado consegue incluir até mesmo atividades físicas em seu plano de preparação. E engana-se quem pensa que elas são dispensáveis. Além de serem fundamentais para a oxigenação do cérebro, elas aumentam a sensação de satisfação com os estudos. O resultado é um candidato motivado e com ampla vantagem em relação à maioria das pessoas, que enxergam na dedicação aos estudos apenas um grande sacrifício.

Quem consegue administrar bem esses processos durante a preparação para o concurso, por certo, quando estiver no exercício do cargo, também será um excelente servidor. Com um perfil como esse, é alta a probabilidade de vir a ser indicado para ocupar cargos de chefia, assessoramento e direção superior. Essa é outra consequência positiva de desenvolver a disciplina e a capacidade de se preparar bem, ajustando os processos para que o tempo disponível seja suficiente para tudo que precisa ser feito.

3. Humildade para reconhecer a necessidade de investir na preparação

Só o diploma universitário não basta. Conhecimento é apenas poder potencial e não se tornará algo útil enquanto não for aplicado de fato. A preparação de valor não é a que se baseia em conhecimento estritamente teórico, mas, sim, a que impõe conhecimento aplicado, praticado, simulado, repetido.

 

“As pessoas que passam em concurso não são aquelas que sabem; são sobretudo aquelas que sabem fazer as coisas certas no tempo certo, com as pessoas certas, ouvindo as pessoas certas e estudando com o método certo.”

 

As pessoas que passam em concurso não são aquelas que sabem; são sobretudo aquelas que sabem fazer as coisas certas no tempo certo, com as pessoas certas, ouvindo as pessoas certas e estudando com o método certo. Às vezes, esse “certo” demora a chegar e, na maioria dos casos, vem depois de muitas reprovações e algumas desistências ou saídas da “fila”. Não se contamine com isso. Assimile bem as lições impostas pelos insucessos e corrija as táticas rumo à vitória.

4. Capacidade de não procrastinar

Em poucos dias, 2016 terá terminado. É quando terão lugar as promessas de ano novo: perder peso, fazer um curso de idiomas, praticar uma atividade física, começar a preparação para concurso etc. É sempre assim, e as turmas de cursos presenciais lotam, aumentam as matrículas e assinaturas para cursos online… Entra ano, sai ano, o ciclo se repete.

Procrastinar é uma das causas mais comuns do insucesso. Muitos concurseiros – em particular os inscritos em turmas de edital na praça –, acabam por passar pela vida de estudante ou de concurseiro como mais exemplos de fracasso. O problema desses candidatos é ficar sempre aguardando o momento ideal para fazer algo que compense o esforço. Meu conselho é: não espere, pois esse momento “perfeito” não existe.

Já ensinamos aqui, mas cabe sempre repetir, que se deve escolher a carreira com base na vocação e imediatamente dar início à luta pela vaga. A maioria das pessoas que passaram em um concurso começaram a preparação ao apenas ouvir o boato de que o edital seria publicado. Aliás, essas pessoas nem chegam a se estressar quando o edital não sai ou quando a publicação dele atrasa. Elas simplesmente aproveitam a preparação, desenvolvem o hábito do estudo, entregam-se bem mais ao caminho do que à chegada.

Quanto mais cedo você começar – qualquer coisa –, mais vai tirar proveito da preparação e do planejamento antecipado. Isso vale para quem quer passar em vestibular, no Enem, no exame para obter a CNH, em concurso público, etc.

5. Persistência

Muitos de nós somos bons em começar algo, mas péssimos em terminar. As pessoas tendem a desistir de prestar concurso público nos primeiros sinais de reprovação ou quando chegam àquela fase em que não são nem reprovadas nem classificadas dentro das vagas.

Lembre-se de que o nosso lema é nunca, jamais desistir daquilo que queremos. Se queremos o governo como patrão, é ele que será em breve o nosso chefe. Vamos sempre em frente e, quando tivermos de dar alguns passos para trás, será simplesmente para pegar impulso e dar o salto que nos permitirá chegar ao destino.

 

“…o nosso lema é nunca, jamais desistir daquilo que queremos.”

 

Como também já ensinamos em outras mensagens, as pessoas mais bem-sucedidas do mundo eventualmente tiveram de lidar com fracassos sérios ao longo da carreira. A diferença é que elas perseveraram. Aprenda com os seus erros, supere-os e siga adiante, sabendo que conta com a nossa companhia e o nosso apoio até a posse no cargo dos seus sonhos.

“Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer!” Mahatma Gandhi

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Gabriel Granjeiro


GabrielDiretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 


Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
62 Comentários

62 Comentários

  1. Romão

    12/12/2016 16:55em16:55

    Obrigada por estas palavras. Vivo neste anseio e busca. Aprendendo sempre. Deus lhe abençoe.

    • Claudio Antonio

      13/12/2016 16:00em16:00

      Este texto serve de injeção de animo para mim!
      Valeu!!

      • Gabriel Granjeiro

        13/12/2016 22:44em22:44

        Prezado Claudio,

        Fico feliz que meu texto seja fonte de ânimo para você. Sucesso em sua jornada!

    • Gabriel Granjeiro

      13/12/2016 22:38em22:38

      Prezado Romão, boa noite!

      A perseverança te levará ao sucesso. Conte sempre conosco!

  2. antonia cruz

    12/12/2016 22:58em22:58

    Pensamentos sempre elevados e positivos.

    • Gabriel Granjeiro

      13/12/2016 22:41em22:41

      Prezada Antônia,

      Pensamento positivo, disciplina, humildade, persistência e não procrastinar vão te levar ao sucesso. Conte sempre conosco!

  3. Braulio

    13/12/2016 06:46em06:46

    obrigado pela dica,foi muito importante e proveitoso.valeu!!

    • Gabriel Granjeiro

      13/12/2016 22:42em22:42

      Prezado Braulio,

      Fico feliz de saber que meu texto foi útil pra você. Sucesso!

  4. Eladia

    13/12/2016 07:34em07:34

    Bom dia,Obrigado pela dica,muito importante para mim e na vida profissional

    • Gabriel Granjeiro

      13/12/2016 22:43em22:43

      Prezada Eladia,

      Fico feliz em saber que minhas dicas serão úteis para sua vida profissional e pessoal. Sucesso em sua jornada!

  5. Marcos Antônio Chagas Barcelos

    13/12/2016 07:53em07:53

    Como posso estudar. Para investigador de p civil.

  6. Carlos Augusto

    13/12/2016 07:54em07:54

    Wooooo sempre com excelentíssimas dicas ; Os artigos do gran ,são os melhores,sem duvida alguma! .

    Obrigado Granjeiro .

    • Gabriel Granjeiro

      13/12/2016 23:46em23:46

      Prezado Carlos,

      Muito obrigado pelos elogios. Conte conosco até a sua aprovação.

  7. Divino Hilário

    13/12/2016 08:43em08:43

    É sempre motivador essa reflexão e as dicas valiosas! Grato por poder contar com esse apoio na caminhada! Ela é cativante e cheia de emoções!

    • Gabriel Granjeiro

      13/12/2016 23:47em23:47

      Prezado Divino,

      Fico muito feliz com seu elogio. Conte sempre conosco e sucesso em sua jornada!

  8. Edneia Nunes

    13/12/2016 08:46em08:46

    Gostei ! Todos nós precisamos de incentivo.

  9. Francisca Alcione s castro

    13/12/2016 08:49em08:49

    Lendo esses artigos consigo manter a motivação e a perseverança que as vezes quer desfalecer.

    Obrigada.

    • Gabriel Granjeiro

      13/12/2016 23:48em23:48

      Prezada Francisca,

      Obrigado. Fico feliz em saber que meu texto está auxiliando a manter viva sua motivação para os estudos.

      Conte sempre conosco!

  10. Rosemary Pereira Rangel

    13/12/2016 08:54em08:54

    Como foi bom essas palavras, num dia que eu estava desmotivada e sem perspectiva, obrigada. Mad muito obrigada mesmo.

    • Gabriel Granjeiro

      13/12/2016 23:50em23:50

      Prezada Rosemary,

      Obrigado. Saber que meu texto melhorou seu dia é muito recompensador.

      Sucesso em sua jornada!

  11. Val Haranda

    13/12/2016 11:42em11:42

    Obrigada por essas palavras de força, e incentivo.
    Esta sendo muito gratificante para mim.
    Valeu muito!
    Grata por tudo isso.

    • Gabriel Granjeiro

      13/12/2016 23:51em23:51

      Prezada Val,

      Obrigado pelo elogio. É gratificante saber que meu texto serve como fonte de força e incentivo aos estudos.

      Sucesso em sua jornada!

  12. BERNARDO PICHULATE

    13/12/2016 11:48em11:48

    Muito legal o post. Objetivo e Motivador, obrigado.
    eu por exemplo fiz 4 concursos, nos 2 ultimos estudei MUITO, bati na trave e nao passei, e acabei me desmotivando muito a ponto de nao querer mais fazer concursos. Mas realmente, não se pode desistir, tem que persistir ate passar

    • Gabriel Granjeiro

      13/12/2016 23:53em23:53

      Prezado Bernado,

      Um dos maiores erros dos concursandos é desistir justamente ao bater na trave em alguns concursos. Você está a poucos passos do sonhado cargo público. Não se deixe abater.

      Sucesso em sua jornada!

  13. Viviane

    13/12/2016 11:48em11:48

    Ótimos textos do Gabriel. Ajuda muito.
    Obrigado.

  14. FRANCISCO CARLOS DA SILVA MONTE

    13/12/2016 12:11em12:11

    OBRIGADO GABRIEL GRANJEIRO PELO INCENTIVO,QUE NOS DA FORÇA PARA CONTINUAR A NOSSA BATALHA.DEUS TE ABENÇOE .UM ABRAÇO.

    • Gabriel Granjeiro

      13/12/2016 23:54em23:54

      Prezado Francisco,

      Fico muito feliz em saber que meu texto serve como fonte de força para que você continue estudando.

      Sucesso em sua jornada!

  15. Luciana R Braga

    13/12/2016 12:24em12:24

    Palavras maravilhosas e bem pontuais.
    Tenho tido uma batalha com a disciplina e procrastinação, e tenho conseguido ganhar depois de algumas perdas.
    Obrigada Gabriel.

    • Gabriel Granjeiro

      13/12/2016 23:55em23:55

      Prezada Luciana,

      Muito obrigado. Não se deixe levar pela falta de disciplina e procrastinação. Uma das chaves para o sucesso é a persistência.

      Conte sempre conosco!

  16. Cristiane

    13/12/2016 15:34em15:34

    Obrigada professor!

    Palavras certas num momento certo.

    Obrigada de coração.

  17. Hidevaldo

    13/12/2016 15:54em15:54

    Obrigado pessoal pelo empurranho. Como sempre nos motivando. Voces sao o porta voz de DEUS que nos direciona e nos motiva a cada dia nesta longa jornada. Que Deus o abençoe.

    • Gabriel Granjeiro

      13/12/2016 23:56em23:56

      Prezado Hidevaldo,

      Muito obrigado. Fico feliz em saber que meus textos motivam você.

      Sucesso em sua jornada!

  18. Ivania Fabiani.

    13/12/2016 17:07em17:07

    Obrigada pela motivação.
    Sucesso!!!
    Com Deus no coração.
    Um abraço.

  19. Rosangela

    13/12/2016 19:53em19:53

    Perfeito Professor!!!
    Obrigada pelas excelentes palavras.
    Palavras objetivas e bem articuladas. Adorei tudo!
    Muito obrigada!!!

  20. Claudiane Duarte

    13/12/2016 21:02em21:02

    Muito obrigada! O grancurso é minha injeção de ânimo.

    • Gabriel Granjeiro

      13/12/2016 23:57em23:57

      Prezada Claudiane,

      Fico feliz em saber que meus textos são fonte de ânimo para você.

      Conte sempre conosco!

  21. Paulo Junior

    13/12/2016 21:56em21:56

    Em teu favor suas palavras dará ordem aos nossos estudos , pensamentos e conquistas. Meu agradecimento.

  22. Sidimar Ortiz Tavares

    13/12/2016 22:47em22:47

    Gabriel
    Muito obrigado pelo incentivo. Estou vivendo um momento turbulento, em minha vida. Estava precisando desse empurrão. Um forte abraço!!!

    • Gabriel Granjeiro

      13/12/2016 23:59em23:59

      Prezado Sidimar,

      Muito obrigado. Fico feliz em saber que meu texto está lhe ajudando em um momento turbulento. Não se deixe abater pelas dificuldades.

      Conte sempre conosco!

  23. Francisca Iasmine

    14/12/2016 09:11em09:11

    Ótimas palavras de incentivo. Motivação é muito importante, alimenta a esperança.
    A caminhada é árdua, mas quando tem persistência alcançamos o sucesso.
    Obrigado pelas palavras.

  24. Wellyton klebis

    14/12/2016 13:38em13:38

    Decidi entrar para a vida de concurseiro após a abertura do edital para o inss 2015 organizado pela Cespe, até então não tinha contato algum com essas matérias, direito constitucional, administrativo entre outras, estudei cerca de 3 meses até a data da prova só com uma apostila e algumas aulas gratuitas que encontrei, resultado final nota 69.
    Então resolvi fazer diferente, pesquisei, analisei e foquei em estudar para o tre sp cujo o edital ainda nem havia sido publicado, comprei o curso do gran online e estou a mais de 8 meses estudando, hoje com o edital publicado e a data da prova definida para 2017, me sinto mais preparado para fazer a prova, e garantir minha vaga rsrsrs.
    As vezes desanima um pouco por problemas do dia a dia que taz parte.
    Ainda bem que temos os professores e todo o pessoal do gran online que tem nos incentivado muito com artigos traçando estratégias, e simplesmente palavras de incentivo nos empurrando adiante.
    Obrigado!

  25. sandro

    14/12/2016 14:01em14:01

    Ótimo tema, obrigado pelas dicas sucesso e prosperidade rumo a aprovação.

  26. Samira Moura

    14/12/2016 14:44em14:44

    A toda equipe gran cursos eu só tenho a agradecer. Sério cada dica incrível.
    Todo o cuidado com o conteúdo a ser passado. Ensino de qualidade é outro nível.
    Parabéns!

  27. Amanda Sena

    14/12/2016 14:46em14:46

    Belíssimo e motivador!!!
    RUMO A APROVAÇÃO!!!!

  28. Roni

    14/12/2016 14:49em14:49

    Retroceder nunca, render-se jamais!

  29. Maria Inês Tedesco Batista

    14/12/2016 16:06em16:06

    Boa tarde,

    Muito bom o texto!
    É sempre bom receber textos motivadores, assim a caminhada fica cada vez mais desafiadora…
    Estou muito satisfeita, pois tenho toda o auxilio da equipe do Gran cursos para me preparar.
    Poder contar com todos esses professores maravilhosos é muito gratificante, eles sempre nos transmitem muito estímulo e confiança.
    Eu quero muito chegar lá… Tenho certeza que estou no caminho certo.
    Rumo a aprovação! Obrigada.

  30. Bruna de Jesus Araujo

    14/12/2016 22:14em22:14

    Obrigada pelas palavras de incentivo…nossa jornada é não fácil, mas com uma gás de motivação e felicidade – conseguiremos alcançar as estrelas!! Muito Obrigada!!

  31. Edna

    15/12/2016 04:37em04:37

    Foi muito bom ler esse texto me deu um ânimo que eu estava perdendo. anos tento a sonhada aprovação, mas depois de alguns insucessos e até de pessoas dizendo desista disso e vá procurar um emprego, perdi a confiança em mim mesma. Acabei caindo nas ciladas dos concurseiros, sempre deixando pra estudar depois, me sentindo sem motivação alguma para continuar tentando.Não trabalho, mas tenho duas crianças pequenas e outro a caminho, mais do que nunca preciso desenvolver esses atributos para realizar meu sonho e dar uma vida melhor para minha família.Obrigada! !!

  32. JOSÉ DA LUZ SOUZA FILHO

    16/12/2016 07:47em07:47

    Bom dia prezado Gabriel Grangeiro,

    Primeiro confesso que foi a primeira vez, desde que comprei essa assinatura do curso, que li seu texto integralmente.
    Realmente foi muito tê-lo lido, isso me deu mais um pouco de ânimo, saber que podemos contar com pessoas que estão interessadas no nosso sucesso, e que acreditam que possamos alcança-los.
    Forte abraço

  33. Edimer Sandes

    16/12/2016 11:33em11:33

    Excelente texto, Obrigada pela ajuda que toda a equipe tem nos dado

  34. ADRIANA

    16/12/2016 11:53em11:53

    Caro Gabriel, obrigada pelo texto motivador, mas confesso que ja estudei muito e continuo estudando. Fiz vários cursos com vocês, e em alguns concursos achei até estar bem preparada e acreditar que UMA VAGA ERA MINHA, mas não consegui. Fico triste, não sei se é pela minha idade e não estou conseguindo fixar os conteúdos, além dos problemas diários que atrapalham bem. Mas não desisti não, sei que eu vou conseguir. E cada vez mais me esforço mais e mais. Com certeza uma hora a vaga vai ser minha, e vou poder postar a minha vitória no site do Gran Cursos agradecendo muito a vocês!

  35. Juliete Morais Santos

    19/12/2016 21:40em21:40

    Obrigada pela motivação!

  36. carleones

    28/12/2016 11:51em11:51

    Tava precisando de ler isso pra voltar a me motivar nos estudos, confesso que não tenho tido disciplina e motivação nos estudos.

  37. Sandra Pitman

    25/01/2017 10:25em10:25

    Gabriel bom dia. Quero fazer um contato com você pois meu TCC do MBA será sobre um tema semelhante a esse. Se puder me responder eu agradeço pois quero trocar uma ideia. Obrigada.
    Meu e mail esta abaixo.

  38. Loyane Gomes

    14/02/2017 13:07em13:07

    Obrigada pela motivação, era tudo que eu precisava agora!
    Quando li essa parte, “Vamos sempre em frente e, quando tivermos de dar alguns passos para trás, será simplesmente para pegar impulso e dar o salto que nos permitirá chegar ao destino.” rachei o bico de rir, porque lembrei de um conhecido que diz ” Para trás nem pra pegar impulso”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo