Auxiliar de papiloscopista: saiba mais sobre o cargo aqui!

Avatar


27 de outubro1 min. de leitura

Ingressar na carreira policial é o sonho de muitos concurseiros, mas o caminho até essa conquista tende a ser cheio de desafios. No entanto, algumas carreiras exigem menos requisitos para a aprovação do candidato e podem ser a porta de entrada para a realização desse sonho profissional. É o caso do cargo de auxiliar de papiloscopista!

Então, se você está pensando em prestar um concurso para essa função e quer saber o que faz o auxiliar de papiloscopista, quais são suas atribuições, média salarial e mais informações sobre o cargo, vamos te explicar tudo a seguir.

O que é papiloscopia?

Papiloscopia é a ciência que trata da identificação humana através das papilas dérmicas, ou seja, das impressões digitais existentes nas palmas das mãos e na planta dos pés.

O que faz um auxiliar de papiloscopista?

De uma forma geral, o auxiliar de papiloscopista é quem prepara os materiais específicos para a coleta de impressões digitais.

É preciso saber que o auxiliar de papiloscopista não é quem faz a coleta das digitais. Essa função é de atribuição do papiloscopista, que é outro cargo. No entanto, em alguns casos e, dependendo da lotação do local onde o servidor esteja, ele pode ter de fazer a coleta de digitais (civil ou criminalmente), mas isso não é uma regra.

Além dessa parte de preparo de materiais e ferramentas, o auxiliar de papiloscopista também é responsável pela parte burocrática dos procedimentos, como controle de arquivos e organização e guarda de documentos.

Salário de um auxiliar de papiloscopista

O salário médio recebido por um auxiliar de papiloscopista no Brasil é a partir de R$ 3.428,38.

Requisitos para ser auxiliar de papiloscopista

Para seguir a carreira de auxiliar de papiloscopista, é preciso ter mais de 18 anos, ter concluído pelo menos o Ensino Médio, estar em dia com as obrigações civis e militares, ter uma conduta na vida pública irrepreensível e não ter antecedentes criminais.

Além disso, é essencial que os candidatos tenham boa visão, ótimos reflexos para lidar com instrumentos de forma precisa e também preparo psicológico para atuar em momentos de tensão e insalubres.

O auxiliar de papiloscopista é um cargo pertencente à carreira da polícia. Por isso, ele é considerado um policial, tendo acesso à arma, algemas e distintivo.

Agora que você sabe o que faz um auxiliar de papiloscopista, é hora de se preparar para os concursos previstos para o cargo.

Avatar


27 de outubro1 min. de leitura